Stonehenge, monumento megalítico – Excursões Londres, viajar Inglaterra

Viajar na Inglaterra leva-nos sempre a visitar Stonehenge, nem que seja numa excursão a partir de Londres. Qualquer pessoa tem que ir a Stonehenge, não só quem é fascinado pela pré-história e está sempre à procura de mais um cromeleque, um menir, uma anta, qualquer monumento funerário.

Depois de já ter seguido os percursos do Guia/Roteiro O que visitar em Londres, faça uma excursão a Stonehenge, considerado o círculo de pedras pré-histórico mais sofisticado arquitectonicamente do mundo. Por essa razão, juntamente com Avebury (um dos melhores e maiores monumentos neolíticos da Europa, a 35 km a norte), foi considerado património mundial pela Unesco.

Saiba mais sobre Stonehenge

Origem do nome

Quase nada do que se sabe é absolutamente certo e existem, ainda hoje, muitas teorias diferentes sobre diversos aspectos, incluindo a origem do seu nome. A opinião mais consensual é que a palavra Stonehenge vem do inglês arcaico “stan” (pedra) e “hencg” (eixo) ou “hen(c)en” (pendurar, pendurado, forca).

Ou seja, entende-se que o seu nome terá vindo da ideia de pedras organizadas em volta de um eixo ou do facto de haver pedras suspensas umas nas outras.

Construção e características de Stonehenge

Esta estrutura é formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter 5 metros de altura e pesar quase 50 toneladas! A sua construcção teve 3 períodos diferentes:

  • O Período I (cerca de 3000 a.C.), quando o monumento não passava de uma simples vala circular com cerca de 100 metros de diâmetro, dispondo de uma única entrada. Internamente, erguia-se um banco de pedras e um santuário de madeira, tudo eventualmente rodeado por um círculo exterior de 56 postes de madeira.
  • Durante o Período II (2150 a.C) deu-se a mudança do santuário de madeira, a construção de dois círculos de pedras azuis (coloridas com um matiz azulado), o alargamento da entrada, a construção de uma avenida de entrada marcada por valas paralelas alinhadas com o Sol nascente do primeiro dia do Verão (Solstício), e a erecção do círculo externo, com 35 enormes pedras. As grandes pedras azuis, que pesam quatro toneladas, foram transportadas das montanhas do País de Gales a cerca de 240 km a Norte!?
  • No Período III (2075 a.C.) derrubaram-se as pedras azuis e foram levantadas outras gigantescas pedras (megálitos). Estas, medindo em média 5,49 metros de altura e pesando cerca de 25 toneladas cada, foram transportadas do Norte por 19 km. Entre 1500 a.C. e 1100 a.C., cerca de 60 das pedras azuis foram restauradas e erguidas num círculo interno, com outras 19, colocadas em forma ferradura, também dentro do círculo.
Stonehenge, Inglaterra

Há muito de fascinante e misterioso em Stonehenge mas, para mim, os pormenores mais interessantes que o tornam um destino obrigatório quando visitar a Inglaterra são os seguintes:

  • A orientação das pedras em relação ao nascer e ao pôr do sol. Ainda hoje não se sabe se isso se deve ao facto dos constructores virem de uma cultura que prestava culto ao sol ou porque toda a estrutura seria um enorme calendário astronómico.
  • A forma intrigante como algumas das pedras gigantescas e pesadíssimas foram transportadas de tão longe e como foram feitos os buracos no solo para as colocar, utilizando apenas ferramentas feitas com chifres e ossos.
  • Estima-se que as três fases da construção requereram mais de trinta milhões de horas de trabalho.
  • As teorias atuais a respeito da finalidade de Stonehenge sugerem que este monumento foi utilizado, ao mesmo tempo, para observações astronómicas e funções religiosas (incluindo eventuais sacrifícios humanos).

Visitar Stonehenge – viajar Inglaterra, Excursões Londres

Stonehenge está aberto durante todo o ano, excepto durante o Solstício de Verão (nesta altura é melhor confirmar). O horário para a visita é, essencialmente, 09:30-18:00 durante grande parte do ano com variações ligeiras no Inverno (fecha às 15.00, por exemplo).

É claro que não vai poder andar no meio das pedras ou a saltar em cima delas, mas é de longe que a grandiosidade das pedras é bem visível.

Os preços das entradas para visitar Stonhenge são os seguintes:

  • Adultos – cerca de £20
  • Crianças (5-17) – cerca de £12

Fotos Stonehenge – viajar Inglaterra

Como chegar

Stonehenge fica na planície de Salisbury, próximo de Amesbury, no condado de Wiltshire, no sul da Inglaterra e a  130 km a sudoeste de Londres. Para fazer a viagem Londres-Stonehenge, há várias hipóteses:

  • Use os comboios da Inglaterra que partem da estação London Waterloo. Os comboios partem de hora a hora e levam 1.30h a chegar a  Salisbury (a cerca de 15km do monumento megalítico). A partir desta pequena povoação, pode apanhar um autocarro local ou táxi até Stonehenge.
  • Faça a viagem a Stonehenge de autocarro, a partir do Aeroporto de Heathrow ou da estação Victoria Coach (Londres). O percurso faz-se em 2 horas e termina em Amesbury. Depois, ande cerca de 3 km ou use um autocarro local ou um táxi.
  • Faça uma excursão a Bath, Stonehenge e Castelo de Windsor. O preço inclui o transporte, entrada no Castelo de Windsor e um visita aos State Apartments e à St George’s Chapel, tour panorâmico de Bath e um guia. As partidas fazem-se da Victoria Coach Station e de alguns hotéis cuja lista também encontra no link da excursão.

Mapa Stonehenge – excursões Londres, viajar Inglaterra

Neste mapa vai poder ver a posição de Stonehenge relativamente a Londres.

Video Stonehenge

Neste pequeno filme feito para o National Geographic Channel vai ter uma noção do formato original de Stonehenge e do esforço necessário para a sua construção.

Ficou com vontade de visitar Stonehenge e viajar na Inglaterra? Descubra como reservar voo / hotel e viajar barato para Londres. Se decidir dormir perto de Stonehenge, pode escolher entre Amesbury, a 3 km, (hotel Amesbury), e Salisbury, a 15 km, (hotel Salisbury).

Se preferir ficar a dormir em Londres, vai ter de reservar um hotel lá, o que pode ser caro. Para poupar dinheiro é melhor fazer a reserva com muito tempo de antecedência para poder escolher comparando preços de hotéis em Londres neste site que uso sempre para fazer reservas.
Este cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres. 
Leia o artigo London Pass Londres. 
Se preferir, vá diretamente para o site oficial do London Pass para saber mais.

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar