Guias de cidades para Smartphones Android e iPhone, tablets e iPads

Comprar um guia de cidades ou países em papel é algo que todos os viajantes fazem para preparar a sua viagem. Mas, com a chegada dos smartphones e tablets, faz sentido explorar outras formas mais recentes de orientação.

Também eu compro sempre guias de viagens em papel para planear a viagem e poder levar comigo. No entanto, na viagem que fiz em fevereiro de 2013 seguindo o percurso Amsterdão-Bruxelas-Paris, decidi experimentar uns guias digitais. É essa experiência que vou partilhar consigo.

Guias de cidades digitais

Tenho um smartphone e também um tablet, ambos com o sistema operativo Android. Mas o iOS da Apple para iPhone e iPad também tem aplicações iguais (ou semelhantes), pelo que as sugestões que faço aqui podem ser utilizadas também nesse sistema operativo.

Há muitas vantagens em utilizar os guias de cidades digitais para smartphones mas eu destaco as seguintes:

– Toda a informação está sempre à mão no seu telemóvel, sem ser preciso carregar mais livros ou mesmo mapas que se têm sempre que estar a dobrar e desdobrar

– A utilização do mapa da aplicação em conjunto com o GPS do seu smartphone significam que nunca mais se vai perder

– A organização de percursos e locais a visitar são feitos num instante

– Quando consultamos o nosso guia digital parecemos menos turistas do que se estivermos sempre a ver um guia de papel

Encontrei algumas aplicações grátis na Google Play (veja a App Store da Apple) sobre as cidades que visitei. As mais completas, na minha opinião, são as do TripAdvisor, um dos maiores sites de viagens do mundo.

Pontos fortes dos guias de cidades da TripAdvisor

  • Aplicação gratuita que funciona sem estar ligado à internet
  • Mapas completamente gratuitos e navegáveis utilizando o GPS do seu telemóvel (indica, inclusivamente, a direção e distância desde o lugar onde se encontra até ao ponto selecionado)
  • As imensas fotografias ajudam a identificar lugares a visitar que consultou no seu guia de cidade digital
  • Mapas incluem a localização de estações de metro, ATMS (caixas multibanco)
  • Textos simples que dão informação relativamente aos bairros, história, cultura, arquitetura, meteorologia e transportes
  • Opiniões de outros viajantes ajudam a perceber se vale a pena visitar determinados pontos
  • Sugestões de restaurantes, hotéis, atrações, vida noturna, compras e bilhetes/tours
  • Todos os pontos são adicionáveis, usando apenas um toque, à sua própria seleção de percursos/favoritos
  • Se tiver um tablet e um smartphone poderá fazer o seu planeamento da viagem em qualquer um deles alternadamente pois, logo que inicia a aplicação no outro dispositivo quando estiver ligado à internet, este sincroniza tudo automaticamente
  • Poderá, ainda, contribuir para melhorar a aplicação adicionando as suas próprias impressões sobre os lugares visitados
  • Muitas cidades disponíveis: Bangkok, Roma, Hong Kong, Berlim, Barcelona, Washington, Londres, Nova Iorque, Paris, Budapeste, Singapura, Praga, São Francisco, Viena, Amsterdão, Las Vegas, Veneza, Istambul, etc, etc (cerca de 50)

Três potenciais desvantagens nesta aplicação guia de cidades digital da TripAdvisor

  • Só está disponível em Inglês na versão Android (também em Português na versão App Store), o que poderá ser um problema para algumas pessoas. De qualquer forma, os mapas são sempre utilizáveis e dão muito jeito.
  • Como qualquer outra aplicação que usar muito frequentemente, a bateria do seu telemóvel (especialmente se também o utilizar para tirar algumas fotografias) vai durar apenas um dia. Carregue-o todas as noites no seu hotel e o problema desaparece.
  • Não é impossível (mas bastante improvável) que a localização de algum ponto de interesse não seja precisa pois esta é feita pelos próprios utilizadores.

Neste pequeno vídeo poderá ter uma ideia do que poderá ter à sua disposição com os guias de cidades do TripAdvisor.

Não quero acabar este artigo sobre guias de cidades para Smartphones Android e iPhone, tablets e iPads, sem sugerir também outras duas aplicações gratuitas que podem ser utilizadas em alternativa à do TripAdvisor ou para a complementar. Uma chama-se GuidePal e a outra Triposo, ambas disponíveis na Google Play.

De certeza que, como eu, gosta dum bom e velho guia de bolso em papel para levar em viagem mas também para guardar como recordação. Mas isto não quer dizer que não experimente igualmente os guias de viagem digitais que recomendo. São gratuitos. Do que é que está à espera?

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner ou no Momondo.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar