Tempo em Londres, Temperatura e chuva em Londres

O tempo em Londres é algo mítico de que toda a gente já ouviu falar. Mas o clima de Londres é bastante menos mau do que se diz. Neste artigo vai ficar a conhecer os factos sobre o tempo para decidir qual é a melhor altura do ano para visitar a cidade e o que vai ter que levar na mala.

O tempo em Londres pode variar bastante de ano para ano. Pode ter um inverno particularmente frio ou um verão bastante chuvoso ou então bastante quente. Ou seja, quanto visitar Londres não vai poder prever nem a temperatura nem a chuva. As condições mudam muito rapidamente, inclusivamente no próprio dia. Para além disso, como por todo o mundo, o aquecimento global tornou o tempo bastante mais imprevisível.

Londres é uma cidade cosmopolita e há sempre muito para fazer. Não deixe de a visitar porque na altura do ano em que estiver na cidade a temperatura for baixa ou estiver a chover.

Dou-lhe algumas dicas para lidar com essas situações no fim deste artigo. Mas, por agora, descubra um pouco mais sobre o tempo em Londres.

Tempo em Londres

Temperatura em Londres

Clima em Londres, Tempo de Londres
Tempo em Londres – precipitação e temperaturas máximas

Londres tem um clima marítimo temperado com quatro estações sem temperaturas extremas. No entanto, tem um microclima conhecido como “ilha de calor urbano”.

Tal significa que a temperatura no centro de Londres é alguns graus superior à das zonas rurais do exterior da cidade. Por esta razão, Londres tem das temperaturas mais quentes do Reino Unido.

Chuva em Londres

Ao contrário do que se pensa, a média anual de queda de chuva em Londres não é assim tão alta. O que há é muitos dias “cinzentos” e dias com chuva, embora a quantidade de chuva total não seja muito elevada.

Horas de sol e mm de chuva em Londres
Tempo em Londres – horas de sol/ dia e precipitação

Tempo em Londres por estações/meses

Temperaturas máximas e mínimas em Londres
Tempo em Londres – Temperaturas máximas e mínimas

Verão em Londres – junho, julho, agosto, meados de setembro

A melhor forma de descrever o verão de Londres é “imprevisível”. Tudo pode acontecer: uma semana com um sol fantástico e temperaturas perto dos 30ºC ou, então, de chuva contínua.

Ainda assim, esta é a época do ano mais seca. No final do verão pode haver algumas trovoadas com chuvadas rápidas. De qualquer forma, não se esqueça do protetor solar para visitar Londres no verão.

Outono em Londres – Meados de setembro, outubro, novembro

No início de outuno ainda pode estar bom tempo com temperaturas agradáveis. Em outubro surgem o frio e a chuva, que aumentam em novembro. O número de horas diárias de sol começa a diminuir.

Embora o final do outono seja a época mais chuvosa do ano em Londres, as probabilidades de ocorrer chuva não são maiores.

Inverno em Londres – dezembro, janeiro, fevereiro

Os invernos em Londres são frios mas não tanto como noutros lugares da Europa devido ao clima atlântico da capital do Reino Unido. Nos últimos anos, devido às mudanças climáticas a nível mundial, os invernos de Londres têm, geralmente, sido mais amenos.

Devido ao mesmo fenómeno têm ocorrido também situações mais raras, como a intensa queda de neve de 2009. No entanto, o tal clima de “ilha de calor urbano” faz com que o gelo e a neve sejam menos frequentes em Londres do que no resto da Inglaterra.

Primavera em Londres – março, abril, maio

Mais uma vez, o tempo em Londres também é imprevisível na primavera. Pode estar sol e 20°C, com os passaritos a saltitar nos parques de Londres ao longo dos dias que vão ficando maiores.

No entanto, o tempo também pode estar frio e cinzento. As temperaturas vão subindo à medida que o verão se aproxima. A chuva é frequente mas não dura muito tempo, especialmente em abril.

Dicas sobre o tempo de Londres e como lidar com ele

  • Se começar a chover de repente, entre num museu que esteja perto. Há imensos museus gratuitos em Londres. Também pode tomar um chá numa loja ou café para fugir à chuva e descansar as pernas.
  • Se houver atrasos com os comboios do metro de Londres, considere a hipótese de apanhar um autocarro caso não se queira molhar. O Cartão Revolut é muito prático para usar os transportes públicos, permitindo ainda poupar imenso dinheiro em comissões ao seu banco. Uma excelente alternativa é o London Pass Travel, que lhe permite entrar em museus e atrações para além de utilizar o metro e o autocarro as vezes que quiser.
  • Mesmo quando está frio na rua, as lojas, cafés e museus estão sempre bem quentinhos. O melhor é vestir-se com várias camadas de roupa que pode ir vestindo e despindo conforme o lugar onde está.
  • Já que o tempo em Londres pode mudar de repente, o melhor é levar óculos de sol e um pequeno guarda-chuva. Se preferir, faça como eu e vista um impermeável leve com capuz que facilmente se guarda numa mala.

Tempo em Londres – as previsões possíveis

Antes de fazer a mala, informe-se acerca das condições meteorológicas em Londres através da Internet. Faça o mesmo diariamente, já no seu hotel, antes de sair do quarto. Tenha em conta que as previsões podem falhar.

Quando lá estive em Março de 2008 até nevou. Foi o Março mais frio de que o londrinos tinham memória! Mas não me importei. Impermeável com capuz e lá fomos nós (a minha mulher e eu) visitar Londres. Sem guarda-chuva, na maioria das vezes, porque só serve para atrapalhar. Em 2019, fevereiro esteve frio, obviamente. Nada com que não estivéssemos a contar.

Por outro lado, quando lá fui em Agosto, apanhei uma onda de calor como pouco se tinha visto por ali. Mas, como sou do Alentejo, os quarenta graus pouco me afetaram.

Quando visitar Londres?

A resposta a esta pergunta é muito simples. Visite Londres sempre que puder. Não é o tempo frio ou chuvoso que o vai impedir de desfrutar de tudo o que a cidade tem para lhe oferecer. Nunca lhe vão faltar programas.

Até pode ser mais agradável fazer uma viagem a Londres na primavera ou no verão. Mas nessa altura os voos e hotéis vão ser mais caros e vai haver mais turistas. Em resumo, viaje para Londres em qualquer altura do ano e divirta-se.

E, lembre-se, não adianta queixar-se do tempo. Não há nada a fazer. Na verdade, parte da mística de Londres é mesmo o seu tempo tão característico. Não concorda comigo?

Ajudei a planear a sua viagem? Então, peço-lhe que reserve o seu hotel em Londres através deste link. Não paga mais por isso mas ajuda-me a manter o Foto Viajar. Obrigado!
Este cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres. 
Leia o artigo London Pass Londres ou vá ao site oficial do London Pass.
Código de desconto de janeiro: JAN2020
6% nas versões de 3, 6, 10 dias (sem cartão de viagem) 

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar