Transportes públicos de Londres e mapa das zonas

Conhecer os transportes públicos de Londres é essencial pois a cidade é bastante grande. É bastante fácil utilizar a rede de transportes públicos da cidade, especialmente o metro.

Para mim, o metro é o meio de transporte mais rápido de Londres, especialmente porque está imune a eventuais engarrafamentos na superfície. Os túneis do metro fazem parte da história, já que aí se abrigaram os londrinos durante os ataques aéreos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Quase todas as atrações e monumentos de Londres ficam dentro das zonas 1 e 2. Mas algumas pessoas podem querer conhecer alguns lugares fora dessas zonas ou estar hospedadas em casas de familiares ou amigos mais longe do centro.

Conhecer o mapa das zonas de transportes públicos de Londres também é fundamental quando queremos comprar bilhetes de autocarro (ônibus), metro, elétrico (bonde) ou comboio (trem). O preço depende das zonas por onde a sua viagem passa, independentemente da opção que escolher para viajar em Londres.

Como usar e pagar os transportes públicos de Londres

Nada mais fácil hoje em dia. Apresento aqui três opções. Como o pagamento nos transportes públicos pode ser contactless, basta aproximar qualquer um dos cartões nas máquinas à entrada ou saída.

Oyster Card

Este Oyster Card, que poderá comprar num balcão ainda no aeroporto, é um cartão/passe recarregável.

London Pass + cartão de viagem

O London Pass, que explico em pormenor no artigo do link, é um passe para entrar em atrações poupando tempo em filas. Tem também uma versão com cartão de viagem, para usar nos transportes públicos durante 1, 2, 3, 6 ou 10 dias. Estas viagens são ilimitadas dentro das zonas 1-6 de Londres, o que inclui a utilização do metro desde o Aeroporto de Heathrow, o maior de Londres. Também permite ir ao Castelo de Windsor a partir da estação London Paddington, bem no centro de Londres.

Cartão Revolut (a minha opção preferida)

Na última vez (de 4) que fui a Londres, usei o meu Cartão Revolut imensas vezes todos os dias. Basicamente, é uma conta multi-moeda na forma de cartão. Carregamo-lo através do nosso cartão de débito ou crédito na nossa moeda e depois usamos o saldo em Libras (ou noutra moeda qualquer). Podemos levantar dinheiro numa caixa multibancofazer pagamentos/compras. A grande vantagem é que não pagamos comissões de utilização fora da zona Euro ou taxas de conversão de moeda, custos que teríamos com os cartões do nosso banco.

Este cartão é contactless. Por isso, também o podemos usar nos transportes públicos em Londres. Explico tudo neste artigo sobre o Cartão Revolut. Mas adianto já que é grátis e pode ser usado como um cartão normal todos os dias.

Transportes públicos Londres – comprar bilhete simples

Terá que comprar um bilhete cada vez que entrar num transporte público de Londres, pelo método de cartão contactless, como já expliquei acima. Logo, se regressar ao ponto de partida terá que comprar dois. O bilhete de metro para adulto mais barato (zonas 1 e 2), por exemplo, custa 4,90 Libras!

Se procura uma opção que combine transfer, autocarro/ônibus Hop on Hop off, entrada no London Eye e no Palácio de Buckingham (mais 20% de desconto em muitas atrações e tours), investigue esta oferta da Ticketbar.

Mapa do metro de Londres com as zonas de transportes públicos

Mapa das zonas de transportes públicos de Londres

Neste mapa dos transportes públicos de Londres pode ver as várias zonas abrangidas por todos os transportes públicos. Carregue no mapa duas vezes para o ver num formato bastante grande. Se quiser, pode fazer também o download para o seu telemóvel/celular.

Transportes públicos em Londres – saber sempre o caminho

Os tempos em que tínhamos mesmo de estudar os mapas dos transportes públicos acabaram. A aplicação Google Maps que, quase de certeza, já tem instalada no seu telemóvel/celular, mostra-lhe facilmente os caminhos. Mas faz mais do que isso! Diz-lhe, inclusivamente, quais os transportes públicos que tem de usar, os horários, eventuais atrasos, o preço, a mudança de linhas, etc, etc. De certeza que não se vai perder em Londres.

Ajudei a planear a sua viagem? Então, peço-lhe que reserve o seu hotel em Londres através deste link. Não paga mais por isso mas ajuda-me a manter o Foto Viajar. Obrigado!

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar