O que visitar em Berlim – 7 sítios para conhecer em Berlim

“O que visitar em Berlim?” pode parecer uma pergunta estranha para algumas pessoas porque Berlim é uma metrópole enorme, cinzenta e pode parecer feia e velha. É daquelas cidades que tem tantos admiradores como quantos a detestam. É uma cidade internacional e cosmopolita e para mim é perfeita! Posso dizer que já visitei bastantes cidades, mas Berlim foi das poucas que me fez querer viver nela. Tanto é, que no ano passado, conseguimos lá viver durante uns míseros cinco meses…

Agora que nos viemos embora, estamos constantemente a comparar as novas cidades que conhecemos com Berlim e não paramos de falar dela aos nossos amigos (coitados, já devem estar fartos de nos ouvir!). A nossa vontade de lá voltar a viver ainda não se acalmou, um ano depois de nos termos vindo embora…

Poupe dinheiro e tempo em filas. Descubra as várias opções de atrações em Berlim: experiências, tours, transfers, cartões oficiais de descontos,… É importante planear bem as viagens!

Por isso, para colmatar um pouco as saudades que sinto de viver em Berlim, decidi finalmente escrever este artigo e partilhar convosco a minha paixão. Nunca me faltou o que fazer em Berlim. Havia sempre alguma coisa mais para visitar ou um lugar que eu adorava para voltar a ir.

O que visitar em Berlim
Quem quer descontrair em Berlim?

Berlim é uma cidade para ser vivida, não simplesmente para se visitar. E é muito fácil desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer, já que é uma das capitais mais baratas da Europa. Pessoalmente, não sou grande fã de passar uma manhã enfiada num museu e, apesar de não faltarem para ser visitados nesta grande e maravilhosa cidade, acho preferível dar um passeio de bicicleta ou sentar-me numa esplanada a observar tudo e todos. Aconteça o que acontecer, não vai faltar o que fazer em Berlim.

É por este motivo que quero que este artigo seja um guia para viver a cidade, não um guia para conhecer factos históricos interessantes – porque já todos sabemos que Berlim é uma cidade carregada de história.

O que visitar em Berlim – 7 sítios para conhecer em Berlim

Tiergarten (Jardim dos Animais)
Este é o maior e mais bonito parque da cidade. Em Berlim não faltam parques e no Verão estes são os substitutos de uma tão desejada praia. Este imenso parque tem vários lagos e é lá que está situado o famoso jardim zoológico de Berlim (eu não sou muito apologista de jardins zoológicos por isso nunca o visitámos).

O que visitar em Berlim
O que visitar em Berlim – Tiergarten

No Tiergarten podemos também encontrar uma “praia de nudistas”, onde vários alemães se estendem nus ao sol e se refrescam tomando um duche de água fria. Também não é de estranhar vermos vários casais homossexuais a passear, já que este parque se situa mesmo ao lado do bairro gay e é nele que está instalado um monumento aos gays que, originalmente, não tinha este propósito, mas que, pouco a pouco, foi escolhido para representar estes bairro e grupo de pessoas. O Tiergarten é tão imenso que vale a pena dar um passeio de bicicleta para nos perdermos nele.

Alexander Platz
A praça em si não tem nada de especial, à parte de que podemos admirar a grandeza da Fernsehturm (torre da televisão), mas é um dos meus sítios preferidos para ir e desfrutar, porque aqui podemos sempre encontrar imensos artistas de rua, que vão desde malabaristas, cantores, bailarinos, artistas que desenham com giz no chão, grupos musicais, enfim, um regalo para os meus sentidos! Também é aqui que se celebra o mercado de Natal ou outros eventos importantes. Há sempre algo de novo a acontecer nesta praça cheia de vida e é por isso que adoro passar por lá.

Prentzlauerberg
Este bairro é um dos mais bonitos da cidade e é o nosso bairro favorito. Também é onde as rendas das casas são mais caras… mas tem motivos mais do que suficientes que o justificam! Foi aqui que escolhemos viver num altbau (apartamento num edifício antigo) restaurado. Este é conhecido por ser o bairro do babyboom, já que aqui é onde vive a maioria dos jovens pais com os seus filhos. Há mais crianças por metro quadrado que em qualquer outra parte da cidade. E curiosamente foi neste bairro que encomendámos a nossa filha Olivia! Mas não é só por isso que adoramos Prenzlauerberg. Este bairro tem vida própria: adoramos passear pelas suas ruas, ver as montras das pequenas lojas de segunda mão, tomar um pequeno-almoço numa das muitas esplanadas, comprar fruta fresca num dos mercadinhos de fim-de-semana, admirar a beleza dos edifícios de apartamentos e perdermo-nos a tentar descobrir onde vamos jantar.

Kreuzberg
Outro bairro espectacular da cidade e para visitar em Berlim! Ao contrário de Prentzlauerberg, aqui as rendas são muito baratas. E se o bairro de que falava antes é o bairro dos bebés, este é o bairro dos turcos, já que é aqui que vive a maior parte de pessoas de nacionalidade turca residente na cidade. Sabiam que Berlim é a segunda cidade com mais turcos no mundo? A primeira é Istambul.

De aspecto mais industrial, velho e decadente, Kreuzberg também tem o seu encanto. Sobretudo pelos restaurantes de comida turca, libanesa, síria, marroquina, etc, pelos seus mercados de rua e, muito importante para os mais jovens, pela sua vida nocturna! Porém, o meu estilo de vida nocturna não se enquadra muito bem aqui porque, apesar de gostar de ir a um bar de vez em quando, beber um copo com amigos e escutar boa música, não sou fã de discotecas, grandes festas e multidões. E é precisamente isso que podemos encontrar em Kreuzberg. Fica aqui o aviso: se querem dormir descansados à noite, não aluguem casa neste bairro! No entanto, se querem comer bem e barato, sejam bem-vindos!

Mauerpark
Ai… meu querido Mauerpark… É neste parque que se realiza todos os Domingos o maior mercado de segunda-mão da cidade! E olhem que há muitos! Este é imenso e é perfeitamente possível perdermo-nos no meio de intrincadas filas de bancas e barraquinhas. Mas por aqui não se vendem só objectos usados. Jovens, e não tão jovens, proeminentes, e não tão proeminentes, artistas vendem aqui as suas criações.

O que visitar em Berlim - Artista em Mauerpark
O que visitar em Berlim – Cantor em Mauerpark

O Mauerpark é uma fonte de inspiração constante e é impossível virmo-nos embora de mãos a abanar. Um plano perfeito de Domingo: acordar cedinho, pegar na bicicleta e pedalar em direcção ao mercado. Tomar um pequeno-almoço saudável de iogurte, frutas e granola enquanto caminhamos por entre as muitas barraquinhas. Perdermo-nos. Almoçar um delicioso gözleme enquanto apreciamos a bela música do cantor, músico e compositor Rob Longstaff . Depois do almoço guardar lugar no anfiteatro e esperar a chegada do famoso Bearpit Karaoke!!! É tão divertido! Qualquer um pode subir ao palco e cantar, basta inscrever-se na lista que o organizador disponibiliza. O espectáculo pode durar várias horas, mas é fácil não nos apercebermos do passar do tempo!

O que visitar em Berlim - Artista
O que visitar em Berlim – Artista em Mauerpark

Yaam
O Yaam é um beach bar, um dos muitos de Berlim. Um beach bar não é mais do que um bar junto ao rio ou lago, com areia da praia em vez de chão e cadeiras ou espreguiçadeiras daquelas que se vê normalmente nas praias. A filosofia é simples: se Maomé não vai à montanha… a montanha desce até Maomé!

O que visitar em Berlim - Yaam
O que visitar em Berlim – Yaam

O que é que o Yaam tem de especial que o faz distinguir-se dos outros beach bars? Várias coisas: a primeira, e talvez a mais importante, é que se situa ao final do famoso muro de Berlim, por isso é perfeito para descansar e beber uma bebida fresca depois de percorrer todo o muro para admirar as já bastante degradadas e vandalizadas obras de arte de artistas de todo o mundo. Depois, porque é uma cooperativa de pessoas na sua maioria de nacionalidade jamaicana, o que faz com que a atmosfera seja bastante tranquila e easygoing, se é que me entendem. Mas a cooperativa não é só responsável pelo bar. Também organiza várias actividades para crianças, aulas várias para adultos, festas, exposições e um sem fim de outras actividades interessantes!

Fernsehturm
A Fernsehturm é a típica atração turística, mas garanto-vos que vale a pena visitar em Berlim! Por 12 euros podemos subir ao topo e admirar todo o esplendor da cidade. As vistas são impressionantes! Berlim é uma cidade bastante plana e sem arranha-céus, por isso é muito fácil apreciar a sua real extensão.

O que visitar em Berlim - Fernsehturm
O que visitar em Berlim – Fernsehturm
Helena Berlim A autora deste artigo é a Helena Grosso, talvez a pessoa mais positiva e feliz que conheço. É apaixonada pela sua família, pelas experiências que a vida lhe traz e por aquelas que cria. Fora de Portugal, já viveu em Berlim, Corunha e Genebra. Viaja muitas vezes, algumas delas em sonhos diários.

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar