Viajar de carro até Andorra, Pirinéus – Viagem Europa

A ideia do roteiro desta viagem na Europa de 8.000 km de quatro pessoas era a de fazer, pelo menos, o caminho Portugal-Andorra sem parar para dormir. Por isso, para poupar tempo e também dinheiro para hotel, decidimos atravessar Espanha de noite.

Em direção a Andorra, saímos de Évora por volta das cinco da tarde com o objetivo de parar em Villanueva del Fresno, bem junto à fronteira, para comprar quatro pneus novos para o carro. Começou aqui a poupança, já que foram muito mais baratos do que em Portugal (quatro pneus pelo preço de três). Em Évora já tinha feito uma revisão ao carro, com mudança das correias e tudo.

Partimos, então, de Villanueva del Fresno cerca das sete da tarde (já hora espanhola) e metemo-nos na auto-estrada para Madrid. Não ultrapassei os 100km/h porque não tínhamos pressa. Se fôssemos mais rápido gastávamos mais gasóleo e não ganharíamos nada com isso.  Desde a fronteira, a distância Portugal-Andorra é de 1100km, mais ou menos. Assim, a 100km/h, o tempo de que precisámos  para o caminho foi de pouco mais de 11 horas. Chegaríamos perto das 7 da manhã, hora perfeita para visitar Andorra-a-velha e para comprar uma máquina fotográfica mais barata em Andorra.

Nos arredores de Madrid, aproximadamente à meia-noite, perdemo-nos no emaranhado de auto-estradas e acabámos por entrar em Madrid, o que nos permitiu dar um passeio de carro pelo centro, na Praça da Porta do Sol. Depois deste desvio entrámos, outra vez na auto-estrada A2 e partimos novamente direito a Zaragoza. Um pouco à frente desta cidade (cerca de 20km) existe um pouco de auto-estrada com portagem que percorre os cerca de 100km até à saída para Lleida/Lérida (o primeiro é o nome em catalão). A partir daqui mais uns 170km até ao fim da “etapa”.

Chegámos, precisamente, à hora planeada a Andorra-a-velha, capital do principado de Andorra.

andorra

Andorra tem apenas 467,76 km2 e cerca de 70.000 habitantes. Situa-se no leste da cordilheira dos Pirinéus, entre a Espanha e a França. A região de alta montanha faz com que a altitude média do principado seja entre os 1.900 e os 2.000 metros. É um país próspero cuja actividade económica provém, essencialmente, do turismo e do seu status de paraíso fiscal.

A língua oficial de Andorra é o catalão. Atualmente, a população deste país está referenciada como tendo a maior expetativa de vida do mundo, com média de 83,5 anos, o que é representativo da qualidade de vida.

A capital, Andorra-a-velha, é conhecida pelas compras a baixos preços de muitos artigos, livres de impostos para as marcas internacionais, e é uma passagem praticamente obrigatória para quem vai viajar de carro na Europa a partir da Península Ibérica. A arquitetura varia entre o tradicional daquela zona e construções modernas.

Andámos pelas ruas (limpinhas) e respirámos o ar puro da montanha. Fomos, então, procurar uma máquina fotográfica nas lojas e regateámos preços. Esta é outra particularidade do comércio por aqueles lados. Nunca tinha visto, na Europa ocidental, um funcionário de um qualquer estabelecimento comercial a baixar o preço só porque o potencial cliente o regateia. Insólito e divertido.

Torna-se fácil fazer compras em Andorra porque 11% da população é portuguesa. Em qualquer restaurante, loja ou bomba de combustível ouve-se falar português.

Depois do negócio fechado, tempo para foto viajar e, como estávamos ainda fresquinhos e ninguém tinha sono, decidimos continuar a viagem pela Europa, sem pressas, mas com intenção de irmos dormir o mais próximo possível da Suíça.

Mas, nesse dia, ainda íamos descobrir Villefranche de Conflent ao viajar na França, a caminho da Suíça.

Estávamos com pressa quando estivemos em Andorra-a-velha mas gostaríamos também de ter ficado. Se quiser preparar uma viagem a Andorra, no verão ou inverno, encontre aqui hotel em Andorra.

Viajar de carro em França, por Villefranche de Conflent, a caminho da Suíça.

Comente com a sua dúvida ou experiência neste destino!

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.

Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar