Viajar de carro e comboio Suíça, Interlaken e Jungfrau – Viagem Europa

Depois da etapa anterior, em que vimos o Château de Chillon, junto ao Lago Genegra, na Suíça e as suas mil e uma divisões, acordei com vontade de conhecer melhor o país e, especialmente, as suas montanhas. Acordámos na pousada da juventude de Interlaken, Backpackers Villa Sonnenhof, com estas vistas da janela.

interlaken

A montanha suíça chamava-nos. Saímos da pousada da juventude e fomos a conduzir até ao centro de Interlaken. Esta pequena cidade de 15.000 habitantes (54km a sudeste de Berna e 130km a sudoeste de Zurique) pode ser chamada de capital do turismo da Região de Oberland.

O nome Interlaken nasceu da sua localização entre lagos, o Thun e o Brienz, ligados por um canal que corre junto ao centro. A região é um local famoso há mais de três séculos, tendo sido primeiro um resort de verão que se viria a tornar apetecível durante todo o ano.

Em janeiro e fevereiro a montanha é apelativa para esquiadores porque os hotéis em Interlaken (e nos arredores) e os equipamentos para a neve são baratos. Mas no meio do verão é mais caro do que noutros locais da Suíça.

Nas lojas de Interlaken podem comprar-se chocolates, caixinhas de música suíças, relógios de cuco e artesanato com figuras talhadas em madeira entre muitas outras recordações.

interlaken suica

Interlaken (568m de altitude) está ligada às vilas que a rodeiam e a outros lugares muito populares (tais como Jungfrau) através de teleféricos e pequenos comboios. Por isso, é fácil encontrar o que fazer em Interlaken (ou nos seus arredores, já que há muitas viagens e excursões que partem da cidade).

Nós decidimos ir ao Posto de Turismo para escolhermos o que fazer nesse dia. Após ouvirmos algumas opiniões e consultarmos uns folhetos optámos por viajar de carro até às quedas de água de Trümmelbach e depois apanhar o comboio desde Grund até Jungfraujoch.

A conduzir pela montanha suíça acima, fomos apreciando as pequenas aldeias e a vista panorâmica de cada curva.

interlaken trummelbach

interlaken

interlaken cascata

cascata interlaken

Meia hora depois chegámos a Trümmelbach (GPS 46º34’19.24”N  7º54’42.80”E, a 819m de altitude). Estas dez quedas de água estiveram inacessíveis aos olhos humanos até 1877. Antes, mantiveram-se escondidas dentro desta montanha suíça e é por isso que o seu nome não transmite uma impressão visual mas sim acústica – a de um curso de água que soa como um tambor.

regiao interlaken

A quantidade de água nas cascatas varia bastante. De dezembro a março há apenas um pequeno ribeiro que desliza rocha abaixo entre lençóis de gelo. Mas entre abril e junho (quando a neve derrete), de junho a setembro (quando o gelo do glaciar derrete) e também sempre que chove muito, chegam a correr 20.000 litros de água por segundo!

Só vos digo que o som é impressionante, como se pode ouvir neste pequeno vídeo das cascatas de Trümmelbach, com apenas 6 segundos.

Para chegarmos lá acima às cascatas propriamente ditas temos que usar este elevador.

elevador interlaken

Depois ainda nos esperam escadas, muitas escadas, que atravessam a rocha ao lado dos enormes buracos escavados na montanha pela água durante milhares e milhares de anos. Por vezes, vê-se o céu durante um bocado, outras vezes não. A humidade é sempre muita e, por isso, é preciso ter bastante cuidado com as máquinas fotográficas.

É muito difícil tirar fotos porque as lentes ficam cheias de gotas de água, por mais que as protejamos. Para além disso há pouca luz e não é fácil levar um tripé e montá-los nas escadas ou enquanto nos caem salpicos em cima.

Aconselho a quem se dedicar a viajar de carro por esta região de montanha no verão a ter, pelo menos, um casaco e umas calças de ganga vestidas neste dia por causa da humidade e do frio, que aumentam à medida que se sobe. Mas não deixem de ir ver estas quedas de água.

queda de agua trummelbach

queda agua trummelbach

cachoeira trummelbach

Depois de descermos das cascatas de Trümmelbach ainda ficámos um pouco a apreciar a água branca, oxigenada do gelo do glaciar, que corria com força por entre o verde.

A etapa seguinte da viagem na Suíça de carro e comboio seria a subir a montanha de Jungfrau, o topo da Europa, nos Alpes Suíços. A maneira mais fácil de subir uma montanha bem confortável e sem esforço.

Se só agora descobriu o Foto Viajar, leia tudo sobre esta viagem na Europa (8.000 km) desde o início.

Comente com a sua dúvida ou experiência neste destino!

Como organizo as minhas viagens:

• As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.