Desde os Fiordes Ocidentais até Akureyri – Islândia, dia 4

Este dia 4 do roteiro de viagem na Islândia estava inteiramente dedicado para fazer o percurso desde Isafjordur até Akureyri.

Tínhamos percorrido os Fiordes Ocidentais no dia anterior e estávamos encantados com as paisagens e com a aventura de andarmos isolados num lugar como este.

Ao longo de imensos quilómetros não vimos outros carros. Os poucos que vimos, como nós, esforçavam-se por subir e descer as montanhas desta zona, que é uma das mais isoladas da Islândia.

Acordámos de manhã e fomos visitar Isafjordur. Primeiro de carro e depois a pé. A cidade é pequena e tem apenas cerca de 2.500 habitantes. Os habitantes de Isafjordur dedicam-se essencialmente à pesca, como aliás acontece um pouco por toda a Islândia.

islandia isafjordur
Vista sobre Isafjordur, capital dos Fiordes Ocidentais da Islândia

A localização é bastante isolada e, por isso, cada vez mais pessoas saem para ir buscar trabalho noutras zonas do país. Mas, apesar de pequena, a cidade tem uma atmosfera urbana. Gostava de a visitar também no inverno. 

Existe um centro cultural, uma escola de música, um hospital, uma biblioteca,… Existe inclusivamente um centro universitário que funciona para ensino à distância dos 7.000 habitantes dos Fiordes Ocidentais, já que a neve impossibilita as deslocações nos meses frios. Isto faz com que, por exemplo, as crianças e adolescentes que moram nas quintas das redondezas que estão mais isoladas venham viver para uma residência de estudantes na cidade.

Em primeiro lugar, visitámos a igreja Isafjardarkirkja. Esta foi construída em 1995, depois da antiga ter ardido em 1987. Como grande parte da arquitetura que podemos ver no norte da Europa, este edifício é bastante simples por dentro e por fora, com bastantes linhas direitas.

igreja isafjordur islandia
Exterior da Isafjardarkirkja, Isafjordur, Islândia

As formas desta igreja de Isafjordur lembram as ondas do mar. Na parte exterior do edifício também há um cemitério.

Lá dentro, o ambiente é muito tranquilo. Entra imensa luz pelas grandes e pequenas janelas e está tudo harmoniosamente arrumado. A representação dos pássaros a voar perto do altar é a parte que mais se destaca.

islandia isafjordur igreja
Igreja Isafjardarkirkja

Depois de entrar na Igreja Isafjardarkirkja, vimos a estátua em homenagem aos pescadores, fomos até ao cais de onde partem alguns passeio de barco pela região.

Andámos pelas ruas até encontrarmos a padaria Gamla Bakariid, bem no centro da cidade. É impossível não a encontrar porque há uma carrinha antiga decorada com o seu nome à porta.

isafjordur islandia
Publicidade à padaria Gamla Bakariid, Isafjordur

A padaria Gamla Bakariid é um bom lugar para comer em Isafjordur. Fica mesmo no centro desta povoação da Islândia, perto do Hotel Isafjordur. 

Lá dentro, há todo o tipo de pães deliciosos que fazem nesta zona do país. Experimente uns para fazer umas sandes para o caminho e prove os salgados e bolos. 

padaria isafjordur islandia
Interior da Padaria Gamla Bakariid em Isafjordur, Islândia

Fique um pouco enquanto toma um café ou chá, aprecie as fotografias que estão expostas na parede e meta conversa com os locais.

Tomámos o pequeno almoço num espaço acolhedor e tranquilo com imensas história nas suas paredes cobertas de fotografias.

isafjordur

Saímos de Isafjordur em direção a Akureyri pela estrada N61, que segue sempre ao longo da costa contornando os fiordes. Poucos quilómetros depois, numa pequena povoação chamada Sudavik, passámos por um lugar que eu queria muito visitar… mas que estava fechado.

Chama-se Centro da Raposa do Ártico, Artic Fox Centre em Inglês. Adoro raposas. Não percam quando passarem por aqui. Este é o único mamífero terrestre autóctone da Islândia, que terá atravessado o mar gelado durante a Idade do Gelo para aqui chegar (outra teoria é que terá vindo em cima de gelo flutuante).

De volta ao caminho, a paisagem na estrada é deslumbrante. Mesmo com as nuvens sempre a escurecerem o dia. Do outro lado do mar via-se, por vezes, o norte dos Fiordes Ocidentais, completamente gelados, praticamente inacessíveis e desabitados.

fiordes ocidentais islandia
Costa norte dos fiordes ocidentais

No topo de algumas montanhas ao lado da estrada há mesas de piqueniques para os corajosos que se atrevem a enfrentar o vento forte e frio.

islandia fiordes ocidentais
Mesa de piquenique à beira da estrada nos fiordes

Após cruzarmos algumas pontes e seguirmos mais para sul começámos a encontrar quintas isoladas e campos cada vez mais verdes.

estrada ocidentais islandia
Ponte na estrada nos Fiordes Ocidentais

Ao longo da costa norte da Islândia acontece um “fenómeno” curioso. Com grande parte do país coberto de vulcões (e a sua lava) e de glaciares, resta pouca área de floresta.

Assim, a maior parte da madeira na Islândia chega à costa norte navegando à deriva pelo oceano desde os rios da Sibéria. Em muitas praias encontramos troncos de árvores dispersos ou já organizados pelos proprietários (os donos das terras onde as praias se incluem) e prontos a ser carregados para outras partes do país.

Não há muito mais a contar sobre o resto do percurso de Isafjordur nos Fiordes Ocidentais até Akureyri pois choveu bastante durante grande parte do dia. Cerca de 550km para fazer num dia inteiro… Com muitas obras e estradas de terra batida à mistura, principalmente nos fiordes.

Importa dizer que passámos da N61 pouco depois de Hólmavík para a N68. Já só a deixaríamos perto de Bordeyri para entrar na N1, a estrada principal da Islândia, que dá a volta à ilha.

akureyri
Centro de Akureyri

Chegámos ao nosso destino já bastante perto da hora de jantar. Tínhamos reservado um quarto na Gula Villan Guesthouse, bem no centro de Akureyri, a quarta maior cidade da Islândia (cerca de 20.000 habitantes). Esta pousada é uma grande casa com quartos privados e áreas comuns. É limpa e com decoração bastante agradável e acolhedora.

Depois de nos instalarmos fomos dar um passeio na zona comercial de Akureyri, onde praticamente todas as lojas já estavam fechadas à exceção de algumas mais turísticas. Jantámos no restaurante Bautinn. Não foi barato (leia o artigo Viajar na Islândia – caro ou barato?), mas soube bem comer uma refeição quente depois do dia inteiro de viagem.

O dia seguinte iria ser em grande. Novamente com muitos quilómetros para percorrer. Mas com imensas paragens incríveis de maravilhas da natureza. Atravessámos o nordeste da Islândia em direção ao sudeste. Esta etapa da viagem teve o ponto alto no bonito Lago Myvatn e nos seus diferentes cenários de outro mundo. Água e fogo na Islândia.

Para saber onde dormir em Akureyri, consulte hotéis em Akureyri antes de partir.

Guia de Viagem Islândia

  1. Roteiro de viagem à Islândia – O que visitar
  2. Dormir na Islândia
  3. Alugar carro na Islândia
  4. Conduzir na Islândia, dicas para viajar de carro
  5. Dia 1 – Voo Lisboa – Barcelona – Reykjavík
  6. Dia 2 – Círculo Dourado
  7. Dia 3 – Fiordes Ocidentais
  8. Dia 4 – Desde os Fiordes Ocidentais até Akureyri
  9. Dia 5 – Lago Myvatn
  10. Blue Lagoon
  11. Viajar na Islândia – Caro ou Barato?

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para comprar tours e bilhetes para atrações uso o GetYourGuide.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar