Esta deve ser a primeira decisão quando se opta por fazer uma viagem de carro estrada fora: viajar sozinho ou convidar amigos. Viajar sozinho é uma questão de gosto e existem algumas vantagens:
- maior facilidade em encontrar hotel (ou hostel) para apenas uma pessoa;
- estar mais aberto a fazer novas amizades durante o caminho;
- e não ter que fazer concessões no que diz respeito a quaisquer resoluções que tenham de ser tomadas (lugar para dormir, comer, visitar, etc).
Por outro lado, viajar com amigos permite:
- partilhar experiências;
- cimentar amizades;
- ter ajuda disponível quando é preciso;
- dividir despesas.
Eu prefiro sempre fazer viagens de carro com amigos ou com a família (a minha mulher e a minha filha). Qualquer destas hipóteses é boa, pois resta muito espaço na mala e quem vai no banco de trás não vai muito apertado.
Mas é preciso ter em atenção que, por mais que gostemos de alguns amigos, estes podem não ser bons companheiros de viagem. Não é necessário que tenham todos os mesmos gostos. Por isso, é conveniente que os ocupantes do carro tenham uma mente aberta e não se importem de abdicar da sua vontade de vez em quando.
Imaginem 15 dias dentro dum carro com alguém constantemente a queixar-se com “tenho fome”, “tenho frio”, “tenho sono” ou “tenho saudades de casa – vamos voltar?”.
Durante a viagem, os quatro amigos não precisam de ser “siameses” e podem separar-se, de vez em quando. Mas é melhor que se mantenham juntos a maior parte do tempo. Caso contrário, a viagem será uma espécie de partilha de meio de transporte por conveniência e ponto final.
Uma das áreas críticas é a alimentação. Se não gostar dum restaurante ou café, de que lhe adianta sair de lá e refilar durante uma hora (ou dias) com as pessoas que estão consigo? Não comeu bem agora? Come melhor logo. É este o espírito das viagens: olhar sempre para o que vem a seguir e recordar os bons momentos do que passou, aprendendo com os maus.
Resumindo: tenha uma boa conversa com uns amigos seus e decidam onde querem ir nas próximas férias ou fim-de-semana. Ou então pegue na família e faça-se à estrada. Não se esqueçam de tirar fotos!