Visitar Berlim – 7 coisas para fazer em Berlim

O que fazer em Berlim para além de visitar os monumentos e conhecer a história da cidade? As opções são muitas. Mas aqui fica a minha lista. Para não variar nos meus artigos, são 7 as coisas para fazer em Berlim que eu sugiro.

Poupe dinheiro e tempo em filas. Descubra as várias opções de atrações em Berlim: experiências, tours, transfers, cartões oficiais de descontos,… É importante planear bem as viagens!

Que fazer em Berlim? Um pic-nic, claro!

No Inverno é impossível porque faz mesmo muito frio e a cidade veste-se de branco. Mas no Verão, Berlim ganha vida! É incrível poder assistir a essa transformação. No Inverno, não se vê vivalma nas ruas, porém no Verão toda a gente desperta para a vida e sai do estado de hibernação. E uma das actividades favoritas dos berlinenses é passar o dia no parque a ler, a tomar banhos de sol, a praticar algum desporto, a jogar ao disco ou às raquetes… tal e qual como se estivessem na praia!

que fazer em Berlim
Mesas num parque de Berlim

Visitar um mercado (ou mais, muitos mais!)

Pessoalmente, adoro passear-me por mercados, sejam eles de comida, de segunda-mão, de arte, de antiguidades, e Berlim é a cidade perfeita para isso! Há um mercado em cada esquina, em cada bairro, todos os dias! Se forem organizados, podem consultar uma agenda da cidade, mas se forem como nós, que adoramos deambular, basta deixarem-se levar, que vão encontrar pelo menos dois mercados a acontecer simultaneamente em pontos diferentes da cidade.

que fazer em Berlim
Mercado em Berlim

Andar de bicicleta

Berlim é a cidade perfeita para ser descoberta e vivida em bicicleta. Não só porque é completamente plana, mas também porque está muito bem preparada com ciclovias por todas as partes e onde toda a gente é respeitosa e paciente com os ciclistas, que têm sempre prioridade. Digo-vos eu que sou um desastre a conduzir e que fiz várias asneiras… Nunca nenhum automobilista me apitou, gritou ou coisa do género! Simplesmente abrandaram e deixaram-me passar.

Que fazer em Berlim
Passeio de bicicleta em Berlim

Devem, porém, ter dois aspectos em consideração: o primeiro é que, à semelhança das estradas, há uma ciclovia de cada lado da estrada, mas só para um sentido. Por isso, se por alguma razão forem em sentido contrário, vão provavelmente cruzar-se com um alemão enfurecido; e o segundo é que, se forem peões, por favor, tentem não andar ou parar no meio das ciclovias! É como meterem-se no meio da estrada! Além de ser bastante perigoso, é provável que sejam fortemente recriminados e tenham de ouvir várias buzinadelas e impropérios em alemão.

Que fazer em Berlim
Há sempre bicicletas por todo o lado em Berlim

Conselhos à parte, aluguem uma bicicleta, que não deve custar mais de 10 ou 12 euros por dia, e descubram esta maravilhosa e imensamente grande cidade. Nós alugámos as nossas na lojinha mais barata que encontrámos: Lila, que só cobra 8 euros por dia, e 5 em caso de as alugarmos por mais de um dia. As bicicletas são muito boas e o pessoal atencioso. Tenham em consideração que vos vão pedir uma caução e que deixem um documento de identificação.

Fazer uma visita guiada gratuita

Se vão estar a visitar Berlim por poucos dias e querem absorver o máximo que conseguirem da cidade, aconselho-vos vivamente a que façam uma visita guiada a pé com a New Europe. Estas visitas são grátis, muito bem estruturadas e divertidas, onde um guia nos leva pelos principais pontos turísticos da cidade e nos conta factos e histórias interessantes sobre cada um.

que fazer em Berlim
O Verão chegou à cidade

Podem fazer esta visita em espanhol e em inglês (da última vez que lá estive ainda não havia um guia que falasse português) e, no fim, o guia vai pedir-vos uma gorjeta, que de bom grado vão dar, porque vão achar que valeu mesmo a pena andar durante mais ou menos três horas e ficar a conhecer um bocadinho mais de Berlim.

Tomar uma bebida num café

Sim, dediquem uma manhã a estar no café, é delicioso! Há imensos cafés em Berlim onde podemos passar uma manhã inteira comodamente sentados no sofá a ler, ao computador ou simplesmente a observar os transeuntes locais, que é uma das coisas que eu mais gosto de fazer quando viajo. No geral, as bebidas são baratas, há sempre um bolinho caseiro para acompanhar e os empregados, na grande maioria, amigáveis. Os nossos favoritos são o Atopia e o St. Gaudy Cafe.

Jogar ping-pong

Seja no parque ou no café, há sempre uma mesa de ping-pong livre para jogarmos um bocadinho e divertirmo-nos à brava! Esta era uma das nossas actividades favoritas nos meses em que lá vivemos.

que fazer em Berlim
Parque de Berlim

Fazer compras nas lojas de segunda-mão (ou simplesmente ver as montras)

Uma das actividades mais convidativas de Berlim é passear pelas ruas e admirar as montras e, ocasionalmente, entrar numa dessas caricatas lojas de segunda-mão para comprar alguma coisinha. Há tantas lojas de pequeno comércio e todas tão diferentes umas das outras…

Não esperem encontrar grandes centros comerciais (há dois ou três no centro e pouco mais), em Berlim o comércio tradicional é dono das ruas! E cá para mim, ainda bem! Prefiro muito mais deambular a céu aberto que enfiada num espaço onde só se respira perfumes alheios e ar condicionado. Além disso, estas lojinhas não vendem mais caro por serem pequenas, antes pelo contrário! Volto a dizer, Berlim é uma cidade muito barata.

Helena Berlim A autora deste artigo é a Helena Grosso, talvez a pessoa mais positiva e feliz que conheço. É apaixonada pela sua família, pelas experiências que a vida lhe traz e por aquelas que cria. Fora de Portugal, já viveu em Berlim, Corunha e Genebra. Viaja muitas vezes, algumas delas em sonhos diários.

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar