Londres – Aeroportos, voos, transfers, metro

Escolher aeroportos, voos, transfers, transportes públicos para visitar Londres pode ser uma dor de cabeça que o vou ajudar a evitar neste artigo.

Aposto que sempre quis visitar Londres. Está com sorte porque, hoje em dia, um voo Lisboa-Londres é muito barato e as reservas podem ser feitas a partir da sua casa.

Mas para tudo correr bem e poupar dinheiro e tempo é preciso ter em atenção as próximas dicas. Londres é uma cidade muito grande. Por isso, vai precisar de planear um pouco os transportes que vai usar de forma a conseguir visitar e conhecer bem todas as atrações que mais lhe agradam.

Vamos começar pelos voos, seguimos para os transfers até ao centro e descobrimos um pouco o metro. Londres, aqui vamos nós!

visitar londres concertos
Casa de espetáculos Royal Albert Hall, Londres

Voos Londres – preço e horário

O preço do bilhete de avião Londres vai variar em função da companhia aérea, do aeroporto, das datas e dos horários. Estes últimos são decisivos. Quando fizer uma simulação online vai perceber que os voos para Londres à tarde (ou noite) são, normalmente, mais baratos. O problema é que, se chegar depois de almoço, ainda vai ter que recolher as malas, encontrar um meio de transporte até ao centro, fazer check-in no hotel em Londres, carregar tudo até ao quarto, sair e orientar-se.

Entretanto, já passou um dos seus preciosos dias de viagem em Londres (que preparou depois de descobrir o que visitar em Londres no roteiro do Foto Viajar). Escolha um horário o mais cedo possível mesmo que seja um pouco mais caro. Especialmente se for uma viagem de poucos dias. Ainda relativamente ao preço, confirme sempre se lhe é dado o valor final com taxas e outras despesas.

Aeroportos Londres

Normalmente, há que escolher um de três aeroportos em Londres: HeathrowGatwick Luton.

Eu preferi sempre viajar para o Aeroporto de Heathrow porque os preços dos voos eram vantajosos para as minhas datas de viagem a Londres e porque considero que o transporte para o centro da cidade é mais barato e rápido.

Aeroporto Londres – transfers para o centro

Agora que já pôde escolher hotel e reservar quarto, veja quais são as suas opções de meio de transporte mais fácil e barato para fazer o percurso desde o aeroporto de Londres até ao centro da cidade. Existe muita informação online que permite comparar diferentes hipóteses para transfers desde Heathrow, Gatwick ou Luton.

Entrada do metro em Londres

Mapa metro Londres

Analise bem o Tube (o nome dado ao metro). Veja este mapa do metro de Londres para ter uma ideia geral. Se clicar duas vezes no mapa vai ter uma versão bastante grande para ver todos os pormenores. Estude as várias hipóteses de mudanças de linha, em função da localização exata do seu hotel em Londres.

Mapa metro Londres

Para fazer o percurso Aeroporto de Heathrow-Londres considere o Heathrow express, o Heathrow connect e o London Underground Train (metro). Os outros meios de transporte estão sujeitos a demora no trânsito e, numa curta viagem de apenas alguns dias, todos os minutos são importantes.

De qualquer modo, devo dizer que ainda só usei o metro. Para mim, o tempo que os outros dois comboios poupam não vale o dinheiro a mais. Para além disso, sou grande fã do metro de Londres, dos seus ventosos corredores e da sua história durante a Segunda Guerra Mundial.

Ainda em relação ao transfer do aeroporto de Heathrow, há a dizer que só há uma linha de cada um dos meios de transportes a sair de lá. Por isso, não precisa de se preocupar com escolher a certa.

Mas, se usar o metro, vá vendo com atenção se precisa de mudar em alguma estação. Já perto do centro de Londres tenha cuidado com as mudanças de linha. Estas têm um nome e uma cor.

Metro de Londres – Como usar/pagar

Na verdade, é bastante fácil hoje em dia. Na última edição que fiz a este artigo (dezembro de 2019), apaguei todas as contas complicadas e opções que mostravam a forma mais fácil e barata para usar o metro de Londres. Mas vamos às opções. Leia até ao fim.

London Pass + cartão de viagem

Escrevi um artigo em exclusivo para o London Pass. Basicamente, é um passe que permite entrar em atrações sem pagar mais, ter descontos em outras, passar à frente nas filas (extremamente importante) e, na versão com cartão de viagem, usá-lo como passe de transportes públicos. Comprar o London Pass pode mesmo simplificar-lhe bastante a vida a visitar Londres.

Oyster Card

O Oyster Card é um cartão/passe recarregável que pode comprar logo à chegada ao aeroporto.

Cartão Revolut (a minha opção preferida)

O Revolut, muito resumidamente, é uma conta multi-moeda na forma de cartão. Ou seja, pode carregá-lo em Euros e usar o saldo em Libras, em Londres. Pode fazer pagamentos/compras em Libras sem custos ou comissões. Como este cartão é contactless, também o pode usar nos transportes públicos em Londres.

Basta passá-lo na máquina à entrada do metro, por exemplo, e depois novamente à saída. Mais fácil é impossível.  Explico tudo neste artigo sobre o Cartão Revolut, para mim, obrigatório para quem viaja para Londres. Vai poupar imenso dinheiro em comissões bancárias.

Todas as opções que refiro acima também são válidas para usar os autocarros/ônibus de Londres. Se lhe apetecer, por graça, andar de double decker, faça-o. No entanto não deve ser tão fácil de utilizar como o metro por causa do trânsito.

Ficou com vontade de visitar Londres já amanhã? Leia o roteiro de Londres.
Reservar hotel em Londres pode ser caro. Para poupar dinheiro é melhor fazer a reserva com muito tempo de antecedência para poder escolher comparando preços de hotéis em Londres neste site que uso sempre para fazer reservas.

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar