Catedral de Barcelona – o que ver em Barcelona

A Catedral de Barcelona é uma das igrejas mais fantásticas a nível de luz que eu já visitei. Lá dentro, o sol entra pelos vitrais e ilumina a nave duma forma tão bonita, quase poética, que é fácil tirar boas fotografias onde a cor das paredes sobressai.

À noite, as luzes colocadas na fachada exterior fazem sobressair vitrais e recortes arquitetónicos incríveis. A luz foi o que mais gostei na Catedral de Barcelona que, ao contrário do que muita gente pensa, não é a mesma coisa que a Basílica da Sagrada Família de Antoni Gaudí.

catedral barcelona roteiro
Catedral de Barcelona

A melhor forma de chegar à Catedral de Barcelona é atravessar o Bairro Gótico até ao seu coração físico e espiritual. Quando chegar, não deixe de olhar para cima para ver as gárgulas de animais conhecidos e outros de fantasia, assim como os pináculos.

Ao redor da catedral há artistas de rua que ajudam a criar uma atmosfera ainda mais envolvente em “todo aquele” maravilhoso gótico. Na realidade, a Catedral de Barcelona (séculos XIII-XV), apenas adquiriu a fachada gótica nos finais do século XIX.

Dentro da Catedral de Barcelona leve o seu tempo e aprecie a nave altíssima, a pia batismal, o coro fechado e a cripta onde está sepultada Santa Eulália (padroeira de Barcelona), num sarcófago de alabastro.

Nos claustros, as árvores dão um aspeto mais orgânico, juntamente com os gansos cujas penas brancas simbolizam a virgindade da Santa Eulália ou o passado romano de Barcelona (os gansos guardaram, em tempos, o Capitólio). A Capela de Santa Llùcia também merece uma visita, mas esqueça o Museu de la Catedral, que cobra bilhete para mostrar pinturas religiosas pouco interessantes.

O telhado da Catedral de Barcelona tem mesmo de ser visitado (suba a pé ou de elevador). Lá em cima, vai estar mesmo junto às torres dos sinos, cheias de pormenores. Para além disso, a vista sobre o bairro medieval (ou Bairro Gótico) é única. Tire umas fotos desta perspetiva para se recordar da beleza e da dimensão de Barcelona, um dia mais tarde.

Se visitar a catedral no Sábado às 16h, Domingo ao meio-dia ou quarta-feira às 17h, vai poder ver dançar a Sardana, uma dança de roda tradicional da Catalunha que existe desde o século XIII. As pessoas juntam-se na praça da Catedral de Barcelona e formam círculos de mão dada onde também vai poder participar, depois de observar um pouco os passos. A música é tocada por uma pequena orquestra de instrumentos populares, chamada cobla.

Catedral de Barcelona – Informações

  • Horário – Segunda-Sexta 8-13.30h, 16-19.30h; Sábado-Domingo 8-13.30h, 17-19.30h
  • Preço – 4 euros para visitar a Catedral (coro e museu são pagos à parte)

Decida o que ver em Barcelona lendo o Guia de Barcelona, com mais informações sobre a catedral.

Fotos Catedral de Barcelona, Fotografias Barcelona

Mapa Catedral de Barcelona

Em Barcelona, dormimos no Hostal Els Angels (hostal Barcelona), no bairro El Raval. Não fica muito longe das Ramblas, as pessoas foram simpáticas e prestáveis e há um parque de estacionamento pago mesmo junto ao hostal (pousada da juventude). O quarto era para 4 pessoas e extremamente pequeno. Mas nós só lá queríamos tomar duche e dormir de noite, passando o dia a visitar Barcelona.

É claro que há muitas outras pousadas e hotéis em Barcelona. Descubra aqui os preços do alojamento em Barcelona (hotéis Barcelona), comparando-os nos melhores sites.

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar