José Megre foi-se (em 2009) e nenhuma outra morte de alguém que eu não conhecesse pessoalmente me deixou tão triste. O maior viajante português conheceu quase todos os países do planeta de carro. Partilho com ele o gosto pelas viagens e pela condução (no meu caso de qualquer coisa com rodas, guiador, volante ou botões).
Tinha descoberto, uns 4 ou 5 anos antes, um exemplar do seu livro “30 Anos de Aventura – Do Paris Dakar à Antárctida”, editado em 1999. Que achado! Meio perdido numa livraria-café já com um intenso cheiro a tabaco nas suas folhas.
Este livro de José Megre está dividido em 3 partes (mais uma conclusão):
- O Livro Paris-Dakar – Da Aventura à Competição (reedição de outro livro)
- O Dakar depois de Thierry
- As Minhas Viagens e Expedições
Já li este livro, duma ponta à outra, quatro vezes e tudo me fascina neste homem que percebeu que conhecer o mundo é conhecermos quem somos. Porque mudamos todos os dias. Do prefácio fiquei com estas palavras.
“Para mim, uma das coisas mais interessantes que se pode fazer na vida é viajar, conhecer o mundo, mesmo sem entrar em grandes pormenores para os quais é preciso muito tempo disponível, uma vida inteira não chega, e que, apesar de tudo, se podem aprofundar em livros ou guias.”(…)
“Ter uma ideia geral do nosso planeta é umas das coisas que mais me fascina na vida e, sempre que viajo, aumento significativamente a minha percepção das coisas e do Mundo, embora também me surjam mais dúvidas…”
O outro livro de José Megre que tenho é duma reportagem fotográfica e descritiva do que se passou na Expedição Terrano II ao Tibete. Os textos (António Mendes Nunes) e as fotografias (Francisco Romeiras) desta aventura organizada por José Megre são fabulosos e a apresentação global, bem como a qualidade do papel, são excelentes. José Megre escreveu, também, o prefácio.
Está para ser editado o último livro do viajante, que espero com ansiedade. Já comprei o último livro de José Megre, “Como eu vi todos os países do mundo (menos um)”. Faltou o Iraque ao maior viajante português. Todos os outros países são mencionados neste livro que conta uma vida a conhecer o mundo, em 540 páginas com relatos ilustrados por excelentes fotografias.
Para quem quiser saber mais sobre a sua vida pode consultar a página de homenagem a este viajante da Autosport, 10 anos depois da sua partida – José Megre.
Com as suas incursões pelo mundo, Megre ajudou-me a foto viajar e deixa-me muitas saudades.