Dinheiro em Londres, libras esterlinas – moeda Inglaterra

Como usar dinheiro em Londres é uma dúvida que muitos viajantes têm. Esta coloca-se porque já que a Inglaterra nunca chegou a aderir ao Euro e sempre manteve como moeda a Libra Esterlina.

É bastante fácil lidar com libras em Londres hoje em dia. No entanto, o facto de termos de fazer o câmbio, implica (ou implicava, já explico) que tenhamos que pagar algumas taxas e comissões ao nosso banco. E isto acontece quando o câmbio é feito de Euros para Libras em casas de câmbio, no pagamento de compras ou mesmo em levantamentos nas caixas multibanco.

Neste momento, está a ler um artigo editado (em dezembro de 2019). Na verdade, mudou bastante a forma como eu abordava esta questão do dinheiro em Inglaterra (e em todo o Reino Unido – Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Inglaterra). Agora tenho um cartão que faz o câmbio sem custos em pagamentos e levantamentos, que lhe vou apresentar mais abaixo nesta página.

Moeda Inglaterra, Reino unido - notas e moedas - Libras
Notas em Libras Esterlinas

Antigamente, estes eram os “truques” que eu usava para poupar dinheiro nas comissões de bancos e balcões de câmbio.

  • Quando viajava, raramente trocava dinheiro para a moeda do país que estava a visitar. Numa época de “dinheiro de plástico”, acaba sempre por ser mais fácil e barato tirar dinheiro numa caixa multibanco.
  • Levantava sempre o máximo permitido (cerca de €200) porque se paga uma comissão quando se usa um cartão de débito ou crédito fora da zona Euro. Depois distribuía o dinheiro pelas pessoas que estavam comigo. Quando fizesse falta mais dinheiro, seria a vez de outra pessoa levantar para não ser sempre a mesma a pagar as comissões.
  • Levava, também, uns 200 EUROS escondidos em várias malas para qualquer eventualidade como o cartão não funcionar em alguma máquina ATM (nunca me aconteceu mas mais vale prevenir…).
  • Evitava usar o cartão de crédito ou débito em todas as compras porque pagaria comissões por usá-lo fora da zona Euro, mais uma taxa pela conversão da moeda,…

Se, ainda assim, preferir trocar EUROS já em Londres pode fazê-lo logo à chegada nos balcões de câmbios do aeroporto em Londres, que são mesmo ao lado da máquina que vende os bilhetes para o metro.

Moeda Inglaterra, Reino unido – notas e moedas, Libras

Moeda Inglaterra, Reino unido - notas e moedas - Libras
Moedas Libras Esterlinas

Como faço atualmente para usar libras no Reino Unido

Deixei de me preocupar com dinheiro em Londres e por todo o Reino Unido (e no Japão e nos Emirados Árabes Unidos) a partir do momento em que comecei a usar o Cartão Revolut. A última vez que fui a Londres, 3 de nós (de 4 adultos) tínhamo-lo e usámo-lo todos os dias imensas vezes.

O Revolut, é uma conta multi-moeda. Ficamos com um cartão e com uma aplicação no telemóvel/celular que serve para carregarmos a conta e para ficarmos com o registo de todas as ocasiões que a usamos. O melhor de tudo é que o cartão Standard é grátis! Siga este link, que também lhe poupa

Usei o Cartão Revolut para gerir o meu dinheiro em Londres da seguinte forma:

  • levantei, em Libras, o equivalente a 200€ Euros numa caixa multibanco (sem comissões);
  • paguei com ele em restaurantes, supermercados, lojas,…;
  • comprei os bilhetes de comboio, metro e autocarro de forma extremamente fácil (é contactless).

Explico tudo neste artigo sobre o Cartão Revolut, que também uso em Portugal nas minhas compras diárias. Se preferir ir já para o site do Revolut, basta carregar no botão seguinte.

Use-o para pagar, por exemplo, a conta do seu hotel em Londres, bilhetes para musicais, roupa mais cara,…

Use dinheiro (libras) para quantias mais pequenas como refeições ligeiras, supermercado, entradas em museus,… Ou pague novamente com a tecnologia contactless.

Ajudei a planear a sua viagem? Então, peço-lhe que reserve o seu hotel em Londres através deste link. Não paga mais por isso mas ajuda-me a manter o Foto Viajar. Obrigado!

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar