A Islândia é, provavelmente, um dos mais fascinantes países que poderá visitar na Europa (e no mundo). Este Roteiro de Viagem à Islândia mostra-lhe a localização dos pontos mais importantes representados num mapa com fotografias que o vão fazer tomar a decisão de reservar já esta viagem.
Realize o seu sonho de visitar a Islândia e prepare a sua aventura neste país deslumbrante em termos de paisagens e diversidade.

No mapa da Islândia mais abaixo vai encontrar os lugares por onde passei nesta viagem de 7 dias . A road trip na Islândia demorou 5 dias. Conduzi pela estrada principal (N1) e pelos Fiordes Ocidentais. Assim, dei a volta completa à ilha no sentido dos ponteiros do relógio.
Percorri 2500 km, uma média de 500km por dia. Parece que é muito mas há bastantes horas de sol no verão e não havia outra hipótese. Não é possível atalhar caminho quando se começa a viajar neste país usando a N1. Isto porque, no centro do país, apenas há terras altas, glaciares e florestas onde só é permitido conduzir jipes.
O percurso terminou em Reykjavik, onde fiquei mais um dia e meio, antes de apanhar o avião para Barcelona. Aqui, fiz escala antes de voltar a Portugal e ainda pude passear um pouco pelas Ramblas…
- Roteiro de Viagem à Islândia
- 1- Lagoa Azul – Blue Lagoon
- 2- Geysir Hot Springs
- 3- Cascata Gullfoss – Gullfoss Waterfall
- 4- Parque Nacional de Thingvellir – Thingvellir National Park
- 5- Museu e café Minjasafn Egils Ólafssonar
- 6- Penhascos de Látrabjarg – Látrabjarg Bird Cliffs
- 7- Centro da Raposa do Ártico – Artic Fox Center
- 8 – Cascata Godafoss – Godafoss Waterfall
- 9- Pseudo Crateras – Pseudo craters
- 10- Campos de lava Dimmuborgir – Lava fields
- 11- Cratera vulcânica Hverfjall – Vulcanic Crater
- 12- Lago Mývatn – Mývatn Lake
- 13- Área geotermal Hverarönd, Námaskard – Geothermal area
- 14- Campos de lava do vulcão Krafla – Lava fields
- 15- Cratera inundada Viti no vulcão Krafla – Viti flooded crater
- 16- Cascata Dettifoss – Dettifoss Waterfall
- 17- Lagoa com icebergs, Jökulsárlón – Iceberg Lagoon
- 18- Skaftafell, Parque Nacional Vatnajökull – Skaftafell, Vatnajökull National Park
- 19- Planalto rochoso Dyrhólaey – Rocky plateau
- 20- Cascata Skógafoss – Skógafoss Waterfall
- 21- Reykjavík (em português Reiquejavique ou Reiquiavique)
- Visitar a Islândia – o melhor não está no mapa
- Tours e atividades na Islândia
Roteiro de viagem à Islândia, o que visitar na Islândia
Mapa da Islândia com pontos de interesse
O ponto de partida de modo a seguir este guia para saber o que visitar na Islândia foi o Aeroporto de Keflavík, a sudoeste. A partir daí, é só ver os números nos restantes ícones. Depois, leia as descrições no resto do artigo, abaixo do mapa.
Alguns dos locais a visitar na Islândia estão também em Inglês. Isto facilita a orientação lá, pois a sinalização está nesta língua. Pode partilhar o mapa e visualizá-lo num ecrã maior.
Hotéis na Islândia
No mapa acima pode ver também a localização dos hotéis que usei (ícone cama). Aqui ficam links, pela ordem seguida neste roteiro da Islândia, para esses hotéis. Selfoss tem link para todos os hotéis na cidade (aquele onde dormi está fechado).
- Hotel Edda Laugar í Saelingsdal – Búdardalur
- Hotel Edda Ísafjördur – Isafjordur
- Gula Villan Guesthouse – Akureyri
- Hotel Framtid – Djupivogur
- Hotéis em Selfoss
- Central Guesthouse Reykjavík – Reykjavík
Para ver outros hotéis na Islândia basta fazer a sua pesquisa aqui.
Booking.com1- Lagoa Azul – Blue Lagoon
A Blue Lagoon é um spa com piscina ao ar livre de águas aquecidas pela central geotérmica. Toda esta zona está rodeada de terras repletas de lava negra. Uma paisagem de outro mundo e obrigatória em qualquer roteiro de viagem à Islândia. Os islandeses são loucos por este lugar.

2- Geysir Hot Springs
Foi este geysir que deu o nome a todos os outros do mundo. Hoje em dia está um pouco adormecido mas há outros em grande atividade. As águas saltam de dentro da terra elevando-se a dezenas de metros, com intervalos de poucos minutos.

3- Cascata Gullfoss – Gullfoss Waterfall
A Cascata Gullfoss é simplesmente impressionante. E o som ensurdecedor que faz também. Das maiores do país.

4- Parque Nacional de Thingvellir – Thingvellir National Park
Foi no Parque Nacional de Thingvellir, um lugar fantástico de lagos e rochas, que se fundou e reuniu o parlamento Viking da Islândia. Dê um passeio pelos campos e espreite a minúscula igreja de madeira. Visitar esta zona significa conhecer um dos cenários da história do país.

5- Museu e café Minjasafn Egils Ólafssonar
Este pequeno café fica, sensivelmente, a meio caminho entre a estrada de alcatrão e os Penhascos de Látrabjarg. A pequeníssima povoação dos Fiordes Ocidentais chama-se Hnjotur.
A comida é boa e o serviço é muito simpático. No mesmo edifício há um pequeno museu (pago) que conta essencialmente a história da modernização da agricultura na Islândia. Na rua também há alguns aviões antigos.

6- Penhascos de Látrabjarg – Látrabjarg Bird Cliffs
Perdidos quase no fim do mundo, estes penhascos são altíssimos, com alturas até 440m. São a casa de uma das maiores colónias de aves marítimas da Europa. Aqui moram milhões de pássaros, desde gaivotas aos simpáticos papagaios-do-mar.
Deite-se na falésia e tire uma fotografia a um metro de distância destes pássaros maravilhosos. Por curiosidade, em inglês, chamam-se puffins.

7- Centro da Raposa do Ártico – Artic Fox Center
A Raposa do Ártico é o único animal terrestre nativo da Islândia. Pensa-se que terá chegado à ilha atravessando o mar gelado na última Idade do Gelo. Ou então chegou em cima dum icebergue.
O Centro da Raposa do Ártico fica na povoação de Súðavík. É um bom exemplo de esoterismo neste país pois estuda o animal e mostra-o aos visitantes que o quiserem visitar para despertar a consciência de que é necessário protegê-lo.
8 – Cascata Godafoss – Godafoss Waterfall
O seu nome, “Cascata dos Deuses” surgiu porque a ela foram lançadas as estátuas dos deuses pagãos nórdicos em 1000. A razão para este ato foi a introdução do Cristianismo na Islândia.
9- Pseudo Crateras – Pseudo craters
Estas pseudo crateras da Islândia parecem vulcões em ponto pequeno. Na verdade, foram formadas a partir de bolhas de vapor causado pela lava que rebentaram. As pseudo crateras perto do Lago Mývatn são as maiores e estão cobertas de erva. É um cenário estranhíssimo mas muito bonito para visitar a pé.

10- Campos de lava Dimmuborgir – Lava fields
Não percam o Dimmuborgir, uma das atrações mais importantes da Islândia, que deve fazer parte de qualquer roteiro de viagem. A área é composta por várias cavernas vulcânicas e formações rochosas.
Foram construídos caminhos pelo meio da lava por onde pode fazer caminhadas fascinantes. Há percursos para todos os gostos: curtos e longos, fáceis e difíceis.

11- Cratera vulcânica Hverfjall – Vulcanic Crater
Prepare-se para subir a esta gigantesca cratera vulcânica com um cone de 400m. Não vai ser fácil chegar lá acima através do caminho marcado na cinza e gravilha mas a vista do topo é fenomenal. E a ventania também!

12- Lago Mývatn – Mývatn Lake
Aves, cones vulcânicos, piscinas termais e lava. Tudo isto se encontra na área em redor do Lago Mývatn, entre os pontos 9 e 15 deste Roteiro de Viagem com os pontos altos a visitar na Islândia.
Perto do local onde está este ponto 12 no Mapa da Islândia acima, encontramos a igreja de Reykjahlíd (agora remodelada), o único edifício que sobreviveu à erupção do vulcão Krafla em 1729.
13- Área geotermal Hverarönd, Námaskard – Geothermal area
A grande área geotermal de Hverarönd é um lugar de “outro planeta”. Dê um passeio pelas zonas demarcadas através da lama a borbulhar e das saídas de vapor ruidosas. O cheiro forte a enxofre torna a paisagem ainda mais exclusiva.

14- Campos de lava do vulcão Krafla – Lava fields
Os campos de lava do vulcão Krafla foram mais uma das minhas partes preferidas da Islândia. Imagine-se a andar a pé no meio de lava negra com o chão a fumegar nalgumas zonas.


15- Cratera inundada Viti no vulcão Krafla – Viti flooded crater
A cratera Viti está cheia de água que reflete a cor azul do céu. Muito bonita vista lá de cima.

16- Cascata Dettifoss – Dettifoss Waterfall
A Dettifoss, uma das maiores cascatas da Islândia e também da Europa, tem 100 m de largura e uma queda vertical de 44m. Deixe o carro no estacionamento e dê um passeio por esta área. Existe uma outra cascata lá perto.

17- Lagoa com icebergs, Jökulsárlón – Iceberg Lagoon
Outro lugar quase inacreditável da Islândia. Jökulsárlón é uma lagoa profunda que se formou a partir do degelo do Glaciar Breiðamerkurjökull. Fica bem perto da Estrada N1 e a apenas 1,5 km do mar.

Entrei num dos barcos anfíbios que vão buscar os turistas a terra e os levam a passear no meio dos icebergues. O guia explicou tudo sobre a lagoa e os espetaculares icebergues azuis.
Jökulsárlón é um sítio tão bonito que já foi cenário de alguns filmes de Hollywood: “A View to a Kill” (007), “Die Another Day” (007), “Tomb Raider” e “Batman Begins”.

18- Skaftafell, Parque Nacional Vatnajökull – Skaftafell, Vatnajökull National Park
O Parque Nacional Vatnajökull cobre a grande área em volta do glaciar com o mesmo nome, 12.000 km². Ou seja, 10% da área do país. Natureza, desfiladeiros, escalada, aventura.
Em Skaftafell há um centro de visitantes com informação sobre o parque. Conta a sua história, explica como acampar no campo, mostra os trilhos e todas as atividades disponíveis nesta zona do sul da Islândia.

Fiz uma caminhada de duas horas e meia no gelo do glaciar com um grupo acompanhado por um guia. Este pequeno passeio é espetacular e nem é difícil, sendo acessível a quase toda a gente.
Faça a sua reserva num dos operadores e tome uma deliciosa sopa no centro de visitantes enquanto espera.

19- Planalto rochoso Dyrhólaey – Rocky plateau
Perto de Vik há um planalto rochoso altíssimo chamado Dyrhólaey. Suba lá acima de carro (ou a pé). Aprecie a vista da praia vulcânica enorme e de Reynisdrangar, colunas rochosas de basalto no meio do mar.
Diz a lenda que estas colunas surgiram quando dois ogres tentaram arrastar um navio de três mastros para terra. Quando a luz do sol apareceu, os ogres transformaram-se em pedra. É só usar a imaginação.

Na praia, na encosta do planalto, há umas colunas de basalto com formas fantásticas. Pelo menos foi assim que vi em fotografias. Infelizmente, não as consegui encontrar…

20- Cascata Skógafoss – Skógafoss Waterfall
Já era muito tarde quando passei por aqui e não me aproximei da cascata, só a vi da estrada. Bem ao longe ainda se ouve o barulho poderoso da água. Há uma escada que se pode subir para ver a paisagem da zona costeira do sul da Islândia lá do alto.
21- Reykjavík (em português Reiquejavique ou Reiquiavique)

Reykjavík é uma cidade pequena mas cheia de energia. No verão vê-se muita gente nos parques, nas ruas, nos cafés a conviver e a passear com carrinhos de bebé. Destaco estes lugares para visitar em Reykjavík.
- zona histórica do porto – foi aqui que os primeiros colonos vikings se estabeleceram.
- Landnamssyningin (The Settlement Exhibition) – uma exposição de artefactos vikings que se encontra numa sala subterrânea. Foi aqui encontrada uma casa viking do século IX.
- Þjóðminjasafn Íslands (National Museum) – o Museu Nacional da Islândia dá a conhecer a história do país desde os primórdios até hoje. Muito interessante.
- Hallgrímskirkja – Igreja Luterana com 73m de altura, a maior do país. O edifício é fantástico, inspirado em formações vulcânicas e com pilares hexagonais. Suba à torre para uma vista panorâmica de Reykjavík. Não perca também o gigantesco órgão de 5.000 tubos.
- Harpa – sala de concertos de Reykjavík com um formato moderno, símbolo do dinamismo e revitalização da cidade.
- Ruas de comércio – Laugavegur é a principal rua de compras em Reykjavík. Tem imensas lojas nacionais e internacionais, todas com extremo bom gosto e com preços a condizer.
Na rua Skólavörðustígur encontram-se lojas de recordações e de artesanato da Islândia. Se quiser comprar a melhor roupa do mundo para andar quente mas leve, estas ruas são o lugar ideal.

Visitar a Islândia – o melhor não está no mapa
Os lugares que descrevo neste roteiro de viagem à Islândia são os muitos pontos altos do percurso que fiz pelas estradas do país. Mas o melhor mesmo da Islândia são as paisagens grandiosas, a natureza intocada pelos islandeses.
Eles sabem que têm aí a sua maior riqueza. E isso nota-se no orgulho com que falam do seu país, especialmente da qualidade da água e da ausência de poluição.
Vídeo Islândia
Este pequeno vídeo mostra um pouco de todas as maravilhas naturais que pode encontrar na sua própria road trip na Islândia.
Alugar carro na Islândia e partir pelas suas estradas é, provavelmente, uma das viagens mais fascinantes que se pode fazer. A zona dos Fiordes Ocidentais então… É de tirar a respiração.
Mas qualquer campo de lava ou zona termal, qualquer pequena cascata ou curva da estrada são inacreditavelmente belos e merecem uma visita com tempo para absorver a natureza com todos os sentidos.



Aproveite os longos dias de verão e a luz presente quase 24 horas para fazer quilómetros cheios de nuvens, ovelhas, cavalos, lagos, glaciares, mar e montanhas que juntos fazem da Islândia uma ilha encantadora.
Ajudei a planear a sua viagem? Então, peço-lhe que reserve o seu hotel na Islândia através deste link. Não paga mais por isso mas ajuda-me a manter o Foto Viajar. Obrigado!
Tours e atividades na Islândia
Prefere fazer tours com guias locais? Veja estas sugestões.
Guia de Viagem Islândia
- Roteiro de viagem à Islândia – O que visitar
- Dormir na Islândia
- Alugar carro na Islândia
- Conduzir na Islândia, dicas para viajar de carro
- Dia 1 – Voo Lisboa – Barcelona – Reykjavík
- Dia 2 – Círculo Dourado
- Dia 3 – Fiordes Ocidentais
- Dia 4 – Desde os Fiordes Ocidentais até Akureyri
- Dia 5 – Lago Myvatn
- Blue Lagoon
- Viajar na Islândia – Caro ou Barato?