Palau Guell – Barcelona, o que visitar

O Palau Guell é um edifício fantástico de Barcelona que faz parte do conjunto de obras de Antoni Gaudí consideradas Património Mundial pela Unesco.

palau-guell-teto
Palau Guell Barcelona – Pormenores do maravilhoso teto

Foi construído para o rico industrial Eusebi Guell i Bacigalupi, em 1890, na Carrer Nou de la Rambla para ficar perto da casa dos pais da sua esposa, que viviam nas Ramblas.

Na altura, a sociedade de Barcelona ficou chocadíssima com a escolha do local porque a nova residência dos Guell ficaria muito perto do El Raval, bairro de má fama, e em frente do Eden Concert, um famoso cabaret e bordel da época. Para além disso, todos se estavam a mudar para casas elegantes no Eixample, o novo bairro residencial nos limites da cidade de Barcelona do fim do século XIX.

palau-guell-barcelona
Palau Guell Barcelona – Turismo numa das salas principais

Quando visitei Barcelona o Palau Guell estava em obras de restauro e não pude entrar. A fachada exterior é composta por pedras calcárias e portões de ferro forjado ameaçadores que, juntamente com os dragões, serviam para afastar “convidados” indesejáveis do bairro mal frequentado. As pequenas janelas góticas e as portas por trás dos portões de ferro tinham como objetivo manter a privacidade da família Guell e também mantê-la em segurança.

palau-guell-interior
Palau Guell Barcelona – Detalhes

Ainda da rua, vai poder ver algumas chaminés e torres fascinantes cobertas por trencadí (mosaico constituído por fragmentos de azulejos de inúmeras cores) no telhado. Bem no topo,  não perca um curioso cata-vento de ferro em forma de morcego!

Não consegui visitar o Palau Guell na primeira vez que estive em Barcelona devido à restauração que estava em curso em 2010. Voltei mais tarde quando fiz escala na cidade a caminho da Islândia quando o interior do Palau Guell de Antoni Gaudí já estava reaberto ao público. O preço da visita inclui um audioguia disponível em português que cobre 24 pontos do Palau Guell ao longo de 40 minutos de descrição.

palau-guell-barcelona-telhado
Palau Guell Barcelona – Topo do telhado

O percurso inicia-se nos estábulos da cave e vai subindo pelo edifício até ao terraço. Pelo caminho vai encontrar colunas em forma de cogumelo, uma grande escadaria em granito, um espelho vermelho e amarelo que simboliza a bandeira catalã, os quartos privativos dos Guell,… A riqueza dos materiais utilizados vai deixá-lo ter uma ideia da fortuna da família.

telhado-palau-guell-barcelona
Palau Guell Barcelona – Telhado

Informação prática Palau Guell

Preço: 10€ público em geral, 8€  estudantes -25 anos e seniors (UE) +65 anos

Aberto: Terça a Domingo

Fechado: Segundas (exceto feriados), 25/26 Dezembro, 1 Janeiro, 6-13 Janeiro

Horário: Outubro-Março 10-17.30h; Abril-Setembro 10-20h

Morada: Carrer Nou de la Rambla, 3-5 (rua transversal das Ramblas, vire à direita no sentido descendente a seguir ao edifício do restaurante/Pizzeria Ideal e da Loteria 35)

Fotos Palau Guell, Barcelona

Em Barcelona, dormimos no Hostal Els Angels (hostal Barcelona), no bairro El Raval. Não fica muito longe das Ramblas, as pessoas foram simpáticas e prestáveis e há um parque de estacionamento pago mesmo junto ao hostal (pousada da juventude). O quarto era para 4 pessoas e extremamente pequeno. Mas nós só lá queríamos tomar duche e dormir de noite, passando o dia a visitar Barcelona.

É claro que há muitas outras pousadas e hotéis em Barcelona. Descubra aqui os preços do alojamento em Barcelona (hotéis Barcelona), comparando-os nos melhores sites.

Como organizar as suas viagens?

Uso estes sites para planear e fazer reservas para as minhas viagens. Se acha que contibuí para a sua e que o inspirei, siga os links abaixo. Vai ajudar-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Skyscanner.
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai já ver os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar