Visitar Londres 7 dias – Roteiro Londres Guia uma semana

Visitar Londres 7 dias significa ter de criar um roteiro de viagem. O que pode ser difícil porque esta é uma cidade imensa com inúmeros parques, monumentos, museus pagos e gratuitos,…

“O que fazer em Londres?” ou “o que visitar?” são perguntas que já muitos viajantes me fizeram antes de partir para esta cidade. Especialmente se tiverem apenas um fim de semana em Londres.

Tendo mais tempo disponível, 7 dias em Londres é suficiente para descobrir muitos locais históricos, ruas animadas, museus, teatros com musicais. Para além disso, visitar a cidade com crianças é também uma aventura, como primeira viagem ou primeiro voo na Europa porque não faltam atrações que agradem a toda a família.

Este guia para uma semana em Londres é a sugestão que deixo para começar a construir o seu próprio roteiro de viagem. Por isso, não vou preencher os dias inteiros com lugares para visitar à pressa. Ande bastante a pé e aproveite o seu tempo em Londres para sentir a energia da cidade tentando ser londrino por 7 dias.

Roteiro Londres Guia, visitar Londres 7 dias (uma semana) – dia 1

Provavelmente, parte do seu primeiro dia foi gasto com o voo e os transfers desde o aeroporto até ao seu hotel em Londres. Assim, o que proponho para o dia um da sua semana é que vá logo ao coração de Londres. Mergulhe na cidade cosmopolita cheia de gente e não se preocupe com mais nada.

Trafalgar Square visitar Londres roteiro guia
Trafalgar Square, Londres

A zona a visitar é a que está perto de Piccadilly Circus, aquela praça com neons publicitários que já viu imensas vezes na TV. Os destaques são muitos mas ficam aqui apenas alguns. O resto é descoberta.

  • Oxford Street, Regent Street, New Bond Street – Ruas de lojas. Para quem gosta de compras… caras. De qualquer forma, passe por lá.
  • Old Bond Street, Burlington Arcades – Mais ruas de lojas, desta vez cobertas e fazendo parte da história de Londres. Não deixe de as visitar.
  • Leicester Square – Praça central em Londres, sempre com imenso movimento. O único edifício no centro (TKTS) é um ótimo sítio para comprar bilhetes para o teatro e musicais com descontos, mesmo no próprio dia.
  • Trafalgar Square – Uma enorme praça rodeada de edifícios monumentais. Sente-se a descansar na praça e aprecie as fontes, a Coluna de Nelson e toda a confusão de milhares de pessoas a passar.
  • National Gallery – Galeria nacional, onde está exposta uma das maiores coleções de pinturas do mundo. Mesmo que não seja apreciador, vai ficar impressionado com a grandiosidade das obras. A entrada é gratuita.
  • Admiralty Arch – Edifício icónico de Londres. Se passar por baixo vai reparar na estrada vermelha (The Mall) que vai dar aos portões do Palácio de Buckingham.
londres 7 dias
Regent Street, bem no centro de Londres

Ainda nesta zona de Londres, como curiosidade, saiba que Piccadilly Street, a rua que vai desde Hyde Park Corner até Piccadilly Circus, era chamada Portugal Street no século XVII, em honra de Catarina de Bragança, rainha consorte do Rei Carlos II de Inglaterra.

Roteiro Londres Guia, visitar Londres 7 dias (uma semana) – dia 2

No segundo de 7 dias em Londres, faço a mesma proposta de trajeto que já partilhei em guias de viagem anteriores, como no de 2 dias em Londres.

A ideia é começar na Tower of London, onde poderá chegar de metro saindo na estação de Tower Hill. Começamos já aqui os destaques do dia.

  • Tower of London (Torre de Londres) – Castelo construído no século XI, usado como prisão desde 1100 até 1952.
  • St. Catherine’s Docks (Docas de Santa Catarina) – Lugar muito simpático para fazer um piquenique e um pequeno passeio enquanto observa Tower Bridge.
  • Tower Bridge (Ponte da Torre) – Esta ponte extremamente fotogénica guarda exposições sobre a sua construção e sobre outras pontes famosas no mundo. Por vezes também expõe obras de arte.
Tower Bridge e Tower of London visitar Londres roteiro guia
Tower Bridge e Tower of London, Londres

Atravesse o Rio Tâmisa pela Tower Bridge para chegar ao South Bank (margem sul). A partir de agora, tudo o que vai visitar está ao longo do rio que atravessa Londres. Mesmo até ao fim do dia, já perto do parlamento.

Quando cruzar a ponte, vire à esquerda para passear um pouco nesta zona de Londres.

  • Shad Thames – uma zona histórica de Londres correspondente a docas com armazéns antigos convertidos em edifícios modernos como, aliás, grande parte do South Bank.
  • Design Museum (Museu do Design) – Num antigo armazém de bananas, vai encontrar peças de design de produto, industrial, gráfico, moda e arquitetura.

Depois de explorar Shad Thames, volte para trás, em direção a Tower Bridge outra vez. Sempre no South Bank e perto do rio, vai encontrar a tal sucessão de lugares fascinantes que fazem parte da História de Londres.

  • Câmara Municipal de Londres – Grande edifício de design moderno. É impossível não o ver.
  • HMS Belfast – Navio de guerra da marinha Britânica que poderá visitar.
  • Hay’s Galleria – Zona comercial numas antigas docas.
  • The London Bridge Experience – Atração turística onde atores recriam alguns dos episódios mais assustadores da História da cidade como o Incêndio de Londres e Jack, o Estripador. Os adolescentes adoram este lugar. Alguns adultos, nem por isso.
  • Southwark Cathedral – Catedral gótica de Southwark. Tire umas fotografias no exterior e espreite lá dentro.
  • Shakespeare’s Globe – Teatro em memória de Shakespeare construído à imagem dos teatros da época do dramaturgo. Se for fã (quem não é?), não perca as exposições. E quem sabe uma peça…
  • Tate Modern – Fantástica galeria de arte moderna (entrada gratuita).
Vista visitar Londres roteiro guia
Vista de Londres desde St. Paul’s Cathedral

Se reparar, existe aqui uma ponte, chamada Millennium Bridge. Atravesse-a e visite, do outro lado do rio, a St. Paul’s Cathedral (Catedral de S. Paulo). Depois, regresse ao South Bank e continue o seu percurso neste segundo de 7 dias a visitar Londres. As atrações continuam.

  • Gabriel’s Wharf – Agradável zona com esplanadas.
  • Jubilee Gardens – Jardins do Jubileu, uma boa oportunidade para se sentar e descansar um pouco.
  • London Eye – Roda gigante de cujo topo tem uma visão deslumbrante de Londres. Veja o que pode visitar a seguir desde lá de cima.
  • London Aquarium – Aquário de Londres.
  • The Dalí Universe – Exposição com obras do génio Dalí.
  • Westminster Bridge – Ponte que dá acesso às Houses of Parliament (parlamento do Reino Unido) e ao seu famoso Big Ben.

Neste momento, este dia do seu roteiro em Londres já vai longo. Deixe a visita do parlamento e de outras atrações para outro dia.

Se procura uma opção de cartão de desconto em Londres que combine transfer, autocarro/ônibus Hop on Hop off, entrada no London Eye e no Palácio de Buckingham (mais 20% de desconto em muitas atrações e tours), investigue esta oferta da Ticketbar.

London Eye visitar Londres roteiro guia
London Eye sobre os prédios de Londres

Roteiro Londres Guia, visitar Londres 7 dias (uma semana) – dia 3

No terceiro dia deste Guia de Londres para 7 dias a visitar uma das maiores cidades da Europa vamos afastarmo-nos bastante do rio e seguir para norte para ver coisas diferentes.

De manhã cedo, siga de metro até à estação de Camden Town e divirta-se nesta zona de Londres mais “alternativa”. Foi em Camden Town que muitos artistas mundialmente famosos atuaram, tais como Sid Vicious, The Clash, The Smiths, The Killers, Paul McCartney,…

Camden Town visitar Londres roteiro guia
Camden Town, Londres

Mais acima, em Camden Lock Market, faça compras nas lojas dos punks e no mercado. Também há muitos lugares onde poderá almoçar.

Para a tarde, dou-lhe duas sugestões para seguir de acordo com os seus interesses.

  1. Atravesse o enorme Regent’s Park a pé (ou vá de metro) até perto de Baker Street. Aqui tem dois lugares que poderá visitar: The Sherlock Holmes’ Museum e o Madame Tussaud’s Wax Museum (Museu de Cera.
  2. Vá de metro até ao British Museum e passe lá a tarde. O museu é simplemente grandioso. Está aberto até às 17.30h todos os dias, excepto às sextas-feiras, em que encerra às 20.30h.
British Museum visitar Londres roteiro guia
British Museum, Londres

Roteiro Londres Guia, visitar Londres 7 dias (uma semana) – dia 4

Neste dia 4 vamos ter muitos lugares mais para visitar em Londres, num roteiro muito variado. Começamos pelo mercado de rua de Portobello Road, que fica no bairro de Notting Hill (lembra-se do filme?). Passe por lá a manhã e compre qualquer coisa para comer.

Portobello Road Market visitar Londres roteiro guia
Portobello Road Market, Londres

Um dos melhores lugares de Londres para fazer um piquenique é Hyde Park, um fantástico parque de Londres. E vai ter a companhia dos animais. Especialmente dos esquilos.

Depois de almoço, tem muito pouco para andar a pé. Logo quando sair de Hyde Park para sul e atravessando Kensington Road, vai ver a mítica casa de espetáculos Royal Albert Hall. Passando por trás, e andando 5 minutos, tem 3 interessantes museus, todos gratuitos.

  • Science Museum – Museu da Ciência de Londres. Descubra dos mais antigos aos mais recentes avanços da ciência.
  • Natural History Museum – Museu de História Natural de Londres. Conheça a História de todos os seres vivos do mundo.
  • Victoria and Albert Museum – Museu de Victoria e Albert. O maior museu de artes decorativas e design do mundo.
Natural History Museum visitar Londres 7 dias
Natural History Museum, Londres

A seguir, porque não ir aos grandes armazéns Harrods (fecha às 20.00h todos os dias excepto aos domingos, em que fecha às 18.00h)? Os preços não são lá muito convidativos, mas esta loja também merece fazer parte deste guia para visitar Londres pelo facto de ser igualmente um dos lugares emblemáticos da cidade.

Roteiro Londres Guia, visitar Londres 7 dias (uma semana) – dia 5

Muito bem, já estamos no dia 5 desta semana a visitar Londres. Por esta altura, já deve ter pensado que eu me esqueci de alguns lugares importantes…

Antes que os 7 dias acabem é melhor irmos ver o render da guarda ao Palácio de Buckingham, normalmente entre as 11h e as 12h. Quem sabe até entrar no palácio…

Depois, dê um passeio no bonito St. James’s Park e tire umas fotografias no jardim, no lago e aos esquilos.

Parque visitar Londres 7 dias roteiro guia
Esquilo em St. James’s Park, Londres

Agora é tempo de visitar um dos meus museus preferidos de Londres, não pela sua beleza mas pela importância que teve na História do mundo inteiro. Chama-se Churchill War Rooms e, basicamente, é o bunker de onde Churchill comandou as tropas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial. Muito interessante.

Está muito perto de outros lugares emblemáticos de Londres. No famoso Number 10 Downing Street, residência oficial do Primeiro Ministro, não vai poder entrar, é claro.

Churchill War Rooms visitar Londres uma semana
Sala de reuniões nas Churchill War Rooms, Londres

Seguidamente, tem as Houses of Parliament (parlamento) e a Westminster Abbey (Abadia de Westminster), bem perto uma da outra. As filas à porta são sempre grandes. O melhor é ir de manhã bem cedo. Mas aí perderia a mudança da guarda no Palácio de Buckingham. Outra hipótese, para a Abadia de Westminster, conjugada com outras atrações, é aproveitar o London Pass para poupar dinheiro e escapar às filas.

Este dia parece que tem poucos lugares para visitar mas vai passar algum tempo em cada um. Ainda assim, o dia não vai acabar muito tarde. Aproveite para passear na divertida zona de Covent Garden e jante por lá. Num dos teatros perto ou em algum outro de Londres, não perca um musical. Mesmo se não for grande apreciador, será uma experiência inesquecível.

Covent Garden visitar Londres roteiro guia
Covent Garden, Londres (foto Theworlf)

Roteiro Londres Guia, visitar Londres 7 dias (uma semana) – dia 6

Esta é a véspera do fim da sua visita a Londres. Não lhe vou traçar um roteiro nesta parte do Guia de Londres 7 dias mas faço-lhe algumas sugestões. Decida o que visitar em função dos seus gostos e dos de todos os seus companheiros de viagem.

Excursões a partir de Londres
Em 99% das vezes, faço viagens de forma independente. Mas, por vezes, é mais rápido e prático fazer uma excursão planeada com guia num autocarro/ônibus porque permite visitar vários lugares no mesmo dia. Estes são alguns dos que poderá conhecer num dia saindo de Londres. Por vezes, tem mesmo a hipótese de combinar vários no mesmo passeio.

Bath, Inglaterra
Banhos romanos de Bath

Saindo igualmente um pouco do centro de Londres mas bem mais perto e podendo usar transportes públicos de forma independente, poderá visitar Greenwich, zona considerada património mundial pela UNESCO por ser um símbolo da inovação artística e científica inglesa dos séculos XVII e XVIII.

Greenwich é também o local entendido internacionalmente como a “casa do tempo”, o primeiro Meridiano do mundo. Os fusos horários são todos estabelecidos a partir de aqui.

Alguns dos locais que poderá ver ou visitar são o National Maritime Museum, a Queen’s House, o Old Royal Naval College e Greenwich Market. As vistas para Londres desde o Royal Observatory do Greenwich Park são fantásticas.

Para chegar a Greenwich tem muitas opções: barco, comboio/trem, teleférico ou mesmo o metro. É só escolher a sua preferida.

Roteiro Londres Guia, visitar Londres 7 dias (uma semana) – dia 7

Este é o último dia da sua viagem a Londres. Se tiver voo logo pela manhã não poderá ver mais nada. Mas se ainda tiver a manhã e parte da tarde para conhecer um pouco mais de Londres, poderá ainda aproveitar o tempo. Mais uma vez, deixo ao seu critério o dia de hoje. Considere estas opções.

  • Volte a alguns dos locais que lhe sugiro nos dias anteriores e onde acabou por ficar pouco tempo.
  • Dê um passeio pela Charing Cross Road, famosa por ter das melhores livrarias de Londres. Também há muitos livros em segunda-mão.
  • Visite o Chelsea Football Stadium Tour se for fã de futebol.
  • Passeie pelas ruas de Chinatown e do Soho.
  • Visite as Houses of Parliament e/ou na Abadia de Westminster.
  • Descubra o Imperial War Museum (Museu de Guerra Imperial).
Imperial War Musem visitar Londres roteiro guia
Imperial War Museum, Londres

A última sugestão que lhe deixo neste guia é que seja flexível no seu roteiro. 7 dias em Londres não é, nem de perto, suficiente para conhecer tudo. Mas um mês também não seria. Aproveite as suas férias para descontrair. Poderá sempre voltar a visitar Londres numa outra ocasião.

Mapa de Londres – O que visitar em Londres

Este mapa de Londres mostra as atrações que lhe descrevo ao longo deste guia. Movimente o mapa e altere a escala para ver outras atrações na cidade ou fora dela.

Reservar hotel em Londres pode ser caro. Para poupar dinheiro é melhor fazer a reserva com muito tempo de antecedência para poder escolher comparando preços de hotéis em Londres neste site que uso sempre para fazer reservas.
London Pass roteiro Londres o que visitar

Este cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres, como pode ler no artigo London Pass Londres.

Se preferir, vá logo diretamente para o site oficial do London Pass para saber mais. E use sempre os códigos promocionais que vou atualizando aqui na barra lateral à direita!

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar