A Catedral de Barcelona é uma das igrejas mais fantásticas a nível de luz que eu já visitei. Lá dentro, o sol entra pelos vitrais e ilumina a nave duma forma tão bonita, quase poética, que é fácil tirar boas fotografias onde a cor das paredes sobressai.
À noite, as luzes colocadas na fachada exterior fazem sobressair vitrais e recortes arquitetónicos incríveis. A luz foi o que mais gostei na Catedral de Barcelona que, ao contrário do que muita gente pensa, não é a mesma coisa que a Basílica da Sagrada Família de Antoni Gaudí.
A melhor forma de chegar à Catedral de Barcelona é atravessar o Bairro Gótico até ao seu coração físico e espiritual. Quando chegar, não deixe de olhar para cima para ver as gárgulas de animais conhecidos e outros de fantasia, assim como os pináculos.


Ao redor da catedral há artistas de rua que ajudam a criar uma atmosfera ainda mais envolvente em “todo aquele” maravilhoso gótico. Na realidade, a Catedral de Barcelona (séculos XIII-XV), apenas adquiriu a fachada gótica nos finais do século XIX.
Dentro da Catedral de Barcelona leve o seu tempo e aprecie a nave altíssima, a pia batismal, o coro fechado e a cripta onde está sepultada Santa Eulália (padroeira de Barcelona), num sarcófago de alabastro.
Nos claustros, as árvores dão um aspeto mais orgânico, juntamente com os gansos cujas penas brancas simbolizam a virgindade da Santa Eulália ou o passado romano de Barcelona (os gansos guardaram, em tempos, o Capitólio). A Capela de Santa Llùcia também merece uma visita, mas esqueça o Museu de la Catedral, que cobra bilhete para mostrar pinturas religiosas pouco interessantes.



O telhado da Catedral de Barcelona tem mesmo de ser visitado (suba a pé ou de elevador). Lá em cima, vai estar mesmo junto às torres dos sinos, cheias de pormenores. Para além disso, a vista sobre o bairro medieval (ou Bairro Gótico) é única. Tire umas fotos desta perspetiva para se recordar da beleza e da dimensão de Barcelona, um dia mais tarde.

Se visitar a catedral no Sábado às 16h, Domingo ao meio-dia ou quarta-feira às 17h, vai poder ver dançar a Sardana, uma dança de roda tradicional da Catalunha que existe desde o século XIII. As pessoas juntam-se na praça da Catedral de Barcelona e formam círculos de mão dada onde também vai poder participar, depois de observar um pouco os passos. A música é tocada por uma pequena orquestra de instrumentos populares, chamada cobla.
Catedral de Barcelona – Informações
Igreja e claustro
- Horário – Segunda-Sexta 8.30h-12.30h, 17.45h-19.30h; Sábado 8.30h-12.30h, 17.15h-20.00h; Domingo 8.30h-13.45h, 17.15h-20.00h
- Preço – Grátis
Visita Cultural e Turística
Inclui entrada na igreja, claustro, telhado, coro, Museu da Sala Capitular, Capela do Santo Cristo de Lepanto (e folheto explicativo)
- Horário – Segunda-Sexta 12.30-19.45h (última entrada às 19.15h); Sábado 12.30-17.30h (última entrada às 16.45h); Domingo 14h-17.30h (última entrada às 16.45h)
- Preço – 7 euros
Decida o que ver em Barcelona lendo o Guia de Barcelona, com mais informações sobre a catedral.
Mapa Catedral de Barcelona
Precisa de hotel em Barcelona? Carregue no botão para comparar preços no site que eu uso. Não paga mais por isso e assim ajuda-me a manter o Foto Viajar. Muito obrigado. Boa viagem!