O London Science Museum (Museu da Ciência de Londres) é um dos muitos museus da cidade onde a entrada é gratuita. Só por isso, já vale a pena uma visita, ou seja, não tem nada a perder. Fica situado em Exhibition Road, South Kensington, muito perto do Natural History Museum (Museu de História Natural) e do Victoria and Albert Museum (Museu de Victoria e Albert). Em menos de dois minutos pode passar de um para outro, e não paga nada em nenhum. É impossível não adorar Londres! Para chegar a esta zona da cidade apanhe o metro e saia na estação de South Kensington. Pode usar as linhas amarela (Central), verde (District) ou azul (Piccadilly).
O Science Museum foi fundado em 1857 a partir da colecção da Sociedade Real das Artes (Royal Society of Arts) e de alguns artigos provenientes da “Grande Exposição” (Great Exhibition – 1851), uma feira de cultura e indústria que representa os primórdios da Expo. Esta exposição teve lugar num edifício (construído de propósito para o efeito) também ele inovador, feito à semelhança duma gigantesca estufa com estrutura de ferro e paredes de vidro. Por este motivo, foi chamado de Palácio de Cristal (Crystal Palace). Cerca de seis milhões de pessoas, um terço da população da Grã-Bretanha da altura, visitaram a “Grande Exposição”.

Hoje em dia o Science Museum tem uma colecção de mais de trezentos mil artigos, incluindo os seguintes:
- a Puffing Billy (a mais antiga locomotiva a vapor);
- o Foguete de Stephenson (Stephenson’s Rocket), outra locomotiva a vapor;
- o primeiro motor a jacto;
- uma reconstrução do modelo de ADN de Francis Crick e James Watson;
- o primeiro protótipo do Relógio dos Dez Mil Anos;
- documentação da primeira máquina de escrever.
Todos os artigos estão expostos em galerias do museu. Independentemente dos seus interesses, de certeza que vai considerar muitas delas interessantes pois os assuntos são extremamente variados.
- Fazendo o Mundo Moderno (Making the Modern World);
- Ala da Energia (Energy Hall);
- Explorando o Espaço (Exploring Space);
- Agricultura (Agriculture);
- O Desafio dos Materiais (Challenge of Materials);
- Computadores (Computing);
- A Saúde é Importante (Health Matters);
- Engenharia Marítima (Marine Engineering);
- Matemática (Mathematics);
- Psicologia: Tome Atenção à Sua Cabeça (Psychology: Mind Your Head);
- A Ciência no Século XVIII (Science in the 18th Century);
- A Vida Secreta da Casa (The Secret Life of the Home);
- Medindo o Tempo (Measuring Time);
- Quem Sou Eu? (Who Am I?);
- Voo (Flight);
- Docas e Mergulho (Docks and Diving);
- História da Veterinária (Veterinary History);
- Telecomunicações (Telecommunications);
- Vislumbre da História da Medicina (Glimpses of Medical History);
- A Ciência e a Arte da Medicina (The Science and Art of Medicine);
- e, ainda, uma área sobre tecnologia digital na Wellcome Wing.
Muitas das exposições são interactivas, o que suscita ainda mais a curiosidade e nos faz ficar mais tempo no museu. Há, também, um cinema IMAX 3D que apresenta documentários sobre ciência e natureza abordando temas como Mar Profundo, Monstros Marinhos, Tubarões, Insectos, Dinossauros, Forças da Natureza, Corpo Humano, Estação Espacial, Leva-me à Lua. Para além do que já referi, existem exposições especiais temporárias, um bar, uma excelente biblioteca usada por estudiosos do mundo inteiro,…

Gosto imenso do Science Museum de Londres mas acho que ficaria louco se fosse uma criança por tudo o que poderia ver, mexer, ouvir. Há, inclusivamente, uma Noite da Ciência (Science Night) em que miúdos acompanhados, ou não, pelos pais têm acesso a fantásticas actividades e chegam a dormir dentro do próprio edifício. Este “pacote” inclui workshops, pequeno-almoço e um filme IMAX pela manhã.
Se tiver a oportunidade de visitar o Science Museum (especialmente acompanhado pelos filhos) não deixe de visitar a loja à saída. Não sou muito de comprar recordações de viagens (as fotos normalmente chegam-me) mas a loja merece que a visitemos, quanto mais não seja por curiosidade.
Para visitar o museu vai ter que chegar a Londres. Leia, então o roteiro de Londres que lhe sugiro (Guia Londres).
Antes de planear a sua viagem, veja o interior do Science Museum.
Fotos Science Museum, Fotografias Museu da Ciência de Londres








Este cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres. Leia o artigo London Pass Londres ou vá ao site oficial do London Pass.