Catedral de São Paulo, Londres – St. Paul’s Cathedral

A Catedral de São Paulo (St. Paul’s Cathedral) é um dos edifícios mais reconhecidos de Londres porque a sua bela cúpula identifica imediatamente a linha do horizonte desta cidade.

Dentro da St. Paul’s Cathedral há um silêncio inspirador que nos convida a descobrir todos os recantos desta igreja e perceber todos os pormenores da sua história.

A igreja original construída no local (ano 604) já era dedicada ao Apóstolo Paulo. Bem mais tarde, no final do século XVIII, a catedral que vemos hoje em dia construiu-se no estilo Barroco Inglês com design de Sir Christopher Wren.

É impossível visitar Londres e não ver a cúpula de 111m, uma das mais altas do mundo. Em termos de área, a St. Paul’s Cathedral é a segunda maior igreja do Reino unido, sendo que a primeira é a Catedral de Liverpool.

Para além do edifício real, de certeza que vai encontrar inúmeras recordações e postais com a imagem da catedral enquanto andar a passear pelas ruas de Londres.

A St. Paul’s Cathedral é uma igreja com bastantes serviços religiosos e horas para oração. Mas também lá se realizaram algumas cerimónias importantes.

  • Funerais de figuras importantes da História do Reino Unido (Lord Nelson, Duke of Wellington, Sir Winston Churchill)
  • Celebração do Jubileu da Rainha Vitória
  • Serviços religiosos para comemorar a paz no final das Primeira e Segunda Guerras Mundiais
  • Casamento do Príncipe Carlos com Diana Spencer
  • 80º aniversário e Jubileu de Diamante da Rainha Isabel II

O que ver na St. Paul’s Cathedral

Estar dentro deste edifício histórico já é, por si, algo de memorável. Mas ficam aqui algumas ideias para conhecer melhor a catedral e aproveitar a sua visita.

Suba à cúpula

Esta foi uma das partes da visita de que gostei mais. Suba a cúpula até à Whispering Gallery (Galeria dos Sussurros) e experimente a acústica espantosa. Diz-se que qualquer sussurro pode ser ouvido claramente a 30 metros. Só experimentando!

Se subir mais 271 degraus vai chegar à Golden Gallery (Galeria Dourada), mesmo no topo da cúpula. Já disse várias vezes nos meus artigos sobre Londres que esta vista deve ser ainda melhor do que a do London Eye. Demore-se por aqui a ver o rio e as suas pontes. E também outros edifícios de Londres.

visitar londres rio tamisa
Rio Tâmisa – Londres desde a Catedral de S. Paulo

Baixe à cripta

Na parte subterrânea da St. Paul’s Cathedral estão sepultados os heróis do Reino Unido.

Faça uma visita multimédia pela catedral

Pode parecer um pouco estranha a sugestão duma visita virtual ou em vídeo quando se está mesmo lá dentro da catedral mas só desta forma é possível ver bem de perto alguns mosaicos e pinturas. Descubra aqui tudo sobre história, arquitetura e vida diária da St. Paul’s Cathedral.

Veja o órgão

O órgão da catedral é o terceiro maior da Grã-Bretanha em número de tubos (7.266!). Data de 1694.

Mapa Catedral de São Paulo, Londres – St. Paul’s Cathedral

A St. Paul’s Cathedral fica precisamente em St Paul’s Churchyard, ou seja, numa praça com o mesmo nome. Está bem perto do Rio Tâmisa, junto à Millennium Bridge, uma ponte pedonal que dá acesso à galeria de arte moderna Tate Modern.

Informação prática Catedral de São Paulo, Londres – St. Paul’s Cathedral

  • Morada: St Paul’s Cathedral, St Paul’s Churchyard
  • Horário: Aberta segunda-sábado, 8.30h-16.30h
  • Preço: Adultos – 20 Libras; Crianças 6 aos 17 anos – 8,50 Libras (os preços são todos ligeiramente mais baratos comprados online com antecedência)
  • Estação de metro mais próxima: St. Paul’s
Descubra o que visitar em Londres, um dos artigos mais lidos do Foto Viajar.
Ajudei a planear a sua viagem? Então, peço-lhe que reserve o seu hotel em Londres através deste link. Não paga mais por isso mas ajuda-me a manter o Foto Viajar. Obrigado!
Este cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres. 
Leia o artigo London Pass Londres ou vá ao site oficial do London Pass.
Código de desconto de janeiro: JAN2020
6% nas versões de 3, 6, 10 dias (sem cartão de viagem) 

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner ou no Momondo.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar