Blue Lagoon – o que visitar na Islândia

A Blue Lagoon é um lugar de visita obrigatório numa viagem à Islândia. É daqueles sítios que só se encontra naquele país e é extremamente popular entre os islandeses que, de férias e ao fim de semana, levam a família toda a banhar-se nas águas quentes (38ºC) da Blue Lagoon.

circulo dourado islandia blue lagoon
Blue Lagoon – Relaxar à moda da Islândia com um cenário de outro mundo

Esta não é a única “piscina natural” de águas azuis leitosas de lama de sílica da Islândia, há algumas espalhadas pelo país, todas aquecidas por centrais geotérmicas. Mas os campos de lava que rodeiam a Blue Lagoon e as chaminés da central de Svartsengi fazem dela um sítio quase doutro planeta.

A Blue Lagoon é um Spa de alta qualidade e muito bonito, onde se podem fazer tratamentos que se devem reservar com alguns dias de antecedência. Quem estiver de viagem à Islândia, vai poder tomar banho nas águas, receber uma “massagem” nas costas da cascata, fazer banho turco ou sauna. Também há um bar mesmo dentro de água onde pode tomar uma bebida e é possível receber uma massagem (paga) duma massagista mais gentil do que a cascata.

A água aquecida é rica em algas azul-esverdeadas, sais minerais e lama de sílica muito fina e branca com que deve “pintar” a cara para ficar com a pele esfoliada e tão suave como o rabinho dum bebé.

Enquanto estiver dentro de água, vá a todos os cantinhos da Blue Lagoon. Há lugares onde a água está mais quente, zonas fundas ou mais rasas e vale a pena ver a paisagem de todos os ângulos.

Os balneários são excelentes e têm tudo o que precisa: shampoo, gel e amaciador. Este último é essencial para o cabelo, pois a água da Blue Lagoon vai-lhe deixar o cabelo todo sem qualquer brilho temporariamente. Também não convém entrar na água com relógios ou jóias, para os metais não ficarem corroídos.

É obrigatório tomar banho nos balneários (nu, dizem eles) antes de entrar na Blue Lagoon, tal como nas outras piscinas públicas da Islândia. O complexo também tem um café, um restaurante e uma loja de recordações que vende igualmente produtos termais.

Fotografias da Blue Lagoon, Islândia

Veja bem estas fotografias tiradas na parte fria (fora do Spa) e na parte quente da Blue Lagoon. Aquele na sétima foto, fora de água, sou eu. Não, não estou a fazer músculo. É que a temperatura exterior era de 10ºC!

Vídeo da parte exterior da Blue Lagoon, Islândia

Este vídeo foi filmado na parte exterior da Blue Lagoon, onde a água é fria e o acesso livre. Baixe o volume, estava uma grande ventania!


Mapa da Blue Lagoon, Islândia

Informação prática Blue Lagoon – Islândia

Localização: A Blue Lagoon fica a apenas 20 minutos de carro do Aeroporto de Keflavik e a 45 de Reykjavik.

Como chegar: Considero que há duas formas ótimas para ir descontrair até esta lagoa fantástica.

  • Pode visitá-la logo no primeiro dia em que chegar, como eu fiz. Se, como eu, decidir alugar carro na Islândia e o recolher logo no aeroporto, aproveite o banho quente para descansar da viagem. Eu cheguei à Islândia às 4 da manhã (já era dia) e fui logo dar um passeio de carro pelos campos de lava.

    Passei também pela Blue Lagoon para ver como era. Faltava tão pouco para a hora de abertura que decidi esperar e entrar. Aquelas águas quentes eram mesmo do que eu e a minha mulher estávamos a precisar para recuperar da noite mal dormida.

  • No seu último dia na Islândia pode contratar um serviço de transfers Reykjavik-Blue Lagoon-Aeroporto de Keflavik. Eles deixam-no no Spa durante umas horas, guardam-lhe as malas e vão depois deixá-lo ao aeroporto a horas. Nem tem que se preocupar com mais nada. Qualquer posto de turismo de Reykjavik ou folheto espalhado pelo seu hotel da Islândia vai ter informações atualizadas sobre este transfer.

Preços de entrada no Spa Blue Lagoon:

  • Experiência Standard (só entrada): Adultos – 35 Euros (inverno) e 43 Euros (verão)
  • Experiência Comfort (entrada + robe, toalha, vouchers de bebida e tratamento de pele): Adultos – 58 Euros (inverno) e 65 Euros (verão)
  • Experiência Premium (comfort + chinelos e refeição no Lava Restaurant): Adultos – 91 Euros (inverno) e 98 Euros (verão)

Em todas as “experiências” os adolescentes pagam 15 euros e a entrada das crianças é grátis

Quer saber onde dormir nesta viagem? Não deixe de consultar hotéis na Islândia antes de partir.

Bons mergulhos e boa viagem. Não se esqueça de preparar bem o seu roteiro de viagem na Islândia.

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar