Ir ao Castelo de Windsor é uma excelente ideia para quem estiver visitar Londres e quiser sair um pouco da cidade para a calma que vai para além dos parques. Todos já ouvimos falar do Castelo de Windsor e do Colégio de Eton, sempre relacionados com a família real britânica, mas toda a cidade de Windsor é bastante simpática e merece bem uma visita.
História do Castelo de Windsor
O castelo de Windsor é o mais famoso da Inglaterra e o mais antigo castelo residencial do mundo. A posição estratégica de Windsor, 32 km a oeste de Londres e perto do rio Tâmisa, fez com que a povoação se tornasse uma importante fortaleza normanda. Há mais de 1000 anos que as famílias reais britânicas lá vivem, desde William the Conqueror (Guilherme o Conquistador).
As fortificações deste rei consistiam numa estrutura de madeira construída numa colina artificial. Ao longo da história do Castelo de Windsor, outros monarcas deixaram a sua marca, mas a colina redonda e as muralhas exteriores ainda estão no mesmo lugar.
O rei Henry II construiu o primeiro edifício de pedra no Castelo de Windsor na década de 1170. Mais tarde, Edward III demoliu a maioria destes edifícios na década de 1350 e substituiu-os por um novo “castelo redondo”.
A St. George’s Chapel (Capela de São Jorge), a principal igreja do Castelo de Windsor, foi começada a construir no reinado de Edward IV (século XV) e terminada no de Henry VIII (século XVI). Este último monarca seria lá sepultado, assim como nove dos seus sucessores.
O episódio mais sangrento da história do Castelo de Windsor aconteceu durante a Guerra Civil Inglesa, da qual resultaria a tomada do castelo e a decapitação do monarca deposto, Charles I, que viria a ser enterrado no próprio castelo (1648). Depois de reposta a monarquia, em 1660, Charles II iniciou um dos mais extensos períodos de restauração e expansão do Castelo de Windsor. Querendo imitar a extravagância de Versailles (França), mandou construir longas avenidas ladeadas de árvores e reconstruiu os aposentos reais.

Depois da morte de Charles II, os monarcas que se seguiram preferiram viver noutros palácios e castelos de Inglaterra. Foi só durante o reinado de George IV (1820-1830) que se iniciou o último grande projecto de reconstrucção da história do Castelo de Windsor. Os seus arquitectos transformaram o castelo no fabuloso palácio gótico que se pode ver ainda hoje, aumentando a altura das torres e acrescentando pormenores decorativos para que houvesse uma maior harmonia entre os edifícios construídos em épocas diferentes.
Hoje em dia, o Castelo de Windsor ainda é a principal residência da família real, mas a maior parte do edifício está aberta ao público.
O que ver no Castelo de Windsor
- Mudança da Guarda – acontece diariamente, às 11 horas, de Abril até ao fim de Julho (dias alternados no resto do ano, se o tempo o permitir). Esta cerimónia é um espectáculo muito mais elaborado e vibrante do que a do Palácio de Buckingham.
- Aposentos reais – decorados com algumas das mais bonitas e valiosas obras de arte da Colecção Real, incluindo pinturas de Rembrandt, Rubens, Canalleto e Gainsborough. Também muito interessantes são os tectos decorados e o mobiliário antigo.
- St. George’s Chapel (Capela de São Jorge) – excelente exemplo de arquitectura gótica. É aqui que estão sepultados dez monarcas ingleses.
- Queen Mary’s Dolls’ House – a mais famosa casa de bonecas do mundo.
- Windsor Great Park – um bonito jardim esculpido no que resta de uma floresta de caça real.
- Cozinha do castelo – com visita guiada.
- Galeria de imagens – pintura e/ou fotografia (a exposição não é sempre a mesma)
Em 1992, mais de 100 divisões do Castelo de Windsor foram destruídas, parcial ou totalmente, num incêndio. Por sorte, as salas mais afectadas estavam vazias na altura e foram poucas as obras de arte vítimas do fogo. Só em 1997 é que os melhores restauradores da Europa acabaram o restauro do que tinha sido queimado.

Quando visitar o Castelo de Windsor
O castelo está aberto diariamente ao longo do ano. De Março a Outubro o horário para visitar é 10:00-17:15 (última entrada 16:00) e, de Novembro a Fevereiro, 10:00-16:15 (última entrada 15:00). Conte com duas ou três horas para fazer a sua visita. A Capela de São Jorge também está aberta todos os dias mas aos domingos tem missa, à qual pode assistir (mas não visitar a capela durante a cerimónia).
Já que o Castelo de Windsor é habitado pela família real e a rainha lá realiza cerimónias de estado, é possível que esteja proibida a sua visita noutras datas para além das que refiro.
Os preços das entradas para visitar o Castelo de Windsor são os seguintes:
- Adultos – £22.50
- Pessoas com mais de 60 anos e estudantes – £20.30
- Menores 17 e deficientes – £13.00
- Menores 5 – grátis
- Família (2 adultos e 3 menores de 17) – £58.00
Se os State Apartments estiverem fechados, os preços das entradas do Castelo de Windsor baixam para cerca de metade. Incluídos sempre no preço de quaisquer entradas estão os guias audio e as visitas guiadas à parte exterior.
Visitar Windsor (cidade de Windsor e arredores)
Enquanto estiver em Windsor pode fazer algo mais do que visitar o castelo. As ruas são bastante pitorescas e proporcionam um passeio muito agradável. Para além disso, pode ir até Windsor Great Park e dar um volta a pé ou de carruagem. Se quiser, fique a conhecer Eton College (Colégio de Eton). Quem tiver crianças (e tempo e dinheiro) tem à disposição, nos arredores, Legoland, um parque temático para famílias.
Fotografias Windsor / Fotos Castelo de Windsor










Mapa Windsor, como chegar a Windsor
Windsor fica no sudoeste da Inglaterra, a cerca de 32 km a oeste de Londres e perto do rio Tâmisa (como já referi). Para lá chegar, a partir de Londres, há duas boas hipóteses:
- Use os comboios da Inglaterra que partem das estações London Paddington ou London Waterloo. Na primeira opção, a viagem demora cerca 40 minutos. Viajar para Windsor a partir da estação de London Waterloo demora cerca de 55 minutos (a paisagem é mais bonita). Escolha a linha consoante a localização do seu hotel.
- Faça uma excursão a Bath, Stonehenge e Castelo de Windsor. O preço inclui o transporte, entrada no Castelo de Windsor e um visita aos State Apartments e à St George’s Chapel, tour panorâmico de Bath e um guia.
O próximo mapa de Windsor permite visualizar o centro da cidade mas pode ver mais de perto ou fazer zoom out para ver a sua posição relativamente a Londres. Pode arrastar o mapa, ver imagens de satélite, fotografias,…
Ficou com vontade de visitar o Castelo de Windsor? Se decidir dormir na pequena cidade, encontre aqui alojamento (hotel Windsor).
Este cartão ajuda-o a poupar tempo e dinheiro quando visitar Londres. Leia o artigo London Pass Londres ou vá ao site oficial do London Pass.