Guia Londres Roteiro – O que não fazer em Londres

Com tanto para ver e fazer em Londres, é impossível sobrar-lhe tempo. Especialmente se tiver o tempo contado numa pequena viagem de 3 ou 4 dias.

nao fazer londres
O que não fazer em Londres? Deixar de ver a zona do Rio Tâmisa, claro.

Assim de repente, tudo parece interessante na cidade. Mas… o que não deve fazer em Londres para ter tempo para conhecer as zonas e monumentos mais importantes? E quais são os “pecados mortais” para os turistas segundo os Londrinos?

Esta pequena lista sobre o que não fazer em Londres vai ajudá-lo a aproveitar melhor a sua estadia mas também a fazê-lo sentir-se mais parte da cidade.

O que não fazer em Londres

Usar sempre o metro ou fazê-lo à hora de ponta.

É claro que o Tube (metro,metrô) é a forma mais rápida de viajar em Londres. Mas também é bastante mais caro do que andar de autocarro (ônibus)… e do que andar a pé. Para além disso, debaixo do chão, não vai conseguir descobrir segredos escondidos quando estiver a visitar Londres.

Use o metro em Londres apenas quando tiver que percorrer grandes distâncias, tiver pouco tempo ou já estiver cansado. Evite ao máximo a hora de ponta. Corre o risco de demorar bastante tempo até haver espaço numa carruagem… E não vai gostar de se sentir uma sardinha em lata.

Apanhar um táxi

A ideia quase romântica de apanhar um daqueles táxis típicos de Londres quando estiver de visita à cidade de certeza que lhe passou pela cabeça. Mas uma viagem de táxi em Londres é ridiculamente cara. Para além disso, o trânsito a certas horas vai fazer com que demore bastante tempo a chegar ao seu destino. Quer experimentar algo irónico da cidade de Londres? Apanhe um double-decker, um autocarro panorâmico de dois andares, depois de estudar bem o seu percurso. Suba à parte de cima e aproveite a vista sobre as ruas, especialmente se tiver mais tempo para experimentar tudo, por exemplo, numa viagem de 7 dias em Londres.

nao fazer londres
Táxi em Londres

Não ter em conta o tempo de transfers aeroporto-centro de Londres

Chegar de avião a um dos aeroportos de Londres significa que a sua viagem ainda não chegou ao fim. Seja qual for o seu meio de transporte de eleição para chegar ao centro da cidade (táxi, autocarro, comboio,…) vai demorar algum tempo para chegar ao seu hotel em Londres. Conte com este tempo extra e não faça contas que à hora de jantar já vai estar sentado à mesa se o seu voo aterrar às 19:00h, por exemplo. Vai precisar de uma a duas horas para estar no meio da confusão ou a relaxar da viagem num parque de Londres.

Menosprezar o tempo que demora a fazer a viagem desde um dos aeroportos de Londres até ao centro da cidade vai correr mal. E o caminho inverso ainda pior. Não faça contas apertadas para chegar ao aeroporto em cima da hora para fazer o check-in no voo de regresso. E tenha em conta que esse mesmo voo até pode partir de um aeroporto diferente, ou a uma hora diferente. Jogue pelo seguro.

Conduzir… e estacionar

Esqueça! Eu nunca tentei. E não tenciono tentar. Adoro conduzir e já entrei de carro em cidades grandes ou relativamente grandes como Paris, Viena, Praga, Praga, Barcelona, etc. Até já conduzi pela esquerda em Malta, Escócia, Tailândia. Mas conduzir pela esquerda numa cidade cheia de trânsito como Londres deve ser de loucos. Na estrada é fácil, habituamo-nos bem depressa. Mas temos de estar sempre a pensar antes de mudar de direção, ultrapassar, entrar numa rotunda,… Simplesmente não é natural para nós. Tudo fica bastante mais difícil quando tempos também que pensar nos peões, ruas de sentido único, confusão, semáforos e mil coisas mais.

nao fazer londres
Estacionar em Londres

Quem quiser experimentar e sujeitar-se a riscar um carro alugado ou o próprio carro ainda tem que ter mais uma dor de cabeça. Estacionar em Londres não é, de todo, fácil. Pergunte a um Londrino! Há imensas zonas interditas ou reservadas para moradores. E, claro, os parques de estacionamento são caríssimos.

Ficar parado do lado esquerdo numa escada rolante

Grande parte das pessoas fica parada nas escadas rolantes. Em Londres e em qualquer outro lugar do mundo. Mas em cidades grandes como Londres há sempre quem tenha pressa, especialmente no metro. A grande maioria
das pessoas fica parada do lado direito para dar passagem a quem quer subir as escadas mais rapidamente. Deixe a “faixa” da esquerda livre se não quiser irritar uma dezena de apressados.

Provar “Fish and Chips”

É preciso ter um paladar bastante especial para gostar da combinação de sabores do tradicional “Fish and Chips”. E nós, simplesmente, não estamos habituados. Não lhe estou a sugerir que não prove de todo. Mas tenha a noção de que pode ficar com fome se não gostar. É melhor ter uma alternativa à mão para a sua refeição em Londres. A não ser que a combinação de peixe com batatas fritas lhe faça nascer água na boca…

Tentar ver tudo em Londres em apenas 2, 3, 4, 5 dias…

Londres é uma cidade muito grande. Imensa! Londres tem inúmeros monumentos interessantes, museus riquíssimos, bairros fascinantes. Ou seja, se está à procura da resposta para a pergunta “o que fazer em Londres“, a resposta é… Tudo! Para além dos lugares icónicos ainda há aqueles que agradam a gostos mais específicos para amantes de música, gastronomia de, virtualmente, todos os países do mundo, colecionismo, desporto, literatura, História, etc, etc.

nao fazer londres
Museu de arte moderna – Tate Modern

Quer isto dizer que é impossível ver tudo em Londres em apenas alguns dias. Ou mesmo num mês ou dois! Tenho publicados vários artigos que o ajudam a planear melhor a sua primeira visita a Londres para um número de dias específico. Estes guias são também facilmente personalizáveis para o tempo de que dispõe. Comece por aqui. E volte mais tarde.

Fazer compras em Oxford Street

Sou suspeito para falar de compras porque… não sou fã. Em viagem ou em casa. A não ser, claro, que esteja em ambientes totalmente diferentes, como no Grande Bazar de Istambul.

Oxford street é uma das ruas mais famosas de Londres para fazer compras. Mas a verdade é que a maioria das lojas pertence a cadeias internacionais que provavelmente têm preços bastante mais acessíveis na sua cidade. E sem ser em libras… Aceite antes outras sugestões para fazer compras em Londres.

Comprar recordações para turistas

Há centenas, se não milhares, de recordações “foleiras” para comprar em Londres. Desconfio que a grande maioria feita na China. Resista à tentação de comprar uma cara lata de chá com a Union Jack e invista em algo autêntico que o faça recordar a sua viagem a Londres. Compre algo fora das zonas turísticas ou simplesmente gaste o seu dinheiro em memórias em vez de objetos. Vá ver um musical, por exemplo. Nunca se vai esquecer.

nao fazer londres
Secção do Egipto no British Museum

Pagar para visitar exposições temporárias em museus

Londres tem dos melhores museus do mundo, que cobrem os mais variados interesses. Muitos deles são gratuitos, o que é excelente. Acredite, mesmo numa semana, se quisesse mesmo só visitar e conhecer a fundo pequenos e grandes museus gratuitos em Londres e não fazer mais nada, iria ocupar todo o seu tempo. Ou seja, a não ser que haja uma exposição temporária do seu artista favorito ou um tema que o fascina, explore os museus gratuitos de Londres ao máximo e poupe as suas libras para outras atividades.

Fica aqui uma pequena, muito pequena lista de alguns museus em Londres em que a entrada é gratuita. É aproveitar.

Perder tempo em filas no Madame Tussaud’s Wax Museum.

Sem querer gerar polémicas e respeitando os gostos dos fãs do museu de cera de Londres… São só bonecos (bem feitos, é certo) de pessoas famosas. Há um milhão de coisas mais interessantes para fazer em Londres do que visitar este museu. Nem que seja só sentar-se num parque a ver as pessoas e os esquilos a passar. Perder uma ou duas horas numa fila para entrar neste museu… devia ser proibido.

nao fazer londres
Madame Tussaud’s Wax Museum

Agora já conhece a minha lista de o que não fazer em Londres. Aproveite também as restantes sugestões do Foto Viajar. Há muitas sobre Londres.

Reservar hotel em Londres pode ser caro. Para poupar dinheiro é melhor fazer a reserva com muito tempo de antecedência para poder escolher comparando preços de hotéis em Londres neste site que uso sempre para fazer reservas.

London Pass roteiro Londres o que visitarEste cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres, como pode ler no artigo London Pass Londres.

Se preferir, vá logo diretamente para o site oficial do London Pass para saber mais. E use sempre os códigos promocionais que vou atualizando aqui na barra lateral à direita!

Boa viagem a Londres.

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar