Guia Londres Roteiro – Londres, o que visitar

Visitar Londres está nos seus planos? Este guia de Londres vai mostrar-lhe tudo o que pode ver através dum roteiro com percursos detalhados para um fim de semana ou mais dias.

Este roteiro está escrito para o ajudar a ver Londres em 3 dias mas pode usá-lo para conhecer a cidade com mais calma e tempo. Aqui vai encontrar tudo sobre os melhores museus, monumentos, parques, ruas, musicais, as melhores vistas, lugares modernos e outros ricos em história,…

visitar londres rio tamisa
Foto do Rio Tâmisa – Londres desde a Catedral de S. Paulo

Nesta cidade fantástica nunca se vai aborrecer e descobrir o que visitar em Londres é, por si só, uma viagem. Há sempre que fazer, independentemente da sua idade ou preferências. Só precisa de ler com atenção esta página e fazer as suas escolhas.

Para além desta, há muitas mais páginas no Foto Viajar sobre Londres. Basta seguir o link anterior, aceitar as sugestões de visitas e construir aqui todo o seu percurso. Mas antes vamos ao nosso roteiro.

O que visitar em Londres

Já fiz 4 viagens a Londres, sempre como turista, e ainda quero voltar. Na primeira viagem fiquei 5 dias (Fevereiro); na segunda, 10 dias (Julho/Agosto); na terceira, 7 dias (Março); na quarta, 5 dias (Fevereiro). Não me parece que fique por aqui. Pretendo voltar a Londres um dia.

As minhas sugestões sobre o que visitar em Londres são meramente indicativas. Com tantas escolhas neste guia e tanto que fazer, vai ser difícil conseguir ver tudo. Por isso, depois de ler esta sugestão de percurso, adapte-o aos seus interesses, tempo disponível e orçamento.

rua do centro de londres
Foto Regent Street, centro de Londres

Vamos, então, supor que já leu o artigo Viajar Londres (Voos, aeroportos, transfers, metro), escolheu um voo Lisboa-Londres barato, fez a viagem em 2.30h e chegou, por exemplo, ao aeroporto de Heathrow às 10h.

Contando com tempo para recolher malas, entrar no metro, a viagem de cerca de 1h até ao seu hotel em Londres, check-in e largar as malas nos quartos, só estará pronto às 13h. E vai ter fome.

Se for possível, leve umas sandes de casa e vá comendo para poupar tempo e começar logo a sua visita. Não se preocupe que ainda vai poder fazer muita coisa neste dia.

Antes de entrar no percurso propriamente dito, veja quais as atrações a visitar em Londres com desconto no London Pass para o ajudar a decidir se vale a pena. Existe também uma excelente opção na Ticketbar. Compare as diversas alternativas!

Roteiro Guia Londres – o que visitar (Dia 1)

  • Vá de metro até à estação de Tottenham Court Road e siga para New Oxford Street, a pé. Dez minutos depois vai encontrar o British Museum (circule pelos corredores durante cerca de 1h, mas não se distraia porque é fácil ficar a tarde toda e esquecer que a verdadeira cidade está lá fora nas ruas).
  • Vá em direção a sul e passe pelo Soho (volte mais tarde para apreciar as diversões noturnas) e por Chinatown.
  • Siga para Piccadilly Circus, onde estão os painéis publicitários de neon que todos conhecem de fotografias ou da televisão. Demore-se um pouco por aqui. Está mesmo a visitar a cidade no centro, no seu coração! Há muitas lojas de recordações mas são caras e de um gosto duvidoso.
visitar centro de londres
Piccadilly Circus, centro de Londres
  • Volte para trás (leste) e passe por Leicester Square. Nesta movimentada praça pode encontrar a Half Price Ticket Booth (uma “bilheteira” com bons preços para os fantásticos musicais de Londres).
  • Siga para sul até Trafalgar Square (pode visitar a National Gallery se gostar de pintura).
Trafalgar Square Londres
Trafalgar Square, visitar o centro de Londres
  • Continue a visitar Londres seguindo o roteiro rumo a sudoeste e passe debaixo do Admiralty Arch. Siga por The Mall (estrada vermelha, como uma passadeira, para a rainha) que vai dar aos portões do Palácio de Buckingham (a mudança da guarda é de manhã, não fique à espera).
  • Volte para trás na mesma direção de onde veio mas entre no St. James’s Park, na minha opinião, um dos mais bonitos parques de Londres, e atravesse a ponte a meio do lago para tirar umas belas fotografias de Londres.
  • Agora siga em frente, para leste, até ao fim do parque, e vire à direita para as Churchill War Rooms (bunker interessantíssimo de onde Churchil comandou as forças britânicas desde Londres durante a Segunda Guerra Mundial) ou à esquerda até à Horse Guards Parade (parada de guardas a cavalo).
visitar Londres parques
Esquilo em Hyde Park, Londres
  • Atravesse a parada, passe por baixo dos arcos até à rua do outro lado (Whitehall) e vire à direita.
  • Andando um pouco por esta zona de Londres, vai encontrar o Number 10 Downing Street, residência e escritório do Primeiro Ministro (os guardas não o vão deixar visitar…).
  • Continue a descer a rua e vai acabar por encontrar, à direita, a Abadia de Westminster e, à esquerda, o Parlamento e o Big Ben.
roteiro londres abadia
Abadia de Westminster
  • Apanhe o metro na estação de Westminster, à esquerda do Big Ben, na rua que vai dar à ponte que atravessa o rio Tâmisa e siga para Covent Garden. Acabe o percurso do dia a visitar Londres aqui, passeando pelas ruas e lojas. Existe um mercado coberto com recordações mais baratas do que as de Piccadilly.
  • Regresse ao hotel de metro ou, se for perto, a pé.

Roteiro Guia Londres – o que visitar (Dia 2)

  • Levante-se bem cedo para continuar a viagem. Apanhe o metro até à estação de St. Paul’s. Siga as setas à saída para encontrar a St. Paul’s Cathedral (Catedral de S. Paulo).

    Para ver a cidade dum ponto elevado pode entrar e subir à torre. Uma alternativa para ver Londres de cima é o London Eye, uma espécie de roda gigante.

  • Ao sair da Catedral, o destino a visitar a seguir é a Torre de Londres. Tem duas hipóteses para lá chegar: volta à estação de St. Paul’s e segue de metro até Tower Hill (mude de linha) ou vai a pé (2km), passando pela City, o centro financeiro da Inglaterra e mesmo da Europa. Esta última zona tem imensos prédios altos e o movimento nas ruas é notável. Ou não estivesse numa cidade verdadeiramente cosmopolita.
  • Nunca entrei na Torre de Londres, pelo que investiguei prefiro andar nas ruas. Dê a volta pela esquerda e atravesse a estrada para as Docas de Santa Catarina.
torre de Londres
Torre de Londres com a City por trás
  • As docas não costumam ter muita gente mas eu considero este lugar um dos mais agradáveis para visitar em Londres e obrigatório neste roteiro. Dê uma volta de 15m e, junto ao rio, vai ver a Tower Bridge (“Ponte da Torre”). Atravesse-a lentamente e desfrute da vista.
Tower Bridge Londres
Tower Bridge desde a Tower of London
  • Já na outra margem, desça as escadas à esquerda. Esta é a zona de Butler’s Wharf, onde antigamente se descarregavam os produtos transportados por barco. A arquitetura é muito interessante.
  • Voltando para trás em direção à Tower Bridge novamente e passando para o outro lado desta, ainda na margem sul, o edifício moderno e estranho que encontrará é a Câmara Municipal de Londres. Há sempre muita gente por aqui e a vista sobre o rio é maravilhosa.
  • Seguindo o percurso ao longo do rio (4 km) vai encontrar, por ordem, o navio de guerra HMS Belfast, a Hay’s Galleria (zona comercial numas antigas docas onde poderá almoçar, a Catedral Gótica de Southwark, o Shakespeare’s Globe (teatro em memória do dramaturgo), a galeria de arte moderna Tate Modern (gratuita), Gabriel’s Wharf (agradável zona com esplanadas).
visitar londres guia roteiro
Houses of Parliament, Big Ben e London Eye
  • Depois surgem o Southbank Central (centro de artes), os Jubilee Gardens (Jardins do Jubileu), o London Eye, o Aquário de Londres e, finalmente, a Ponte Westminster que vai dar acesso ao Parlamento do Reino Unido.
  • De certeza que todo este percurso já o deixou exausto e a noite deve ter caído. Fique por aqui mais um pouco ou vá de metro até um teatro para assistir a um musical. Já vi duas vezes o “Fantasma da Ópera”, uma o “Senhor dos Anéis” e, mais recentemente, o “Wicked”.

    Adorei-os todos e nem sou fã de musicais. Mas num teatro  de Londres é fabuloso ouvir a música e admirar todo o espaço cénico. Pode comprar os bilhetes dos musicais online ou numa bilheteira de Leicester Square.

Roteiro Guia Londres – o que visitar (Dia 3)

Com o avião Londres-Lisboa a partir, por exemplo, às 20.15h (contando com duas horas para check-in, metro até Heathrow e descobrir o balcão certo) é melhor sair do centro da cidade lá pelas 16h.

Em princípio, no hotel, terá que sair do quarto até cerca das 12h. Peça para lhe guardarem as malas. Ou, melhor ainda, leve desde Portugal uma pequena mochila com o mínimo essencial e carregue-a às costas durante este último dia de viagem.

Levando apenas bagagem de mão, também poupa tempo na entrada do avião em Portugal (não tem que despachar malas) e não teve que ir deixar nada no hotel no primeiro dia.

Em algumas companhias aéreas pode fazer check-in online e “voar” direito à porta de embarque se não despachar malas. Grande poupança de tempo. Uma outra dica muito importante para poupar tempo é escolher um hotel em Londres com a localização que lhe der mais jeito!

  • Apanhe o metro cedinho até à estação de Camden Town. Suba a rua para Camden Lock Market (abre às 10h) e faça compras nas lojas dos punks e no interessante mercado até ao meio-dia.
camden town Londres
Camden Town
  • Regresse à mesma estação e siga para sul. Cuidado na escolha do metro pois, se reparar no mapa do metro de Londres, a linha preta bifurca e há comboios para os dois lados. Quer ir até Leicester Square, onde mudará para a linha azul. Terá de escolher o próximo destino, pois o tempo já é pouco:
  1. ou decide visitar os armazéns Harrods (estação Knightsbridge).
  2. ou sai na estação seguinte, em South Kensington, e anda um pouco para norte, onde pode ver os seguinte museus (gratuitos e ao lado uns dos outros): Museu de História Natural (Natural History Museum), Museu da Ciência (Science Museum) e Victoria and Albert Museum. Estes três museus expõem (respetivamente) história natural, ciência e arte.

Muito perto, a norte, pode ver a emblemática sala de espetáculos Royal Albert Hall e visitar Hyde Park, um dos maiores parques da capital do Reino Unido.

visitar londres concertos
Casa de espetáculos Royal Albert Hall, Londres

Agora, vai ter que gerir muito bem o tempo para acabar a sua visita seguindo este roteiro ou guia. Se tiver as tais mochilas já não tem que voltar ao hotel e pode caminhar pelo parque, apanhando o metro na estação Hyde Park Corner.

Um último pormenor muito importante. Este Roteiro Londres – o que visitar exige muito das pernas mas é perfeitamente possível de realizar. Na última viagem andámos cerca de 10 km por dia durante 7 dias e não somos atletas. Se estiver cansado, apanhe o metro e deixe de visitar alguns pontos do roteiro.

O meu amigo João Leitão, do site Diário de Viagens, também tem páginas muito interessantes sobre o que visitar em Londres. Passe por lá!

Vídeo Londres – o que visitar

Para ter noção da dimensão de Londres, veja este excelente vídeo que, curiosamente, parece que foi filmado numa cidade miniatura.

Guia Londres – o que visitar em mais dias

Se tem mais do que um fim de semana para fazer a sua viagem também pode seguir este guia mas observando tudo com mais calma ou fazendo pequenas excursões de um dia a outros lugares da Inglaterra.

Para ter uma noção da dimensão da cidade e a distância entre os lugares a visitar, preparei um mapa de Londres.

E agora? Já reservou tudo para a sua viagem?

Reservar hotel em Londres pode ser caro. Para poupar dinheiro é melhor fazer a reserva com muito tempo de antecedência para poder escolher comparando preços de hotéis em Londres neste site que uso sempre para fazer reservas.
Este cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres. 
Leia o artigo London Pass Londres ou vá ao site oficial do London Pass.
Código de desconto de janeiro: JAN2020
6% nas versões de 3, 6, 10 dias (sem cartão de viagem) 

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner ou no Momondo.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar