15 dicas essenciais de viagem nas Maldivas

Ainda tenho 15 dicas essenciais para as Maldivas depois de lhe mostrar muitas formas de aproveitar melhor o seu tempo e dinheiro neste Guia de viagem Maldivas. Já vimos assuntos como O Que Fazer nas Maldivas, Visitar Malé, Hotéis nas Maldivas e Viajar de Avião para as Maldivas com conselhos específicos mas há muitas mais questões práticas que podem ajudá-lo na sua viagem ao paraíso.

dicas maldivas viagem
Dicas de viagem para as Maldivas? Cumprimente quem passa de barco!

Estas 15 dicas não surgem por nenhuma ordem especial. Vai encontrar sugestões sobre saúde, poupança, segurança, etc. Se já esteve nas Maldivas e se lembrar de alguma outra dica, deixe-a nos comentários do final deste artigo.

1- Aproveite as Maldivas ao máximo – provavelmente não vai voltar

Saia do quarto, as Maldivas são lá fora

Esta primeira dica parece não fazer grande sentido porque parece evidente. Mas eu fiquei espantado com o número de hóspedes do meu hotel que recolhiam ao quarto sempre que chovia. Ou, então, só de lá saíam quando a manhã ia a meio ou voltavam logo a seguir a jantar. Bem sei que temos de descansar de todas as atividades nas Maldivas mas… Este é um lugar incrivelmente belo onde, quase de certeza, não voltaremos a estar. Há que aproveitar ao máximo!

2- Não perca um único pôr do sol nas Maldivas – e o nascer do sol também acontece todos os dias

O começar ou acabar do dia é sempre um acontecimento apesar de acontecer todos os dias. Nas Maldivas é ainda mais mágico porque o horizonte junta o oceano com o céu, quase sempre com nuvens coloridas pelos laranjas.

Leve a sua máquina fotográfica e capture esses momentos. Use um tripé ou estabilize a máquina nalgum lugar para conseguir exposições longas e criar imagens perfeitas só da natureza ou consigo, sozinho/a ou abraçado/a a alguém.

3- Descontraia nas Maldivas – mas respeite tradições e regras

As ilhas Maldivas são bastante descontraídas mas, como em qualquer outro lugar, há regras e tradições que deve ter em conta.

  • Pode ser má ideia tirar fotografias descaradamente a edifícios governamentais como da polícia, militares ou ao palácio presidencial. Especialmente se houver sinalização em contrário. Seja discreto…
  • A República das Maldivas é um país muçulmano e não vê com bons olhos o topless. A não ser que perceba que no seu hotel é permitido.

4- Não tenha medo da vida selvagem das Maldivas

Como já referi no artigo Sobre as Maldivas, a vida selvagem em terra não é muito variada nestas ilhas tão pequenas. Espere encontrar uns caranguejos na praia, lagartos e outros pequenos répteis.

A voar pelos ares, não perca os morcegos da fruta (também chamados de raposas voadoras) que são uma visão fantástica ao fim do dia quando voam por cima das ilhas resort usando as suas asas com envergadura até 1,5 metros.

A vida debaixo de água, pelo contrário, é muitíssimo rica. Na lagoa da ilha do seu hotel das Maldivas, vai encontrar peixes de imensos tamanhos, formatos e cores. Nos recifes há tartarugas, moreias, tubarões,… Um mundo fascinante. Também é possível que veja tubarões na lagoa onde as pessoas nadam. Não é muito frequente de dia mas à noite acontece bastantes vezes.

Os tubarões de recife são os que se vêem mais frequentemente nas Maldivas (no total há 26 espécies, a maioria vive em águas profundas). Os tubarões não estão interessados em si. Pense bem: se fosse um tubarão e tivesse milhões de pequenos peixes suculentos a nadar à sua volta, queria dar uma dentada a um humano gigante que provavelmente haveria de saber mal? Aliás, a indústria turística é essencial para a economia das Maldivas.

Se os tubarões fossem uma verdadeira ameaça para os turistas, acha que o governo não punha redes ou tomava outro tipo de medidas? Já alguma vez ouviu notícias de tubarões atacarem alguém nas Maldivas? Há mesmo quem vá fazer mergulho às Maldivas para ver tubarões. Se encontrar algum, diga-lhe olá por mim.

5- Fale como os maldivianos – ou então fale inglês

Os maldivianos falam uma língua chamada Divehi, que tem afinidades com a língua sinhalesa do Sri Lanka, mas possuem a sua própria escrita (Thaana). Toda a gente fala inglês, especialmente nos hotéis, mas é sempre simpático tentar aprender algumas frases do país que visitamos. As Maldivas não são exceção. Faça um maldiviano sorrir.

  • Olá – a-salam alekum / Kihine
  • Obrigado – shukuria
  • Até logo – fahung badaluvang
  • Sim – aa
  • Não – noo
  • Quanto custa? – mi kihavaraka?

6- Dinheiro nas Maldivas

No seu resort nunca vai precisar de se preocupar com dinheiro. Tudo o que comprar é acrescentado à sua conta e pagará no fim, normalmente ocm cartão de crédito. Desta forma só paga uma vez as taxas cobradas por cada utilização desse cartão no estrangeiro.

Para ir às compras noutras ilhas, convém ter dólares. Também pode pagar em euros mas vai receber troco em dólares e acaba sempre por perder algum dinheiro nas conversões um pouco mal feitas. Pode levar dólares desde Portugal ou do Brasil mas também pode levar um cartão de débito e levantar numa caixa multibanco (ATM). Levante o máximo de cada vez porque provavelmente paga uma taxa por cada transação (confirme com o seu banco).

7- Prepare-se para regatear preços

Como bons muçulmanos que são, os maldivianos gostam do jogo do regatear. Entre no jogo com a consciência de que nunca vai ganhar. Mas talvez possa reduzir um pouco o preço.

8- Faça um seguro de viagem

Não vai sair de casa a pensar que vai acontecer alguma coisa menos boa nem as Maldivas são um destino perigoso. Mas para quê arriscar? Leia o artigo sobre Seguro de Viagem antes de partir e vá com a consciência tranquila.

9- Não se esqueça de coisas importantes que lhe podem sair caras

Artigos simples como escovas de dentes, pentes, pilhas, medicamentos, etc vão custar-lhe bastante mais na loja de conveniência do seu hotel das Maldivas do que na sua cidade. Ou então podem nem sequer estar disponíveis. Leia o artigo Como Fazer Malas de Viagem antes de partir.

10- Veja para onde vão as suas malas

Quando fizer check-in das malas no aeroporto de partida, confirme se as recolherá apenas no Aeroporto Internacional das Maldivas ou se tem que fazer check-in novamente nalgum aeroporto de escala. Se tiver uma escala demorada em determinada cidade e não tiver que andar com as malas atrás, quem sabe se não a pode visitar também durante algumas horas.

Mala de viagem Maldivas

11- Minimize o Jet Lag

O jet lag pode acontecer a qualquer um e afeta os viajantes de várias maneiras, sendo as mais frequentes insónias e dores de cabeça. Isto acontece porque o nosso “relógio biológico” está habituado a certas rotinas de luz solar e sono que são quebradas quando viajamos de avião. Para viajar de avião para as Maldivas pode sentir mais jet lag na ida porque vai para leste.

Mas o jet lag não é inevitável e pode-se reduzir. Se dormir no seu horário normal, dentro do avião, vai poder evitá-lo. Também há outros “truques” que podem ajudar. Durma bem na noite anterior ao voo e não coma refeições pesadas. Evite bebidas que o excitam como café, chá, bebidas gasosas e álcool.

Durante o voo, use roupa e sapatos confortáveis, beba água, tente dormir e ande um pouco para esticar as pernas. À chegada, habitue-se às novas condições de luz passeando ao ar livre e, acima de tudo, deite-se só à noite para acertar o sono (mesmo que esteja muito cansado).

12- Leve um computador portátil

Sou grande adepto de viajar com pouca bagagem mas, hoje em dia, um computador portátil é quase essencial. Sem ele, onde iria meter os milhares de fotografias das Maldivas que tirar? Também é uma excelente forma de se manter em contato com a família e amigos, através do Facebook, email ou por videochamada seja no Skype, Gmail, MSN ou de outra forma qualquer. E também pode começar o seu próprio blog ou site de viagens enquanto estiver nas Maldivas.

13- Óculos e barbatanas – Comprar ou alugar?

Antes de partir, confirme o preço do aluguer de óculos e barbatanas no seu hotel nas Maldivas. Se essa informação não estiver disponível no site, pergunte por email. Até pode compensar comprar no seu país, meter tudo dentro da mala e voltar de viagem com equipamento para as próximas férias de verão.

14- Conselhos de saúde

A água da torneira dos resorts das Maldivas é dessalinizada e pode usá-la para lavar os dentes, por exemplo. Mas é aconselhável beber apenas água engarrafada pois o seu estômago precisaria de se adaptar e você não quer correr o risco de ficar com uma dor de barriga em férias. Beba imensa água todos os dias, porque vai precisar repor a que perde através da transpiração. Acredite, o calor é bastante.

As ilhas são bastante pequenas e, por isso, não vai ter grandes problemas com insetos. Ainda assim, é melhor levar um repelente.

Em algumas zonas das ilhas pode haver corais na areia, fora ou dentro de água. Se levar sandálias impermeáveis ficará protegido.

15- Deixe as Maldivas como as encontrou

Como qualquer lugar do mundo, o paraíso das Maldivas merece ser preservado. Respeite a natureza não sujando as ilhas ou o mar. Não toque nos corais com os pés ou com as mãos. Para além de se poder cortar, estaria a destruir um ser vivo magnífico. Sabia que corais são animais e não plantas?

Guia de Viagem Maldivas

1- Guia de Viagem Maldivas

2- Sobre as Maldivas

3- Viagem de avião Maldivas

4- Escolher resort ou hotéis nas Maldivas

5- O que fazer nas Ilhas Maldivas

6- Visitar Malé, capital das Maldivas

7- 15 dicas de viagem Maldivas

8- Fotos Maldivas

9- Mapa das Maldivas

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar