Dormir na Islândia hotéis, alojamento na Islândia

Dormir na Islândia no tipo de viagem que eu fiz implica planear tudo de forma diferente do habitual. Eu tinha apenas 5 dias para fazer o meu percurso e percorrer a ilha e mais dois para visitar Reykjavik. Pode ler o roteiro desta viagem à Islândia aqui no site.

As distâncias a cobrir até encontrar o seu próximo alojamento na Islândia são “diferentes” das da maioria dos outros países, especialmente os europeus. Afirmação estranha? Eu explico. No tempo que tinha disponível fiz 2500 km, ou seja, uma média de 500 km por dia.

Mas, com grande parte das estradas por onde iria conduzir na Islândia a subirem e descerem montanhas e fiordes, os tempos de viagem eram imprevisíveis. Para além disso, nunca se sabe quando uma estrada de bom alcatrão se transforma, de repente, numa estrada de gravilha e terra batida.

Por mais que eu fizesse previsões já pouco otimistas quanto ao tempo necessário para cada etapa, alguma coisa me atrasava sempre, fosse a estrada ou uma paisagem incrível.

reservar hotel islandia
Dormir na Islândia, no verão, significa muitas vezes chegar tarde ao hotel mas com luz do dia…

Assim, para dormir na Islândia, usei a seguinte estratégia:

  • Reservei um hotel em Reykjavik durante dois dias, os últimos da viagem e os únicos em que eu tinha a certeza onde queria dormir.
  • Nos dias em que andei na estrada, de carro alugado, telefonava mais ou menos a meio da tarde para algumas opções de alojamento que vinham descritas no guia da Lonely Planet. Ou seja, só marcava alojamento quando tinha a certeza de onde queria ou conseguiria chegar. Umas vezes consegui um quarto (duplo) logo no primeiro telefonema. Noutras precisei de fazer 2 ou 3.

Com o método que descrevo acima, cheguei aos hotéis às 19h mas também às 24h, dependendo dos dias.

Hotéis, pensões, guesthouses onde dormi na Islândia

  • Hotel Edda Laugar í Sælingsdal – Hotel no meio do nada que pertence a uma cadeia de hotéis islandesa.
  • Hotel Edda Isafjordur – mais um hotel da cadeia Edda, este é uma residência de estudantes durante o tempo de aulas em Isafjordur, a capital dos Fiordes Ocidentais (Western Fjords), com 3.000 habitantes.
  • Guesthouse Gula Villan, Akureyri – Guesthouse em Akureyri, uma das maiores cidades da Islândia (18.000 habitantes) e capital do norte.
  • Hotel Framtíð, Djúpivogur – Pequeno hotel mesmo à beira-mar de Djúpivogur, uma minúscula aldeia a sul dos Fiordes Orientais (East Fjords) com menos de 400 habitantes.
  • Menam Guesthouse, Selfoss – Guesthouse por cima dum restaurante tailandês(!) em Selfoss, uma pequena cidade do sul da Islândia não muito interessante mas a apenas 35 minutos de carro de Reykjavik.
  • Gallery Central Guesthouse, Reykjavik – Guesthouse a menos de 5 minutos a pé do porto de Reykjavik e do centro da cidade.
hotel islandia
Hotel na Islândia – Hotel Framtíð, em Djúpivogur

Em todos os lugares onde pude dormir na Islândia as pessoas foram muito simpáticas e prestáveis, mesmo quando chegava fora de horas. Muitas vezes, estavam exclusivamente à minha espera. Os quartos eram limpos e práticos, com tudo o que fazia falta para dormir uma noite descansado.

Hoje em dia, muito provavelmente, teria feito todas as reservas antes de viajar. Há mais alojamento na Islândia. Mas também há mais turistas…

Ajudei a planear a sua viagem? Então, peço-lhe que reserve o seu hotel na Islândia através deste link. Não paga mais por isso mas ajuda-me a manter o Foto Viajar. Obrigado!

Guia de Viagem Islândia

  1. Roteiro de viagem à Islândia – O que visitar
  2. Dormir na Islândia
  3. Alugar carro na Islândia
  4. Conduzir na Islândia, dicas para viajar de carro
  5. Dia 1 – Voo Lisboa – Barcelona – Reykjavík
  6. Dia 2 – Círculo Dourado
  7. Dia 3 – Fiordes Ocidentais
  8. Dia 4 – Desde os Fiordes Ocidentais até Akureyri
  9. Blue Lagoon
  10. Viajar na Islândia – Caro ou Barato?

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar