Manual de Fotografia digital, aprender foto

Um manual de fotografia é essencial para quem quer começar a tirar melhores fotos. Ao longo dos anos li imensos livros sobre fotografia e manuais (emprestados e comprados). Comecei por comprar bons livros técnicos ainda acerca de fotografia convencional, em filme. Os princípios são os mesmos mas, ultimamente, tenho procurado comprar bons manuais de fotografia digital.

Alguns dos manuais de fotografia que tenho

  • O Guia completo da Fotografia Digital, Michael Freeman (algo desatualizado)
  • O novo livro da Fotografia, John Hedgecoe
  • Manual de Fotografia, John Hedgecoe

Estes dois últimos são de um autor muito bom, estão muito bem estruturados e têm inúmeras fotos com a indicação do ISO, tempo de exposição e valores de abertura (leia a explicação destes termos técnicos). Qualquer livro deste autor é um bom manual de fotografia.

Mas o livro que mais me fez evoluir e voltou a despertar em mim o interesse por fotografar foi o “Fotografar sem limites – Use com sucesso a sua câmara digital“, do fotógrafo Tom Ang.

Talvez seja o melhor manual de fotografia digital para quem quer começar a fazer algo mais do que “apontar e disparar” e, ao mesmo tempo, para fotógrafos entusiastas (como eu) que querem evoluir com boas ideias sem ficarem demasiado obcecados pela técnica e pelos modos manuais.

O que o livro tem de bom, para mim, é que dá conselhos duma forma despretensiosa, simples, utilizando os diferentes modos da sua máquina digital – programa, desporto, retrato, paisagem, noite, macro, prioridade à abertura, prioridade à exposição, etc. Chega de tirar fotos no modo completamente automático.

Este manual de fotografia faz é ensinar  a tirar boas fotos a motivos diferentes, explicando como fazer em quatro ou cinco passos. Para além disso, dá exemplos de más fotografias e como as evitar. São 380 páginas recheadas de fotografias e divididas nos seguintes capítulos:

1- Elementos de fotografia (grandes ideias chave neste capítulo, muito úteis –  escolher máquina digital, controlos da câmara, focagem, avaliar a exposição, configurações de zoom, enquadrar imagens, a foto e o espaço, gerir o tempo, aproveitar a luz, o uso da cor, brilho e levels, equilíbrio e saturação das cores, contraste e tom, remoção de distracções e nitidez, recorte e formatação)

2- Pessoas

3- Paisagens e natureza

4- Animais

5- Arquitectura

6- Eventos

7- Expressão artística

8- Outras aplicações

O “Fotografar sem limites – Use com sucesso a sua câmara digital” costumava estar disponível na Fnac. Se já não estiver disponível, experimentem este outro livro do autor Tom Ang, “Manual de Fotografia Digital”.

Actualização: Os manuais de fotografia digital do Tom Ang são tão bons que comprei mais um, desta vez  para entusiastas de fotografia, que já possuem os conhecimentos básicos e querem ir mais além. Chama-se Fotografia Digital – Curso avançado.

Compre bons livros e vai ver que as suas fotografias tiradas em viagem (ou noutras ocasiões) vão ficar cada vez mais bonitas. E tenho a certeza que vai ficar cheio de vontade de imprimir fotos dos lugares por onde passou.

Partilhe-as com o mundo na página de fãs do (Foto Viajar no Facebook). Vemo-nos por lá.

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para comprar tours e bilhetes para atrações uso o GetYourGuide.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar