Roteiro de viagem à Islândia, o que visitar na Islândia

A Islândia é, provavelmente, um dos mais fascinantes países que poderá visitar na Europa. Este Roteiro de Viagem à Islândia mostra-lhe a localização dos pontos mais importantes representados num mapa com fotografias que o vão fazer tomar a decisão de reservar já esta viagem. Realize o seu sonho de visitar a Islândia e prepare a sua aventura neste país deslumbrante em termos de paisagens e diversidade.

Roteiro de viagem à Islândia, Mapa da Islândia
Islândia – o sonho de uma road trip

No mapa da Islândia vai encontrar, por ordem de visita, os lugares por onde passei numa viagem de carro de 5 dias pela estrada principal (N1), dando a volta completa à ilha no sentido dos ponteiros do relógio. Foram percorridos 2500 km, o que dá uma média de 500km por dia a visitar a Islândia.

Parece que é muito mas há muitas horas de sol no verão e não havia outra hipótese. Não é possível atalhar caminho quando se começa a viajar na Islândia usando a N1 pois no centro do país só há terras altas, glaciares e florestas onde só é permitido conduzir jipes.

O percurso terminou em Reykjavik, onde fiquei mais um dia e meio, antes de apanhar o avião para Barcelona, onde fiz escala antes de voltar a Portugal e ainda pude passear um pouco pelas Ramblas

O ponto de partida para seguir este guia para saber o que visitar na Islândia foi o Aeroporto de Keflavík, a sudoeste, indicado pelo ícone do avião. A partir daí é só seguir os números e ler as descrições por baixo do mapa. Com o tempo surgirão artigos novos sobre muitos dos lugares a visitar aqui brevemente descritos.

Roteiro de viagem à Islândia, o que visitar na Islândia

Nota: Alguns nomes das atrações a visitar na Islândia estão também em Inglês para facilitar a orientação no próprio país, pois as indicações nas estradas e ruas estão nesta língua.

Hotéis na Islândia

No mapa acima pode ver a localização dos hotéis que usei (ícone cama). Aqui ficam links, pela ordem seguida neste roteiro da Islândia, para esses hotéis e, no caso de Selfoss, todos os hotéis na cidade (já não dá para reservar naquele onde dormi).

1- Lagoa Azul – Blue Lagoon

A Blue Lagoon é um spa com piscina ao ar livre com águas aquecidas pela central geotérmica. Toda esta zona está rodeada de terras repletas de lava negra. Uma paisagem de outro mundo e obrigatória em qualquer roteiro de viagem à Islândia. Os islandeses são loucos por este lugar.

Roteiro de viagem à Islândia, Mapa da Islândia
Islândia – Blue Lagoon

2- Geysir Hot Springs

Foi este geysir da Islândia que deu o nome a todos os outros do mundo. Hoje em dia está um pouco adormecido mas há outros em grande atividade. As águas saltam de dentro da terra elevando-se a dezenas de metros, com intervalos de poucos minutos.

Roteiro de viagem à Islândia, Mapa da Islândia
Islândia – Geyser

3- Cascata Gullfoss – Gullfoss Waterfall

A Cascata Gullfoss é simplesmente impressionante. E o som ensurdecedor que faz também. Das maiores do país.

Roteiro Islândia cascata
Islândia – Cascata Gulfoss

4- Parque Nacional de Thingvellir – Thingvellir National Park

Foi no Parque Nacional de Thingvellir, um lugar fantástico de lagos e rochas, que se fundou e reuniu o parlamento Viking da Islândia. Dê um passeio pelos campos e espreite a minúscula igreja de madeira. Visitar esta zona significa conhecer um dos cenários da história do país.

Roteiro de viagem à Islândia, Mapa da Islândia
Islândia – Parque Nacional de Thingvellir

5- Museu e café Minjasafn Egils Ólafssonar

Este pequeno café fica, mais ou menos, a meio caminho entre a estrada de alcatrão e os Penhascos de Látrabjarg, Fiordes Ocidentais, numa povoação pequeníssima chamada Hnjotur. A comida é boa e o serviço é muito simpático.

No mesmo edifício há um pequeno museu (pago) que conta essencialmente a história da modernização da agricultura na Islândia. Na rua também há alguns aviões que poderá ver.

Roteiro de viagem à Islândia, Mapa da Islândia
Islândia – Museu e café Minjasafn Egils Ólafssonar

6- Penhascos de Látrabjarg – Látrabjarg Bird Cliffs

Perdidos quase no fim do mundo, estes penhascos altíssimos com alturas até 440m são uma das maiores colónias de aves marítimas da Europa. Aqui moram milhões de pássaros, desde gaivotas aos simpáticos papagaios-do-mar. Deite-se na falésia e tire uma fotografia a um metro de distância destes pássaros maravilhosos que, em Inglês, têm um nome muito engraçado: puffins.

Roteiro de viagem à Islândia Mapa
Islândia – Penhascos de Látrabjarg

7- Centro da Raposa do Ártico – Artic Fox Center

A Raposa do Ártico é o único animal terrestre nativo da Islândia. Pensa-se que terá chegado à ilha atravessando o mar gelado na última Idade do Gelo. Ou então chegou em cima dum icebergue. O centro, que fica na povoação de Súðavík, é um bom exemplo de esoterismo neste país pois estuda o animal e mostra-o aos visitantes que o quiserem visitar para despertar a consciência de que é necessário protegê-lo.

8 – Cascata Godafoss – Godafoss Waterfall

O seu nome, “Cascata dos Deuses” surgiu porque a ela foram lançadas as estátuas dos deuses pagãos nórdicos em 1000, quando o Cristianismo foi introduzido na Islândia.

9- Pseudo Crateras – Pseudo craters

Estas pseudo crateras da Islândia parecem vulcões em ponto pequeno mas, na verdade, foram formadas a partir de bolhas de vapor causado pela lava que rebentaram. As pseudo crateras perto do Lago Mývatn são as maiores e estão cobertas de ervas. É um cenário estranhíssimo mas muito bonito para visitar a pé.

Roteiro de viagem à Islandia Mapa
Islândia – Pseudo crateras, Lago Mývatn

10- Campos de lava Dimmuborgir – Lava fields

Não percam o Dimmuborgir, uma das atrações mais importantes da Islândia, que deve fazer parte de qualquer roteiro de viagem. A área é composta por várias cavernas vulcânicas e formações rochosas. Foram construídos caminhos pelo meio da lava por onde pode fazer caminhadas fascinantes. Há percursos para todos: curtos e longos, fáceis e difíceis.

Roteiro viagem Islandia Mapa
Islândia – Campos de lava Dimmuborgir

11- Cratera vulcânica Hverfjall – Vulcanic Crater

Prepare-se para subir a esta gigantesca cratera vulcânica com um cone de 400m. Não vai ser fácil chegar lá acima através do caminho marcado na cinza e gravilha mas a vista do topo é fenomenal. E a ventania também!

Roteiro viagem Islândia Mapa
Islândia – Cratera vulcânica Hverfjall

12- Lago Mývatn – Mývatn Lake

Aves, cones vulcânicos, piscinas termais e lava. Tudo na área em redor do Lago Mývatn, entre os pontos 9 e 15 deste Roteiro de Viagem com os pontos altos a visitar na Islândia. Perto do local onde está o ponto 12 do Mapa da Islândia está a igreja de Reykjahlíd (agora remodelada), o único edifício que sobreviveu à erupção do vulcão Krafla em 1729.

13- Área geotermal Hverarönd, Námaskard – Geothermal area

A grande área geotermal de Hverarönd é um lugar de “outro planeta”. Dê um passeio pelas zonas demarcadas através da lama a borbulhar e das saídas de vapor ruidosas e com um cheiro forte a enxofre. Paisagem exclusiva da Islândia.

Roteiro viagem Islândia Mapa
Islândia – Área geotermal Hverarönd, Námaskard

14- Campos de lava do vulcão Krafla – Lava fields

Os campos de lava do vulcão Krafla foram mais uma das minhas partes preferidas da Islândia. Imaginem-se a andar a pé no meio de lava negra com o chão a fumegar nalgumas zonas. Um lugar simplesmente fantástico.

Roteiro viagem Islandia Mapa
Islândia – Campos de lava do vulcão Krafla
Roteiro viagem Islandia Mapa
Passadiço nos Campos de lava quentes do vulcão Krafla

15- Cratera inundada Viti no vulcão Krafla – Viti flooded crater

A cratera Viti está cheia de água que reflete a cor azul do céu. Muito bonita vista lá de cima.

Islandia Mapa
Islândia – Cratera inundada Viti no vulcão Krafla

16- Cascata Dettifoss – Dettifoss Waterfall

A Dettifoss, uma das maiores da Islândia e também da Europa, tem 100 m de largura e uma queda vertical de 44m. Deixe o carro no estacionamento e dê um passeio por esta área. Existe uma outra cascata lá perto.

visitar islandia
Islândia – Cascata Dettifoss

17- Lagoa com icebergs, Jökulsárlón – Iceberg Lagoon

Outro lugar quase inacreditável da Islândia. Jökulsárlón é uma lagoa profunda que se formou a partir do degelo do Glaciar Breiðamerkurjökull. Fica bem perto da Estrada N1 e a apenas 1,5 km do mar.

viagem islandia
Islândia – Lagoa com icebergs, Jökulsárlón

Entrei num dos barcos anfíbios que vão buscar os turistas a terra e os levam a passear no meio dos icebergues, com um guia a explicar tudo sobre a lagoa e os espetaculares icebergues azuis. Jökulsárlón é um sítio tão bonito que já foi cenário de alguns filmes de Hollywood: “A View to a Kill” (007), “Die Another Day” (007), “Tomb Raider” e “Batman Begins”.

islandia
Passeio de barco na Lagoa com icebergs Jökulsárlón

18- Skaftafell, Parque Nacional Vatnajökull – Skaftafell, Vatnajökull National Park

O Parque Nacional Vatnajökull cobre a grande área em volta do glaciar com o mesmo nome, 12.000 km², 10% da área da Islândia. Natureza, desfiladeiros, escalada, aventura. Em Skaftafell há um centro de visitantes com informação sobre o parque, a sua história, como acampar no campo, os trilhos e todas as atividades disponíveis.

islandia roteiro
Islândia – Skaftafell, Parque Nacional Vatnajökull

Fiz uma caminhada de duas horas e meia no gelo do glaciar com um grupo acompanhado por um guia. Este pequeno passeio é espetacular e nem é difícil, sendo acessível a quase toda a gente. Faça a sua reserva num dos operadores e tome uma deliciosa sopa no centro de visitantes enquanto espera.

glaciar islandia
Glaciar no Parque Nacional Vatnajökull

19- Planalto rochoso Dyrhólaey – Rocky plateau

Perto de Vik há um planalto rochoso altíssimo chamado Dyrhólaey. Suba lá acima de carro para apreciar a vista da praia vulcânica enorme e de Reynisdrangar, colunas rochosas de basalto no meio do mar. Diz a lenda que estas colunas surgiram quando dois ogres tentaram arrastar um navio de três mastros para terra. Quando a luz do sol apareceu, os ogres transformaram-se em pedra.

planalto islandia
Islândia – Planalto rochoso Dyrhólaey

Na praia, na encosta do planalto, há umas colunas de basalto com formas fantásticas que, infelizmente, só vi em fotografias pois não as consegui encontrar.

planalto islandia
Planalto rochoso Dyrhólaey

20- Cascata Skógafoss – Skógafoss Waterfall

Já era muito tarde quando passei por aqui e não me aproximei da cascata, só a vi da estrada. Bem ao longe ainda se ouve o barulho poderoso da água. Há uma escada que se pode subir para ver a paisagem da zona costeira do sul da Islândia lá do alto.

21- Reykjavík (em português Reiquejavique ou Reiquiavique)

Reykjavik Reiquejavique islandia
Islândia – Reykjavík desde o topo da Igreja Hallgrímskirkja

Reykjavík é uma cidade pequena mas cheia de energia. No verão vê-se muita gente nos parques, nas ruas, nos cafés a conviver e a passear com carrinhos de bebé. Destaco estes lugares para visitar em Reykjavík.

  • zona histórica do porto – foi aqui que os primeiros colonos vikings se estabeleceram.
  • Landnamssyningin (The Settlement Exhibition) – uma exposição de artefactos vikings que se encontra numa sala subterrânea, onde foi encontrada uma casa viking do século IX.
  • Þjóðminjasafn Íslands (National Museum) – o Museu Nacional da Islândia dá a conhecer a história do país desde os primórdios até aos dias de hoje. Muito interessante.
  • Hallgrímskirkja – Igreja Luterana com 73m de altura, a maior da Islândia. O edifício é fantástico, inspirado em formações vulcânicas e com pilares hexagonais. Suba à torre para uma vista panorâmica de Reykjavík. Não perca também o gigantesco órgão de 5.000 tubos.
  • Harpa – sala de concertos de Reykjavík com um formato moderno, símbolo do dinamismo e revitalização da cidade.
  • Ruas de comércio – Laugavegur é a principal rua de compras em Reykjavík. Tem imensas lojas nacionais e internacionais, todas com extremo bom gosto e com preços a condizer.

    Na rua Skólavörðustígur encontram-se lojas de recordações e de artesanato da Islândia. Se quiser comprar a melhor roupa do mundo para andar quente mas leve, estas ruas são o lugar ideal.

igreja reykjavik islandia
Hallgrímskirkja e estátua em Reykjavik

O melhor da Islândia não está no mapa

Os lugares que descrevo neste roteiro de viagem à Islândia são os muitos pontos altos do percurso que fiz pelas estradas do país. Mas o melhor mesmo da Islândia são as suas paisagens grandiosas, a sua natureza intocada pelos islandeses que sabem que têm aí a sua maior riqueza. E isso nota-se no orgulho com que falam do seu país, especialmente da qualidade da água e da ausência de poluição.

Vídeo Islândia

Este pequeno vídeo sobre a Islândia mostra um pouco de todas as maravilhas naturais que pode encontrar na sua própria road trip.

Alugar carro na Islândia e partir pelas suas estradas é, provavelmente, uma das viagens mais fascinantes que se pode fazer. A zona dos Fiordes Ocidentais então… É de tirar a respiração. Mas qualquer campo de lava ou zona termal, qualquer pequena cascata ou curva da estrada são inacreditavelmente belos e merecem uma visita com tempo para absorver a natureza com todos os sentidos.

visitar islandia estrada
Ovelhas à solta por toda a parte
visitar islandia estrada
Pôr do sol perto da meia-noite
visitar islandia estrada
Estradas com paisagens maravilhosas

Aproveite os longos dias de verão e a luz presente quase 24 horas para fazer quilómetros cheios de nuvens, ovelhas, cavalos, lagos, glaciares, mar e montanhas que juntos fazem da Islândia uma ilha encantadora.

Reservar Hotel Siga o botão e reserve o seu hotel na Islândia nas noites em que sabe onde vai dormir. Pelo menos em Reykjavík.

Comente com a sua dúvida ou experiência neste destino!

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.

Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar