Organizar uma visita de estudo a Londres com alunos

Este artigo pretende ajudar professores a organizar visitas de estudo a Londres com os seus alunos. Eu próprio sou professor e já o fiz. Aqui vai aprender, em poucos passos, o que precisa de fazer agora que aceitou a responsabilidade de levar adolescentes a conhecer uma cidade fantástica como Londres.

Parlamento e Big Ben - Visitas de estudo a Londres
Visita de estudo a Londres – Piccadilly Circus

Visitar Londres é uma das excursões mais populares ao estrangeiro nas escolas. Mas os professores não costumam organizar a viagem de forma independente por pensarem que é muito complicado, trabalhoso e arriscado. Antes de existir a internet até podia ser. Mas agora é extremamente simples e seguro.

Não deixe de comparar os preços da visita de estudo a Londres que encontra online com os de agências de viagens na sua cidade. Em alguns aspetos até pode mesmo combinar as duas opções para obter o melhor dos dois mundos. Vamos saber como podemos fazer.

Organizar uma visita de estudo a Londres

Quando ir a Londres

À partida, o melhor será organizar a viagem perto das férias do Carnaval ou da Páscoa. No caso dos anos de escolaridade que não têm exames nacionais, talvez até se possa viajar mais perto do verão. Ou então incluindo um fim de semana mais um ou dois dias.

De qualquer forma, é sempre mais agradável visitar Londres quando as temperaturas estão mais amenas. É preciso tomar em atenção o tempo em Londres.

Avião – Como organizar uma visita de estudo a Londres

Os bilhetes de avião devem ser sempre a primeira coisa a comprar porque estão sempre sujeitos a disponibilidade para tantas pessoas. Talvez estejamos a falar de um grupo de 20/30/40 alunos e professores. Ou mais.

  • Comece por investigar preços de bilhetes de avião em sites como a eDreams. Ambas existem há mais de 10 anos. A Netviagens pertence ao grupo Espírito Santo. A eDreams é uma das maiores companhias de viagens online da Europa.
  • Compare os preços com os das companhias lowcost. A minha preferida é a Easyjet. Parece-me mais fiável, segura e tem sempre boas tarifas. Quando quero viajar na Europa procuro sempre os seus preços.
visita estudo londres aviao
Visita de Estudo Londres – Chegar lá de avião

Hotel – Como organizar uma visita de estudo a Londres

Nas minhas viagens uso sempre o Booking.com, o site mais conhecido para reservar hotéis online.

A grande vantagem deste site para a questão particular de organizar uma visita de estudo a Londres com alunos é que faz buscas por todos os tipos de alojamento em Londres, incluindo hotéis, apartamentos e as mais económicas pousadas da juventude (hostels).

A outra grande vantagem deste site é que não paga nada quando faz as reservas, só mesmo quando chega ao hotel. Assim, vai poder reservar o hotel mais cedo, o que vai permitir o seguinte:

  • encontrar disponíveis para todos os alunos e professores tantos quartos de hotel (ou dormitórios, no caso das pousadas da juventude);
  • dar tempo para que todos os alunos paguem ao professor que está a organizar a viagem;
  • poupar dinheiro, porque os quartos mais baratos são os primeiros a esgotar.

Para reservar alojamento em Londres pode seguir estes passos.

  • Escolha datas, número de quartos/dormitórios, número de adultos e de crianças por quarto.
  • Selecione filtros de pesquisa para distância até ao centro e gama de preços. Pode ainda escolher opções como pequeno-almoço ou disponibilidade de wi-fi nos quartos para facilitar os contactos com as famílias em casa.
  • Veja os preços diretamente no mapa para perceber onde estão situados os hotéis. Não adianta nada poupar dinheiro num hotel mais longe do centro e das atrações principais para depois gastar mais dinheiro e/ou tempo em transportes.
  • Leia as descrições dos hotéis e veja as fotografias.
  • Leia os comentários dos outros viajantes.
  • Reserve o hotel com possibilidade de cancelamento gratuito porque pode ter que cancelar algum quarto por qualquer motivo.

Cartão de descontos London Pass – Como organizar uma visita de estudo a Londres

Para além de andar a passear nas ruas de Londres vai querer entrar em alguns atrações. Existem muitos museus com entrada gratuita em Londres.

Visitas estudo Londres
Visita de estudo Londres – Museu de História Natural

Mas também há outros museus e atrações de Londres onde se paga entrada. Alguns estão mesmo entre os meus preferidos (veja os próximos links) e outros são apelativos para uma visita de estudo com alunos.

Estas atrações de Londres são pagas. E bem! Comprando o cartão London Pass e aproveitando-o bem vai poupar bastante dinheiro. E tempo, já que também permite passar à frente nas longas filas à entrada. Faça as suas contas.

Transportes – Como organizar uma visita de estudo a Londres

Uma das maiores dores de cabeça de viajar com alunos é utilizar os transportes públicos de Londres. São muitas pessoas a entrar no metro ou no autocarro ao mesmo tempo. E depois não ficamos descansados antes de contar os alunos até ver se algum ficou para trás.

visitar londres com alunos
Visita de estudo Londres – Transportes públicos

Adoro o metro de Londres e acho que é uma experiência que todos os visitantes desta cidade deviam ter. Mas você não vai querer juntar à espetacular confusão de passar nos canais de acesso e no próprio metro a da compra dos bilhetes. Isso implicaria perder tempo em filas e depois ter que distribuir cada um dos bilhetes pelos alunos. Isso tudo vezes não sei quantas vezes por dia…

Uma das soluções é comprar um passe de transportes públicos (metro, autocarros,…). Pode fazê-lo antes de começar a sua visita de estudo e recebê-la tranquilamente na escola ou na sua casa.

  • London TravelCard do London Pass – Já lhe falei deste cartão mais acima. Esta modalidade inclui todas as vantagens do London Pass, entrada rápida e gratuita em muitas atrações de Londres, mais um passe para transportes públicos durante 1, 2, 3 ou 6 dias.

    Este cartão tem viagens ilimitadas dentro das zonas 1-6 de Londres. Isto inclui a utilização do metro desde o Aeroporto de Heathrow, o maior de Londres.

Excursões a partir de Londres – Como organizar uma visita de estudo a Londres

Se a sua visita de estudo a Londres incluir mais alguns dias do que aqueles necessários para fazer o roteiro de Londres que lhe sugiro mais abaixo, pode fazer algumas excursões a lugares emblemáticos da Inglaterra. Até pode conhecer mais do que um na mesma excursão de um dia.

Oxford Visitas estudo Londres
Visita de estudo Londres – Visitar a Universidade de Oxford

Deixo-lhe sugestões das excursões que fiz ou daquelas que passam pelos lugares que visitei.

  • Windsor, Stonehenge e Oxford
  • Oxford, Stratford-upon-Avon, Cotswolds e Castelo de Warwick
  • Salisbury, Stonehenge e Bath
  • Castelo de Leeds, Catedral de Canterbury e Penhascos Brancos de Dover

Outras sugestões para a sua visita de estudo a Londres

Há imensas páginas sobre Londres no Foto Viajar, a começar pelo Roteiro de Londres que pode ser uma boa base de partida para o seu próprio percurso.

Pode encontrar todas as páginas no menu da barra lateral e usá-las para planear a sua viagem. Se tiver alguma questão sobre qualquer assunto, contacte-me através de um comentário. Ficarei muito contente se o puder ajudar a organizar uma excursão a Londres.

Visita estudo Londres
Visita de estudo Londres – Parlamento e Big Ben

Outras destinos para visitas de estudo na Europa

Apesar de Londres ser o destino mais comum para viajar com alunos, muitos dos conselhos deste artigo podem ser usados para organizar uma viagem a Barcelona, Madrid, Paris, Roma, etc. Tenha em conta, especialmente, as sugestões sobre comprar bilhetes de avião e as de reservar hotéis.

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar