A Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral) é um dos edifícios mais reconhecidos de Londres porque a sua bela cúpula identifica imediatamente a linha do horizonte desta cidade.
Dentro da St. Paul’s Cathedral há um silêncio inspirador que nos convida a descobrir todos os recantos desta igreja e perceber todos os pormenores da sua história.
A igreja original construída no local (ano 604) já era dedicada ao Apóstolo Paulo. Bem mais tarde, no final do século XVIII, a catedral que vemos hoje em dia construiu-se no estilo Barroco Inglês com design de Sir Christopher Wren.
É impossível visitar Londres e não ver a cúpula de 111m, uma das mais altas do mundo. Em termos de área, a St. Paul’s Cathedral é a segunda maior igreja do Reino unido, sendo que a primeira é a Catedral de Liverpool.
Para além do edifício real, de certeza que vai encontrar inúmeras recordações e postais com a imagem da catedral enquanto andar a passear pelas ruas de Londres.
A St. Paul’s Cathedral é uma igreja com bastantes serviços religiosos e horas para oração. Mas também lá se realizaram algumas cerimónias importantes.
- Funerais de figuras importantes da História do Reino Unido (Lord Nelson, Duke of Wellington, Sir Winston Churchill)
- Celebração do Jubileu da Rainha Vitória
- Serviços religiosos para comemorar a paz no final das Primeira e Segunda Guerras Mundiais
- Casamento do Príncipe Carlos com Diana Spencer
- 80º aniversário e Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II
O que ver na St. Paul’s Cathedral
Estar dentro deste edifício histórico já é, por si, algo de memorável. Mas ficam aqui algumas ideias para conhecer melhor a catedral e aproveitar a sua visita.
Suba à cúpula
Esta foi uma das partes da visita de que gostei mais. Suba a cúpula até à Whispering Gallery (Galeria dos Sussurros) e experimente a acústica espantosa. Diz-se que qualquer sussurro pode ser ouvido claramente a 30 metros. Só experimentando!
Se subir mais 271 degraus vai chegar à Golden Gallery (Galeria Dourada), mesmo no topo da cúpula. Já disse várias vezes nos meus artigos sobre Londres que esta vista deve ser ainda melhor do que a do London Eye. Demore-se por aqui a ver o rio e as suas pontes. E também outros edifícios de Londres.

Baixe à cripta
Na parte subterrânea da St. Paul’s Cathedral estão sepultados os heróis do Reino Unido.
Faça uma visita multimédia pela catedral
Pode parecer um pouco estranha a sugestão duma visita virtual ou em vídeo quando se está mesmo lá dentro da catedral mas só desta forma é possível ver bem de perto alguns mosaicos e pinturas. Descubra aqui tudo sobre história, arquitetura e vida diária da St. Paul’s Cathedral.
Veja o órgão
O órgão da catedral é o terceiro maior da Grã-Bretanha em número de tubos (7.266!). Data de 1694.
Mapa Catedral de São Paulo, Londres – St. Paul’s Cathedral
A St. Paul’s Cathedral fica precisamente em St Paul’s Churchyard, ou seja, numa praça com o mesmo nome. Está bem perto do Rio Tâmisa, junto à Millennium Bridge, uma ponte pedonal que dá acesso à galeria de arte moderna Tate Modern.
Informação prática Catedral de São Paulo, Londres – St. Paul’s Cathedral
- Morada: St Paul’s Cathedral, St Paul’s Churchyard
- Horário: Aberta segunda-sábado, 8.30h-16.30h
- Preço: Adultos – 20 Libras; Crianças 6 aos 17 anos – 8,50 Libras (os preços são todos ligeiramente mais baratos comprados online com antecedência)
- Estação de metro mais próxima: St. Paul’s
Este cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres. Leia o artigo London Pass Londres ou vá ao site oficial do London Pass.