Camden Town – Viajar Londres, o que ver em Londres

Camden Town é um bairro ou zona no norte da cidade de Londres. É conhecida pelos seus mercados e muito associada às culturas pop e alternativa do Punk e do Gótico. Para mim, Camden Town é das zonas de Londres mais interessantes, fugindo ao que é mais conhecido na capital inglesa. Há quem diga que, hoje em dia, toda a cena do punk e do gótico é um pouco encenada e “para turista ver”, mas não deixa de trazer um colorido simpático à cinzenta Londres.

camden town londres
Punks em Camden Town, Londres

Na área de Camden Town, dê obrigatoriamente uma passagem pelo seguintes lugares:

  • Camden Street markets (Mercado Camden Town, na rua) – talvez dos locais mais baratos para se fazer compras em Londres. Se quiser  recordações, faça compras em Camden Town e não nas horríveis lojas do centro de Londres (Piccadilly Circus) com artigos made in China.

    Há muitos mercados por onde escolher em Camden Town: Inverness Street Market, Camden Lock Market (antiga serralharia/carpintaria), Buck Street Market, Stables Market, Camden Canal Market e o da Electric Ballroom. Nestes mercados vende-se de tudo um pouco, desde roupa a livros, comida, antiguidades e todo o tipo de artigos relacionados com o punk e o gótico que estão presentes por toda a Camden Town.

    O domingo ainda é o principal dia para fazer compras mas, hoje em dia, os mercados estão abertos durante o fim de semana e alguns vendedores durante toda a semana. Há, também, muitas lojas interessantes para comprar ou fotografar na rua principal de Camden Town. As minhas recordações da última ida a Londres (T-shirts) foram compradas aqui.

  • Regent’s Canal – é um canal navegável que atravessa o norte de Camden Town. Muitos turistas fazem passeios de barco pelo canal, especialmente no verão, mas eu nunca o fiz (prefiro andar a pé).
  • Camden Lock – uma comporta manual ainda hoje usada para deixar passar os barcos que viajam no Regent’s Canal. Fica do lado esquerdo da ponte, no fim da Camden High Street, junto ao Camden Lock Market.
  • Electric Ballroom – De dia, esta sala tem um mercado. À noite, é uma sala de espectáculos onde têm tocado alguns dos mais importantes nomes dos movimentos musicais presentes em Camden Town, desde os anos 40 do século passado: Sid Vicious, Madness, The Clash, George Thorogood, The Smiths, etc… Mais recentemente, actuaram aqui Hard-Fi, The Killers, The Racounteurs, AFI, Gogol Bordello e Paul McCartney.

Fotos Camden Town / Fotografias Camden Town

Veja aqui onde dormir e escolha um (hotel em Londres) que lhe permita facilmente chegar a Camden Town e entrar no espírito do punk e gótico.

Para além dos locais que já mencionei, em Camden Town ou lá por perto, poderá igualmente ver:

  • The World’s End (O Fim do Mundo) – pub em Camden High Street, junto à saída da estação de metro Camden Town. Aberto desde 1778, começou por ser conhecido por “The Mother Red Cap”. Por cima do pub está o Underworld Club, uma casa de espectáculos onde já tocaram bandas tão conhecidas como The Cranberries, Stuck Mojo, Drugdealer Cheerleader, The Darkness e os fantásticos Radiohead.
  • Roundhouse – o centro das culturas alternativas Punk e Gótica, desde os anos 60. Este edifício é hoje sala de teatro, concertos e centro de artes. Originalmente foi uma casa circular onde entravam locomotivas que precisavam de ser consertadas.
  • Jewish Museum London (Museu Judaico de Londres)
  • The Regent’s Park – um dos muitos parques de Londres, essencialmente com vastas áreas abertas. Mas também tem zonas com jardins, um lago com barcos para alugar, fontes, lugares para praticar desporto e jardins  infantis. Dentro da área do parque ainda pode encontrar o London Zoo (Jardim Zoológico de Londres), um anfiteatro ao ar livre (Open Air Theatre),  a Mesquita Central de Londres (London Central Mosque), a Regent’s College (universidade),…

Mapa Camden Town

De certeza que vai querer dedicar uma manhã ou um bocado da tarde a visitar Camden Town. Veja a localização de alguns dos lugares que descrevi acima. Pode aproximar o mapa, arrastá-lo, ver imagens de satélite,…

Não ficou com vontade de visitar a capital da Inglaterra?

Então, leia o Guia Roteiro do Foto Viajar para descobrir o que visitar em Londres.

Reservar hotel em Londres pode ser caro. Para poupar dinheiro é melhor fazer a reserva com muito tempo de antecedência para poder escolher comparando preços de hotéis em Londres neste site que uso sempre para fazer reservas.

London Pass roteiro Londres o que visitarEste cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres, como pode ler no artigo London Pass Londres.

Se preferir, vá logo diretamente para o site oficial do London Pass para saber mais. E use sempre os códigos promocionais que vou atualizando aqui na barra lateral à direita!

Como organizar as suas viagens?

Uso estes sites para planear e fazer reservas para as minhas viagens. Se acha que contibuí para a sua e que o inspirei, siga os links abaixo. Vai ajudar-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Skyscanner.
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai já ver os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar