Morreu José Megre, viajante e pai do todo-terreno em Portugal

José Megre foi-se (em 2009) e nenhuma outra morte de alguém que eu não conhecesse pessoalmente me deixou tão triste.  O maior viajante português conheceu quase todos os países do planeta de carro. Partilho com ele o gosto pelas viagens e pela condução (no meu caso de qualquer coisa com rodas, guiador, volante ou botões).

Tinha descoberto, uns 4 ou 5 anos antes, um exemplar do seu livro “30 Anos de Aventura – Do Paris Dakar à Antárctida”, editado em 1999. Que achado! Meio perdido numa livraria-café já com um intenso cheiro a tabaco nas suas folhas.

Este livro de José Megre está dividido em 3 partes (mais uma conclusão):

  1. O Livro Paris-Dakar – Da Aventura à Competição (reedição de outro livro)
  2. O Dakar depois de Thierry
  3. As Minhas Viagens e Expedições

Já li este livro, duma ponta à outra, quatro vezes e tudo me fascina neste homem que percebeu que conhecer o mundo é conhecermos quem somos. Porque mudamos todos os dias. Do prefácio fiquei com estas palavras.

“Para mim, uma das coisas mais interessantes que se pode fazer na vida é viajar, conhecer o mundo, mesmo sem entrar em grandes pormenores para os quais é preciso muito tempo disponível, uma vida inteira não chega, e que, apesar de tudo, se podem aprofundar em livros ou guias.”(…)

“Ter uma ideia geral do nosso planeta é umas das coisas que mais me fascina na vida e, sempre que viajo, aumento significativamente a minha percepção das coisas e do Mundo, embora também me surjam mais dúvidas…”

O outro livro de José Megre que tenho é duma reportagem fotográfica e descritiva do que se passou na Expedição Terrano II ao Tibete. Os textos (António Mendes Nunes) e as fotografias (Francisco Romeiras) desta aventura organizada por José Megre são fabulosos e a apresentação global, bem como a qualidade do papel, são excelentes. José Megre escreveu, também, o prefácio.

Está para ser editado o último livro do viajante, que espero com ansiedade. Já comprei o último livro de José Megre, “Como eu vi todos os países do mundo (menos um)”. Faltou o Iraque ao maior viajante português. Todos os outros países são mencionados neste livro que conta uma vida a conhecer o mundo, em 540 páginas com relatos ilustrados por excelentes fotografias.

Para quem quiser saber mais sobre a sua vida pode consultar a página de homenagem a este viajante da Autosport, 10 anos depois da sua partida – José Megre.

Com as suas incursões pelo mundo, Megre ajudou-me a foto viajar e deixa-me muitas saudades.

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner ou no Momondo.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para comprar tours e bilhetes para atrações uso o GetYourGuide.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar