Palau Guell – Barcelona, o que visitar

O Palau Guell é um edifício fantástico de Barcelona que faz parte do conjunto de obras de Antoni Gaudí consideradas Património Mundial pela Unesco.

Foi construído para o rico industrial Eusebi Guell i Bacigalupi, em 1890, na Carrer Nou de la Rambla para ficar perto da casa dos pais da sua esposa, que viviam nas Ramblas.

Na altura, a sociedade de Barcelona ficou chocadíssima com a escolha do local porque a nova residência dos Guell ficaria muito perto do El Raval, bairro de má fama, e em frente do Eden Concert, um famoso cabaret e bordel da época. Para além disso, todos se estavam a mudar para casas elegantes no Eixample, o novo bairro residencial nos limites da cidade de Barcelona do fim do século XIX.

palau-guell-barcelona
Palau Guell Barcelona – Turismo numa das salas principais

Quando visitei Barcelona o Palau Guell estava em obras de restauro e não pude entrar. A fachada exterior é composta por pedras calcárias e portões de ferro forjado ameaçadores que, juntamente com os dragões, serviam para afastar “convidados” indesejáveis do bairro mal frequentado.

As pequenas janelas góticas e as portas por trás dos portões de ferro tinham como objetivo manter a privacidade da família Guell e também mantê-la em segurança.

palau-guell-interior
Palau Guell Barcelona – Detalhes

Ainda da rua, vai poder ver algumas chaminés e torres fascinantes cobertas por trencadí (mosaico constituído por fragmentos de azulejos de inúmeras cores) no telhado. Bem no topo,  não perca um curioso cata-vento de ferro em forma de morcego!

Não consegui visitar o Palau Guell na primeira vez que estive em Barcelona devido à restauração que estava em curso em 2010. Voltei mais tarde quando fiz escala na cidade a caminho da Islândia quando o interior do Palau Guell de Antoni Gaudí já estava reaberto ao público.

O preço da visita inclui um audioguia disponível em português que cobre 24 pontos do Palau Guell ao longo de 40 minutos de descrição.

palau-guell-barcelona-telhado
Palau Guell Barcelona – Topo do telhado

O percurso inicia-se nos estábulos da cave e vai subindo pelo edifício até ao terraço. Pelo caminho vai encontrar colunas em forma de cogumelo, uma grande escadaria em granito, um espelho vermelho e amarelo que simboliza a bandeira catalã, os quartos privativos dos Guell,… A riqueza dos materiais utilizados vai deixá-lo ter uma ideia da fortuna da família.

telhado-palau-guell-barcelona
Palau Guell Barcelona – Telhado

Informação prática Palau Guell

Preço: 12€ público em geral, 9€  estudantes -25 anos e seniors (UE) +65 anos

Aberto: Terça a Domingo

Fechado: Segundas (exceto feriados), 25/26 Dezembro, 1 e 6 Janeiro, terceira semana de Janeiro

Horário: Outubro-Março 10-17.30h; Abril-Setembro 10-20h

Morada: Carrer Nou de la Rambla, 3-5 (rua transversal das Ramblas, vire à direita no sentido descendente a seguir ao edifício do restaurante/Pizzeria Ideal e da Loteria 35)

Em Barcelona, dormimos no Hostal Els Angels (hostal Barcelona), no bairro El Raval. Não fica muito longe das Ramblas, as pessoas foram simpáticas e prestáveis e há um parque de estacionamento pago mesmo junto ao hostal (pousada da juventude).
Precisa de hotel em Barcelona? Carregue no botão para comparar preços no site que eu uso. Não paga mais por isso e assim ajuda-me a manter o Foto Viajar. Muito obrigado. Boa viagem!

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar