O que fazer em Londres, visitar a cidade a fundo

Esta página, o que fazer em Londres, é um conjunto de sugestões de atividades de viagem. Quer fique pouco ou muito tempo em Londres, vai ver que poderá variar bastante o tipo de atividades.

Pode optar por experimentá-las todas ou selecionar as que estão mais de acordo com os seus interesses. Esta lista não foi feita por nenhuma ordem concreta. Estabeleça as suas prioridades e descubra a “sua” cidade gastando algum dinheiro em Londres ou simplesmente descobrindo as muitas atividades totalmente gratuitas.

Decida, então, o que fazer em Londres.

O que fazer em Londres – Passear ou namorar nos parques

Não precisa de gastar um tostão para se divertir nos parques de Londres. Ande por onde andar, vai sempre encontrar um parque verde e com imensa vida animal.

Passeie pelos trilhos, faça um piquenique debaixo duma árvore ou sentado num banco, admire as estátuas. Os meus parques preferidos são Hyde Park e St. James’s Park.

O que fazer em Londres
Esquilo num parque de Londres

O que fazer em Londres – Alimentar os esquilos dos parques

Não precisa de ter muita sorte para encontrar esquilos nos parques de Londres. Eles vivem lá e saltitam alegremente pelas árvores e, muitas vezes, pelo chão. Estão habituados a contactar com as pessoas e praticamente não têm medo se não fizer movimentos bruscos.

Compre uns frutos secos num supermercado, agache-se com um na mão e estenda-a quando vir os esquilos. Eles virão comer à sua mão. Mesmo com umas bolachas ou mesmo sem nada nos dedos, eles irão investigar. Mas, vá lá, não os engane… Se estiver acompanhado, tire umas fotografias. Os esquilos são fotogénicos!

O que fazer em Londres – Visitar os muitos museus gratuitos

De todas as cidades onde já estive, Londres é aquela que tem mais museus em que a entrada é gratuita. Penso que é excelente esta ideia de tornar os museus acessíveis a todos.

Certamente tem uma importância determinante na forma como os ingleses em geral e principalmente as crianças vêem a arte, a ciência e a história. E estamos a falar de alguns dos museus mais importantes do mundo em diversas áreas.

O que fazer em Londres - British Museum
Interior do British Museum

No seu roteiro de Londres não deixe de incluir a visita a alguns destes museus gratuitos.

O que fazer em Londres
Imperial War Museum

O que fazer em Londres – Parar em Piccadilly Circus e em Trafalgar Square para ver o movimento

Piccadilly Circus e Trafalgar Square são dois pontos centrais da cidade de Londres. Mesmo que nunca tenha visitado a cidade, de certeza que já os viu na televisão, internet ou imprensa.

Piccadilly Circus visitar Londres roteiro guia
Piccadilly Circus à noite, Londres

Piccadilly Circus é o cruzamento que tem os anúncios coloridos e brilhantes.

fazer londres
Trafalgar Square

Trafalgar Square é uma praça com uma grande fonte e as estátuas dos leões e de Lord Nelson. Em qualquer altura do ano há imensas pessoas nestas zonas.

O que fazer em Londres – Observar a mudança da guarda no Palácio de Buckingham

Esta cerimónia realiza-se em frente ao Palácio de Buckingham e também é gratuita. Dura cerca de 30 minutos e inclui uma banda militar que toca enquanto se faz o render da guarda a pé e a cavalo que protege o palácio. Este evento é extremamente popular entre os turistas que visitam Londres.

Chegue cedo, especialmente no verão. Entre Maio e Julho a mudança da guarda é diária e começa às 11.30h. Durante o resto do ano começa à mesma hora mas acontece em dias alternados, normalmente os ímpares. Se estiver a chover muito, a cerimónia é cancelada.

Vídeo mudança da guarda em Londres

Para ter uma ideia do que é mais esta sugestão do que fazer em Londres, veja o vídeo e aprenda também um pouco sobre a história do evento.

O que fazer em Londres – Conhecer Camden Town e entrar no espírito do punk e do gótico

Camden Town é uma das minhas zonas preferidas de Londres. O ambiente nas ruas é fantástico, neste coração do punk, do gótico e de uma parte importante da história da música londrina e mesmo mundial.

Passeie pelas ruas, entre nos vários mercados e lojas, compre uma recordação. São mais baratas por aqui.

camden town
Camden Town

O que fazer em Londres – Descobrir Covent Garden ao fim do dia e ouvir os artistas de rua

Covent Garden é uma das zonas de Londres mais ligadas às artes. Lá encontramos teatros, ópera, ballet. Também há imensas lojas, alguns mercados, restaurantes e pubs. Tudo animado pelos artistas de rua. Não perca.

O que fazer em Londres – Atravessar algumas pontes sobre o rio Tâmisa a pé

A Tower Brige é talvez a ponte mais bonita da cidade. Depois de passar pela Torre de Londres, na margem norte do rio Tâmisa, atravesse a ponte e veja o contrastante edifício da câmara de Londres, bem mais moderno.

Enquanto estiver por cima do rio, fique algum tempo a observar o movimento dos barcos e das pessoas a circular.

Tower Bridge Londres
Tower Bridge desde a Tower of London

A Westminster Bridge é outra ponte onde é obrigatório passar a pé. Na margem norte vê-se o parlamento do Reino Unido (Houses of Parliament) e o Big Ben; a sul estão uma série de edifícios muito bonitos e o emblemático London Eye, a tal roda gigante para ver Londres de cima.

visitar londres rio tamisa
Rio Tâmisa – Londres desde a Catedral de S. Paulo

A Millenium Bridge é apenas pedonal. Foi inaugurada no ano 2000, aquando da mudança do milénio (daí o seu nome). A sul fica uma zona ligada às artes, onde se destacam o Globe Theatre, a Bankside Gallery e a galeria de arte moderna Tate Modern.

A norte encontra-se a City, coração financeiro e comercial de Londres. Também a norte, logo à saída da ponte, está a bonita Catedral de São Paulo.

O que fazer em Londres – Passear nas Docas de Santa Catarina

As Docas de Santa Catarina ficam bem perto da Tower Brige, a norte. São uma zona extremamente tranquila. Se está à procura do que fazer em Londres fora do reboliço da maior metrópole da Europa, relaxe um bocado nestas docas muito bonitas.

Docas de Santa Catarina
St Catherine’s Docks, Londres

O que fazer em Londres – Percorrer o South Bank a pé

O que fazer em Londres depois de atravessar a Tower Bridge? A resposta é fácil: percorrer o South Bank (margem sul do rio Tâmisa) a pé. Esta zona requalificada da cidade tem muitos pontos de interesse que fazem parte da história de Londres.

  • Navio de guerra HMS Belfast
  • Hay’s Galleria – zona comercial numas antigas docas
  • Catedral Gótica de Southwark
  • Shakespeare’s Globe – teatro em memória do dramaturgo
  • Tate Modern – galeria de arte moderna (também com entrada gratuita)
  • Gabriel’s Wharf – agradável zona com esplanadas
  • Southbank Central – centro de artes
  • Jubilee Gardens – Jardins do Jubileu
  • London Eye
  • Aquário de Londres
  • Ponte Westminster – dá acesso ao Parlamento do Reino Unido e ao Big Ben, já na margem norte

O que fazer em Londres – Ver os skaters no South Bank

Há sempre skaters a andar no skatepark do South Bank, perto da Waterloo Bridge. Mesmo que não seja grande fã da modalidade, fique por lá a admirar a perícia e a apreciar parte da cultura underground de Londres. Alguns dos praticantes são muito bons.

fazer londres skate park
Skate park no South Bank

O que fazer em Londres – Ouvir um orador no Speakers’ Corner, em Hyde Park

O Speakers’ Corner (Recanto do Orador) situa-se a nordeste de Hyde Park, o maior parque de Londres. Se estiver à procura de algo para fazer em Londres que seja original, vá até este lugar. Aqui, qualquer pessoa pode expor as suas ideias e discursar em público, criticando qualquer um à exceção da família real e do governo do Reino Unido.

Para poder discursar, o orador terá que estar sobre um caixote ou algo parecido para que não esteja sobre solo britânico e assim não estar sujeito às suas leis. Pelo menos é isso que diz a tradição… Se tiver algo a dizer, faça o seu próprio discurso.

O que fazer em Londres – Fazer compras

Ao decidir o que fazer em Londres não deixe de incluir tempo para fazer compras. A oferta é tanta que é inevitável levar alguma coisa para casa enquanto passeia pelas ruas da cidade. Alguns dos melhores sítios para fazer compras em Londres são os seguintes:

  • Oxford Street, Regent Street, Bond Street, Carnaby Street
  • Harrods
  • Camden Lock Market, Camden Market e o alternativo Electric Ballroom
  • Covent Garden
  • Portobello Road Market
  • Charing Cross Road

O que fazer em Londres – Descobrir a história da Segunda Guerra Mundial

A Grã-Bretanha não chegou a ser invadida pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e foi extremamente importante na vitória dos Aliados. Há alguns museus ligados à história deste conflito que ajudam a perceber o que se passou.

Um dos museus é um dos meus preferidos em Londres, o Churchill Museum & Cabinet War Rooms, o bunker de onde o Primeiro Ministro Britânico comandou as tropas. Muito interessante.

churchill war rooms
Churchill War Rooms

Um outro museu (este gratuito) é o Museu de Guerra Imperial (Imperial War Museum). As exposições dão a conhecer tudo o que fez parte do envolvimento do Reino Unido nas guerras ao longo dos séculos.

Já fora de Londres, em Duxford, existe uma secção do Imperial War Museum numa antiga base aérea da RAF (Royal Air Force). Nunca lá fui mas sei que tem uma grande coleção de aviões, alguns deles até ainda voam.

O que fazer em Londres – Conhecer o metro, andar de autocarro double decker e entrar num táxi

Uma das coisas que nos vem logo à cabeça para fazer em Londres é andar nos transportes públicos, especialmente num daqueles autocarros vermelhos, os double deckers. Então, meta-se num que vá para um destino que lhe agrade. Viajar de taxi não é barato em Londres. Se quiser mesmo conhecer um destes carros por dentro, escolha uma viagem curta.

Quando ao metro, é a melhor forma de se deslocar em Londres. Para além da função prática, o Tube faz parte da história da cidade, pois está lá desde 1863. Durante a Segunda Guerra Mundial, o metro de Londres serviu de abrigo para os bombardeamentos. Chegaram a dormir lá mais de 170 mil pessoas todas as noites. No final da guerra havia cerca de 22 mil camas no metro e, a determinada altura, eram distribuídas 7 toneladas de comida por noite.

O metro de Londres também foi a porta de saída de milhares de civis para o exterior da cidade. Ainda quer mais razões para visitar este lugar histórico?

O que fazer em Londres – Ir a um concerto e/ou um musical

O que temos mesmo que fazer em Londres é ver um musical. Pode não ser lá muito barato mas é uma experiência fantástica. Escolha um de que goste ou ache que vai gostar e encontre um antigo teatro onde esteja em cena. Eu já assisti duas vezes ao “Fantasma da Ópera” e uma ao “Senhor dos Anéis”. Nota máxima para os dois.

visitar londres concertos
Casa de espetáculos Royal Albert Hall

Quanto a concertos, para algumas pessoas, por si só já valem uma viagem a Londres. Vá ouvir a sua banda preferida ou descubra uma nova em pequenas salas de espetáculos ou nas míticas Wembley Arena, Brixton Academy ou Royal Albert Hall.

O que fazer em Londres – Descobrir restaurantes de cozinha internacional

Para além do tradicional prato de Fish and Chips (peixe com batatas fritas), Londres tem restaurantes com comida de todo o mundo. Experimente a cozinha de um país que desconhece ou recorde o sabor de uma viagem passada. Também é bastante fácil encontrar excelentes restaurantes vegetarianos em Londres.

O que fazer em Londres – Sair da cidade

Parece um contra-senso mas a última sugestão para o que fazer em Londres é… sair da cidade. Há bastantes destinos acessíveis e extremamente interessantes que poderá conhecer apenas num dia e regressar ao seu hotel em Londres ao anoitecer.

oxford
Oxford
Ajudei a planear a sua viagem? Então, peço-lhe que reserve o seu hotel em Londres através deste link. Não paga mais por isso mas ajuda-me a manter o Foto Viajar. Obrigado!
Este cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres. 
Leia o artigo London Pass Londres ou vá ao site oficial do London Pass.
Código de desconto de janeiro: JAN2020
6% nas versões de 3, 6, 10 dias (sem cartão de viagem) 

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner ou no Momondo.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar