Guia Londres Roteiro – Londres, o que visitar

Visitar Londres está nos seus planos? Este guia de Londres vai mostrar-lhe tudo o que pode ver através dum roteiro com percursos detalhados para um fim de semana ou mais dias.

Londres Roteiro
Foto Londres desde a Catedral de S. Paulo

Este roteiro está escrito para o ajudar a ver Londres em 3 dias mas pode usá-lo para conhecer a cidade com mais calma e tempo. Aqui vai encontrar tudo sobre os melhores museus, monumentos, parques, ruas, musicais, as melhores vistas, lugares modernos e outros ricos em história,…

Nesta cidade fantástica nunca se vai aborrecer e descobrir o que visitar em Londres é, por si só, uma viagem. Há sempre que fazer, independentemente da sua idade ou preferências. Só precisa de ler com atenção esta página e fazer as suas escolhas.

Para além desta, há muitas mais páginas no Foto Viajar sobre Londres. Basta seguir o link anterior, aceitar as sugestões de visitas e construir aqui todo o seu percurso. Mas antes vamos ao nosso roteiro.

O que visitar em Londres

Já fiz 3 viagens a Londres, sempre como turista, e ainda quero voltar. Na primeira viagem fiquei 5 dias (Fevereiro); na segunda, 10 dias (Julho/Agosto); na terceira, 7 dias (Março). E pretendo voltar um dia.

guia londres
Foto Regent Street, centro da cidade

As minhas sugestões sobre o que visitar em Londres são meramente indicativas. Com tantas escolhas neste guia e tanto que fazer, vai ser difícil conseguir ver tudo. Por isso, depois de ler esta sugestão de percurso, adapte-o aos seus interesses, tempo disponível e orçamento.

Vamos, então, supor que já leu o artigo Viajar Londres (Voos, aeroportos, transfers, metro), escolheu um voo Lisboa-Londres barato, fez a viagem em 2.30h e chegou, por exemplo, ao aeroporto de Heathrow às 10h.

Contando com tempo para recolher malas, entrar no metro, a viagem de cerca de 1h até ao seu hotel em Londres, check-in e largar as malas nos quartos, só estará pronto às 13h. E vai ter fome.

Se for possível, leve umas sandes de casa e vá comendo para poupar tempo e começar logo a sua visita. Não se preocupe que ainda vai poder fazer muita coisa neste dia.

Antes de entrar no percurso propriamente dito, veja quais as atrações a visitar em Londres com desconto no London Pass para o ajudar a decidir se vale a pena. No fim da barra lateral do Foto Viajar vou atualizando sempre os códigos promocionais disponíveis. Existe também uma excelente opção na Ticketbar. Compare as diversas alternativas!

Roteiro Guia Londres – o que visitar (Dia 1)

  • Vá de metro até à estação de Tottenham Court Road e siga para New Oxford Street, a pé. Dez minutos depois vai encontrar o British Museum (circule pelos corredores durante cerca de 1h, mas não se distraia porque é fácil ficar a tarde toda e esquecer que a verdadeira cidade está lá fora nas ruas).
  • Vá em direcção a sul e passe pelo Soho (volte mais tarde para apreciar as diversões noturnas) e por Chinatown.
  • Siga para Piccadilly Circus, onde estão os painéis publicitários de neon que todos conhecem de fotografias ou da televisão. Demore-se um pouco por aqui. Está mesmo a visitar a cidade no centro, no seu coração!Há muitas lojas de recordações mas são caras e de um gosto duvidoso.
Roteiro Londres Guia
Foto Piccadilly Circus, Londres
  • Volte para trás (leste) e passe por Leicester Square. Nesta movimentada praça pode encontrar a Half Price Ticket Booth (uma “bilheteira” com bons preços para os fantásticos musicais de Londres).
  • Siga para sul até Trafalgar Square (pode visitar a National Gallery se gostar de pintura).
Guia Londres Roteiro
Foto Trafalgar Square, Londres
  • Continue a visitar Londres seguindo o roteiro rumo a sudoeste e passe debaixo do Admiralty Arch. Siga por The Mall (estrada vermelha, como uma passadeira, para a rainha) que vai dar aos portões do Palácio de Buckingham (a mudança da guarda é de manhã, não fique à espera).
  • Volte para trás na mesma direção de onde veio mas entre no St. James’s Park, na minha opinião, um dos mais bonitos parques de Londres, e atravesse a ponte a meio do lago para tirar umas belas fotografias de Londres.
  • Agora siga em frente, para leste, até ao fim do parque, e vire à direita para as Churchill War Rooms (bunker interessantíssimo de onde Churchil comandou as forças britânicas desde Londres durante a Segunda Guerra Mundial – última entrada 17h, fecho 18h, 17 LIBRAS) ou à esquerda até à Horse Guards Parade (parada de guardas a cavalo).
Guia Londres Roteiro
Esquilo em Hyde Park, Londres
  • Atravesse a parada, passe por baixo dos arcos até à rua do outro lado (Whitehall) e vire à direita.
  • Andando um pouco por esta zona de Londres, vai encontrar o Number 10 Downing Street, residência e escritório do Primeiro Ministro (os guardas não o vão deixar visitar).
  • Continue a descer a rua e vai acabar por encontrar, à direita, a Abadia de Westminster (fecha às 4h, 16 LIBRAS) e, à esquerda, o Parlamento e o Big Ben.
Guia Londres Roteiro
Foto Abadia de Westminster, Londres
  • Apanhe o metro na estação de Westminster, à esquerda do Big Ben, na rua que vai dar à ponte que atravessa o rio Tâmisa e siga para Covent Garden. Acabe o percurso do dia a visitar Londres aqui, passeando pelas ruas e lojas. Existe um mercado coberto com recordações mais baratas do que as de Piccadilly.
  • Regresse ao hotel de metro ou, se for perto, a pé.

Roteiro Guia Londres – o que visitar (Dia 2)

  • Levante-se bem cedo para continuar a viagem. Apanhe o metro até à estação de St. Paul’s. Siga as setas à saída para encontrar a St. Paul’s Cathedral (Catedral de S. Paulo, entrada 11 LIBRAS).

    Para ver a cidade dum ponto elevado pode entrar e subir à torre. É mais barato e interessante subir lá acima para ter uma vista panorâmica do que pagar 17 LIBRAS no London Eye.

  • Ao sair da Catedral, o destino a visitar a seguir é a Torre de Londres. Tem duas hipóteses para lá chegar: volta à estação de St. Paul’s e segue de metro até Tower Hill (mude de linha) ou vai a pé (2km), passando pela City, o centro financeiro da Inglaterra e mesmo da Europa. Esta última zona tem imensos prédios altos e o movimento nas ruas é notável. Ou não estivesse numa cidade verdadeiramente cosmopolita.
  • Nunca entrei na Torre de Londres (£20), pelo que investiguei prefiro andar nas ruas. Dê a volta pela esquerda e atravesse a estrada para as Docas de Santa Catarina.
Guia Roteiro
Foto Torre de Londres com a City por trás
  • As docas não costumam ter muita gente mas eu considero este lugar um dos mais agradáveis para visitar em Londres e obrigatório neste roteiro. Dê uma volta de 15m e, junto ao rio, vai ver a Tower Bridge (“Ponte da Torre”). Atravesse-a lentamente e desfrute da vista.
Guia Inglaterra Roteiro
Foto Tower Bridge, Londres
  • Já na outra margem, desça as escadas à direita. O edifício moderno e estranho é a Câmara Municipal de Londres. Há sempre muita gente por aqui e a vista sobre o rio é maravilhosa.
  • Seguindo o percurso ao longo do rio (4 km) vai encontrar, por ordem, o navio de guerra HMS Belfast, a Hay’s Galleria (zona comercial numas antigas docas onde poderá almoçar, a Catedral Gótica de Southwark, o Shakespeare’s Globe (teatro em memória do dramaturgo), a galeria de arte moderna Tate Modern (gratuita), Gabriel’s Wharf (agradável zona com esplanadas).
visitar londres guia roteiro
Foto Houses of Parliament, Big Ben e London Eye
  • Depois surgem o Southbank Central (centro de artes), os Jubilee Gardens (Jardins do Jubileu), o London Eye, o Aquário de Londres e, finalmente, a Ponte Westminster que vai dar acesso ao Parlamento do Reino Unido.
  • De certeza que todo este percurso já o deixou exausto e a noite deve ter caído. Fique por aqui mais um pouco ou assista a um musical. Já vi duas vezes o “Fantasma da Ópera” e uma o “Senhor dos Anéis”.

    Adorei ambos e nem sou fã de musicais. Mas num teatro  de Londres é fabuloso ouvir a música e admirar todo o espaço cénico. Pode comprar os bilhetes dos musicais online ou numa bilheteira de Leicester Square.

Roteiro Guia Londres – o que visitar (Dia 3)

Com o avião Londres-Lisboa a partir, por exemplo, às 20.15h (contando com duas horas para check-in, metro até Heathrow e descobrir o balcão certo) é melhor sair do centro da cidade lá pelas quatro.

Em princípio, no hotel, terá que sair do quarto ao meio-dia. Peça para lhe guardarem as malas. Ou, melhor ainda, leve desde Portugal uma pequena mochila com o mínimo essencial e carregue-a às costas durante este último dia de viagem.

Levando apenas bagagem de mão, também poupa tempo na entrada do avião em Portugal (não tem que despachar malas) e não teve que ir deixar nada no hotel no primeiro dia.

Em algumas companhias aéreas pode fazer check-in online e “voar” direito à porta de embarque se não despachar malas. Grande poupança de tempo. Se o seu hotel em Londres tiver internet faça o check-in na véspera do dia de regresso.

  • Apanhe o metro cedinho até à estação de Camden Town. Suba a rua para Camden Lock Market (abre às 10h) e faça compras nas lojas dos punks e no interessante mercado até ao meio-dia.
Guia Londres Roteiro
Foto Camden Town, Londres
  • Regresse à mesma estação e siga para sul. Cuidado na escolha do metro pois, se reparar no mapa do metro de Londres, a linha preta bifurca e há comboios para os dois lados. Quer ir até Leicester Square, onde mudará para a linha azul. Escolher o destino pois o tempo é pouco.

– ou decide visitar os armazéns Harrods (estação Knightsbridge).

– ou sai na estação seguinte, em South Kensington, e anda um pouco para norte, onde pode ver os seguinte museus (gratuitos e ao lado uns dos outros): Museu de História Natural (Natural History Museum), Museu da Ciência (Science Museum) e Victoria and Albert Museum. Estes três museus expõem (respetivamente) história natural, ciência e arte.

Muito perto, a norte, pode ver a emblemática sala de espetáculos Royal Albert Hall e visitar Hyde Park, um dos maiores parques da capital do Reino Unido.

Guia London Roteiro
Foto casa de espetáculos Royal Albert Hall, Londres

Agora, vai ter que gerir muito bem o tempo para acabar a sua visita seguindo este roteiro ou guia. Se tiver as tais mochilas já não tem que voltar ao hotel e pode caminhar pelo parque, apanhando o metro na estação Hyde Park Corner.

Um último pormenor muito importante. Este Roteiro Londres – o que visitar exige muito das pernas mas é perfeitamente possível de realizar. Na última viagem andámos cerca de 10 km por dia durante 7 dias e não somos atletas. Se estiver cansado, apanhe o metro e deixe de visitar alguns pontos do roteiro.

O meu amigo João Leitão, do site Diário de Viagens, também tem páginas muito interessantes sobre o que visitar em Londres. Passe por lá!

Vídeo Londres – o que visitar

Para ter noção da dimensão de Londres, veja este excelente vídeo que, curiosamente, parece que foi filmado numa cidade miniatura.

Guia Londres – o que visitar em mais dias

Se tem mais do que um fim de semana para fazer a sua viagem também pode seguir este guia mas observando tudo com mais calma ou fazendo pequenas excursões de um dia a outros lugares da Inglaterra.

Para ter uma noção da dimensão da cidade e a distância entre os lugares a visitar, preparei um mapa de Londres.

E agora? Já reservou tudo para a sua viagem?

Reservar Hotel Precisa de hotel em Londres? Carregue no botão para comparar preços no site que eu uso. Não paga mais por isso e assim ajuda-me a manter o Foto Viajar. Muito obrigado. Boa viagem!

London Pass roteiro Londres o que visitarEste cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres, como pode ler no artigo London Pass Londres.

Se preferir, vá logo diretamente para o site oficial do London Pass para saber mais. E use sempre os códigos promocionais que vou atualizando aqui na barra lateral à direita!

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar