Guia Escócia Roteiro – planear viagem, percurso

Este Guia Escócia Roteiro foi escrito por mim para planear a minha viagem à Escócia. Depois de comprar bilhetes de avião e reservar hotel online, ao longo de muitos dias, explorei sites e blogs de quem já lá tinha ido, li um guia de viagem da Lonely Planet. Também fiz algumas compras com o objetivo claro de poupar dinheiro mais tarde, quando já estivesse a viajar.

Ilha de Skye, Escócia
Ilha de Skye, Escócia

Depois de toda a viagem preparada, no dia da própria partida, acabei por não poder ir à Escócia por razões familiares. Perdi algum dinheiro mas ainda consegui recuperar certas quantias pagas cancelando cartões, seguros e reservas. Mas a Escócia ainda continua lá e a viagem só está adiada. (Já não está, fui lá em julho de 2013. Os artigos estão para chegar em breve).

O artigo que está a ler é a forma de eu partilhar todas as informações que recolhi de modo a ajudá-lo a planear a sua própria viagem à Escócia. Pela primeira vez, escrevo sobre uma viagem que não fiz. Vai encontrar aqui a minha espécie de roteiro/guia que pretendia levar impresso comigo de modo a ir consultando. Tem horários, números de telefone, preços de entradas em atrações e museus, moradas, etc. Praticamente não editei as notas, para mostrar também como faço para preparar uma viagem antes de sair de casa, tal como descrevo em Preparar roteiro de viagem.

Guia Escócia Roteiro – Dia 1 – Voo Lisboa-Edimburgo e hotel

Check-in Lisboa – 17.55/19.15h (Voo Lisboa-Escócia 19.55h – chega às 23.00h)

Transfers Aeroporto de Edimburgo – Táxi: 15£ / Airlink buses (domestic arrivals): 3.50£ só até às 00.22h (demora 25m até Princes Street, no centro de Edimburgo)

Dormir em Smart City Hostels 2 noites (50 Blackfriars Street, Old Town) (telefone: +448708923000) – Outros hotéis em Edimburgo

Guia Escócia Roteiro – Dia 2 – Centro de Edimburgo

Visitar Castelo de Edimburgo (15£): 9.30-18.00h

Passear no centro de Edimburgo – Royal Mile, Royal Museum, New Town, Charlotte Square

Guia Escócia Roteiro – Dia 3 – Sul da Escócia, Borders-Glasgow

Recolher carro alugado cedo na Europcar, estação de Waverley.

Sair de Edimburgo pela A7 ou A702, A703 em direcção a Peebles (visitar cidade)

Percurso das Borders (Fronteiras) passando por uma série de abadias

Visitar Melrose Abbey na estrada A6091 (9.30-18.30h – 5.20£)

Passar por Kelso Abbey (visitar se houver tempo)

Passar por Jedburgh Abbey and Castle (visitar se houver tempo)

Visitar New Lanark apenas se houver tempo. Aldeia do século XVIII (Património Mundial pela UNESCO) com uma economia baseada numa fábrica de tecidos de algodão. Este local foi altamente inovador na Escócia porque estava adiantado cerca de um século a nível de condições de trabalho: os menores não trabalhavam e iam à escola, não havia castigos corporais, as casas dos trabalhadores tinham qualidade, podiam ir à escola noturna, tinham assistência sanitária grátis e comida a preços acessíveis.

Passar por Caerlaverock Castle (visitar se houver tempo)

Culzean Castle (10-17h – 14£)

Hotel em Glasgow – Ibis Budget Glasgow (2A Springfield Quay, perto do rio) – Outros hotéis em Glasgow

Guia Escócia Roteiro – Dia 4 – Glasgow-Ilha de Skye

Visitar Glasgow (2ª maior cidade da Escócia) de manhã, andar pelas ruas e ver a Catedral

Sair de Glasgow em direção a noroeste pela A82

Contornar o Loch Lomond por oeste, passando por Luss e Tarbet

Seguir para Inveraray pela A83 e depois para norte pela A819

Visitar Inveraray Castle (exterior)

Seguir para norte pela A819 e depois para noroeste pela A85

Fotografar Stalker Castle (já a seguir para norte)

Seguir pela A828 e entrar na A82 para Fort William

Seguir pela A830 para oeste até Mallaig (Circuito pelas ilhas, cerca de 80km)

Apanhar ferry Mallaig-Armadale (ilha de Skye) – (horário 8.10-18.00h, 30£ 1 carro/2 pessoas), chegar meia hora antes da partida, travessia 25m

Dormir em Portree (hotéis Portree)

Guia Escócia Roteiro – Dia 5 – Ilha de Skye-Thurso

Visitar toda a ilha de carro com destaque para Portree, Dunvegan Castle, Neist Point (farol), Storr, Destilaria Talisker, Three chimneys restaurant, Baías Waternish e Duirinish

Sair de Skye pela ponte Skye Bridge da estrada A87

Passar pelo Eilean Donan Castle e visitar (se for cedo)

Seguir pelas estradas A890, A832 (oeste) e A835 direito a Ullapool (3h)

Seguir sempre para norte pela costa oeste para apreciar as paisagens (7h Portree-Thurso) ou, para poupar tempo se houver trânsito ou estiver a chover muito, virar antes para leste na A832 até perto de Inverness e aí seguir pela A9 e depois A99 (2,5 horas Inverness-John o’Groats, 150km)

Arranjar hotel em Thurso e dar uma volta pela costa do norte (até Castle of Mey)

Tentar comprar bilhete de ferry para o dia seguinte, percurso Gills Bay–St Margaret’s hope, Companhia Pentland Ferry (perto de John o’Groats) – Horários – Ida: 9.30, 13.30, 16.30, 19.30 – Regresso: 7.45, 12.00, 15.00, 18.00 (duração 1h, preço carro+2 pessoas 30+26£ só ida), chegar meia hora antes da partida (Reservas: +44 (0)800 688 8998)

Comer em Le Bistro, Thurso

Guia Escócia Roteiro – Dia 6 – Orkney Islands-Inverness

Visitar as Orkney Islands passando em (por ordem):

– Lamb Holm (Capela Italiana)

– Kirkland (St Magnus Cathedral e Palácios)

– Costa de Stromness

– “Coração de Orkney Megalítico“, composto por 4 locais diferentes que obtiveram o nome a partir do seu reconhecimento como Património Mundial pela UNESCO. A ordem de prioridades para visitar estes lugares em função do tempo é a seguinte: Skara Brae, Maeshowe, Ring of Brodgar, Stones of Stenness.

Brough of Birsay, tentar ver e fotografar puffins (papagaios-do-mar)

Em príncipio, apanhar o ferry das 15.00 e seguir pela A9 até Inverness para dormir

Procurar hotel em Inverness ou reservar com antecedência. Nesta altura do ano (verão) é melhor não arriscar.

Guia Escócia Roteiro – Dia 7 – Inverness-Edimburgo

Visitar o centro de Inverness

Seguir de carro pela margem direita do Loch Ness (A82)

Ver/Visitar Urquhart Castle (7.20£) e Fort Augustus

Seguir pela A82 até Spean Bridge e seguir pela A86, A889 e A9 pela região das montanhas Cairngorm, Blair Castle, passar por Pitlochry (salmões na Central eléctrica, destilarias)

Seguir A9 até Perth (passar pelo interior da cidade), apanhar a M90 (paga) ou A9/A823

Passar pela Forth Rd Bridge e  tirar fotos da ponte ferroviária já desde a margem sul

Passar por Stirling e ver o castelo (se houver tempo)

Chegar a Edimburgo até às 17.00h para entregar o carro alugado

Dormir novamente em Smart City Hostels 2 noites (50 Blackfriars Street, Old Town) (telefone: +448708923000) – Outros hotéis em Edimburgo (Outros hotéis Edimburgo).

Guia Escócia Roteiro – Dia 8 – Edimburgo-Lisboa

Visitar Calton Hill e talvez St James Shopping Centre (compras)

Transfers para aeroporto de Edimburgo por Airlink Bus às 13.30 (1 a cada 2 minutos, 3.50£) – entrar no autocarro em Waverley Bridge, perto de Princes Street

Check-in – 14.15/15.35 (Voo às 16.15 – chega às 19.25 a Lisboa)

Viagem Escócia – o que comprei/reservei

  1. Scotland Travel Guide da Lonely Planet. Pode comprar este guia de viagem à Escócia no site da Lonely Planet ou procurar algo semelhante numa livraria.
  2. Dois bilhetes de avião – na data da viagem foi mais barato comprar bilhetes Lisboa-Edimburgo pela Easyjet (voo direto). Mas é boa ideia comparar sempre preços em sites como a eDreams.
  3. Três noites na Pousada da Juventude de Edimburgo Smart City Hostels, quartos duplos – Escolhi a localização da pousada perto da Waverley Railway Station, onde pára o autocarro (Airlink Bus) do aeroporto e onde faria a recolha/entrega do carro alugado.
  4. Carro alugado durante 5 dias – Depois de comparar preços em algumas companhias como a Avis, Europcar e Sixt, encontrei o melhor negócio no site da Easyjet.
  5. Dois seguros de viagem da WorldNomads – Para prevenir roubo de material fotográfico ou computador, problemas de saúde e outros imprevistos, costumo fazer este seguro muito barato e recomendado por gigantes das viagens como a Lonely Planet.

Quando tive que cancelar esta viagem à Escócia enviei emails a todas as companhias acima para tentar cancelar e receber o reembolso. Tive sucesso com todas exceto na Easyjet e na primeira noite reservada na pousada porque cancelei com menos de 24h de antecedência. Para fazer a conversão de libras para a sua moeda e perceber melhor as quantias em causa, basta escrever no google “x pounds to euros/reais”.

Vídeo com fotografias da Escócia

Vejam este vídeo com fotos excelentes da Escócia para ficarem ainda com mais vontade de lá ir. A música é, como não podia deixar de ser, do filme Braveheart.

Se for de viagem à Escócia usando este guia/roteiro, passe pelo Foto Viajar de novo e diga-nos como foi. Sei que sou sempre muito ambicioso em relação ao tempo mas tento levantar-me bem cedo para aproveitar a viagem.  Já viajou na Escócia? Conte-nos a sua experiência.

Se tiver pouco tempo para viajar para a Escócia, o melhor é escolher um voo direto. Mas se tiver mais 2/3 dias de viagem, opte pela escala e voar para Londres e conheça ou reveja esta cidade que é uma das minhas favoritas. Leia o Roteiro Guia Londres para saber ao pormenor como aproveitar melhor a sua estadia na capital do Reino Unido.

Como organizar as suas viagens?

Uso estes sites para planear e fazer reservas para as minhas viagens. Se acha que contibuí para a sua e que o inspirei, siga os links abaixo. Vai ajudar-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Skyscanner.
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai já ver os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar