Como comprar viagens na internet, reservar voos online

Neste artigo vai ficar a saber que comprar viagens na internet é a melhor maneira de viajar barato mas com qualidade. É muito fácil poupar dinheiro tendo, ao mesmo  tempo, um serviço de qualidade. Compro sempre as minhas viagens na internet e correu sempre tudo bem, sem problemas.

Dependendo do destino para onde quer viajar ou do tipo de viajante que é, vai preferir uma agência de viagens (tradicional ou na internet) que tratará de tudo por si ou irá comprar bilhete de avião você próprio. O “segredo” para comprar passagens baratas ou pacotes avião+hotel está sempre em procurar em vários sites.

Melhores sites para comprar a sua próxima viagem

Já deve estar com vontade de fazer a mala. Mas, antes disso, vamos conhecer os melhores sites para tratar da viagem. Lembre-se que o que é mais barato hoje pode não o ser amanhã. Por isso, o meu conselho é que veja o preço de uns quantos e compare preços. Todos os links abrem numa nova janela, permitindo visualizar os preços sem estar sempre a retroceder.

Motores de busca de voos e agências de viagens

Momondo – Já viu publicidade a este site na TV, de certeza. Não é propriamente uma agência de viagens mas sim um agregador global. Ou seja, dá-nos os preços disponíveis em dezenas de companhias aéreas e agências, o que aumenta as nossas hipóteses de conseguirmos um preço baixo e encontrarmos as rotas mais convenientes. Nunca viajo de avião sem fazer buscas no Momondo.

Rumbo – agência de viagens online líder de vendas em Espanha. O motor de pesquisa de voos e hotéis da Rumbo possui características extremamente úteis: filtros geográficos, mapas interativos, comentários de clientes.  Em alguns serviços, a agência permite comprar viagens a prestações.

É seguro comprar pela internet?

Sim, hoje em dia é bastante seguro. Os sites de viagens que aqui sugiro fazem parte de grandes grupos empresariais e estão há muito tempo no mercado. Pode comprar o bilhete de avião, pacote de viagem, reservar hotel utilizando o seu cartão de crédito online num ambiente seguro proporcionado pelos próprios sites. Mas, se preferir, em muitos deles é possível pagar, de forma ainda mais segura, por transferência bancária.

Como comprar viagens baratas

Agências de viagens tradicionais vs agências de viagens online

Para comparar preços de bilhetes de avião fiz simulações numas das mais conhecidas agências. No voo Lisboa-Londres, a agência online poupava-nos cerca de 25 euros na opção mais barata; na viagem Lisboa-Nova Iorque a poupança online subia para 60 euros e poderíamos escolher entre dezenas de horários, enquanto que na agência tradicional havia apenas cerca de 10 à escolha.

As companhias aéreas eram rigorosamente as mesmas. Ou seja, comprar viagens online é mais barato. Mas não se esqueça de comparar sempre o preço total, incluindo as taxas de reserva.

Como comprar bilhete de avião na internet

Ao fazer a sua compra tente comparar preços de viagens semelhantes. Tenha em consideração que o preço do bilhete de avião depende:

  • do aeroporto do destino – não escolha um voo mais barato para um aeroporto mais distante (paga menos taxas) para depois gastar mais dinheiro nos transportes públicos até ao centro da cidade;
  • do horário do voo – as partidas no início da manhã e ao fim da tarde são normalmente mais caras mas, se a sua estadia for de 3 dias, por exemplo, não vale a pena escolher mais baratos se o tempo de estadia efetiva na cidade acabar por ser apenas um dia e meio;
  • da companhia aérea – uma companhia lowcost é mais barata, sendo uma óptima forma de viajar, especialmente em reduzidas distâncias. O preço base pode não incluir grandes refeições ou o transporte de malas no porão (paga-se à parte) mas quem precisa disto numa curta viagem de fim de semana entre capitais europeias?

    Para três dias em Londres ou Madrid ou Barcelona uma mala de mão (ou pequena mochila) não é suficiente? No entanto, tenha em atenção que a opção lowcost pode também ser mais barata devido às duas variáveis dos pontos anteriores.

Depois de escolher o voo que pretende, o site não vai enviar-lhe nada para casa. Hoje em dia, praticamente todas as companhias aéreas usam o bilhete eletrónico (E-ticket), que fica registado diretamente no sistema de reservas da companhia de forma segura. Depois da compra, imprima sempre a página e grave o número do bilhete eletrónico no seu telemóvel, por exemplo.

Ao viajar para a Austrália, Tailândia ou outro destino distante, considere fazer escala durante um dia ou dois numa cidade que fique no caminho. Esta escala, na ida ou no regresso, vai permitir-lhe descansar da longa viagem e ficar a conhecer mais um lugar no mundo.

Outros artigos para o ajudar a viajar

Se decidiu apenas reservar o seu voo numa destas agências, falta-lhe encontrar alojamento. Escrevi um outro artigo que lhe vai dar as dicas que precisa para reservar hotel ou Pousada da Juventude (hostel).

E então? Quando vai ser a sua próxima viagem? Ainda está com dúvidas? Veja aqui um Top 10 dos mitos sobre viagens e viajar e comece já a planear tudo.

Como organizar as suas viagens?

Uso estes sites para planear e fazer reservas para as minhas viagens. Se acha que contibuí para a sua e que o inspirei, siga os links abaixo. Vai ajudar-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Skyscanner.
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai já ver os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar