O que fazer nas Maldivas

Neste artigo do Guia de Viagem Maldivas vou tentar responder à pergunta “O que fazer nas Maldivas?“, que parece ser a maior dúvida de quem quer visitar estas ilhas.

Numa semana ou duas nunca vai ficar aborrecido se experimentar grande parte das atividades que os resorts lhe propõem. É claro que, se decidir ficar apenas na praia, existem fortes hipóteses de acabar por se fartar, mas isso aconteceria em qualquer outro lugar.

Na “sua” ilha ou fora dela há muitas coisas para fazer, independentemente do tipo de viajante que for: aventureiro, desportista, “viciado” em compras, romântico (lua-de-mel ou não),… O ideal é estar disposto a fazer tudo o que lhe possam oferecer e escolher bem os dias para cada uma dessas atividades em função do que lhe apetece fazer na altura ou do tempo atmosférico.

Vá alternando o tipo de atividades para não cansar a mente e o corpo. Se calhar ainda vai precisar de 1 mês quando decidir entre tudo o que há para fazer nas Maldivas… É só experimentar…

fazer maldivas hotel
O que fazer nas Maldivas – Lista de atividades no hotel

Uma das primeiras coisas a fazer quando chegar é conhecer a sua ilha. Não vai demorar mais do que uma hora no primeiro passeio, já que as ilhas são bastante pequenas. Esqueça os pormenores inicialmente. Conheça as instalações do hotel e os caminhos para o seu quarto e para as áreas comuns. A partir desta primeira exploração começam as decisões. Veja as atividades sugeridas pelo seu hotel nas Maldivas.

Ir à praia – O que fazer nas Maldivas

Aposto que não esperava por esta… A atividade mais óbvia para fazer nas Maldivas é ir à praia. Na verdade, vai estar quase sempre, fisicamente, na praia. No máximo a uns 30/40 passos.

  • Descansar na areia, ao sol ou debaixo de um guarda-sol gigante.
  • Passear na areia tirando fotos das Maldivas e de pequenos animais enquanto aprecia as vistas.
  • Nadar nas águas mornas e tranquilas da lagoa do seu resort.
  • Mergulhar para espreitar corais e peixes de todas as cores.

Mar e desportos aquáticos – O que fazer nas Maldivas

Mesmo que nunca tenha feito qualquer desporto aquático, não pode deixar de o fazer nas Maldivas. Há atividades que pode fazer na lagoa, em alto mar, com motor, a remo, à vela,…

Mas o que fazer, como escolher, se a oferta é tão vasta? É fácil. Experimente tudo ou quase tudo. Compre um pacote de 5/10 atividades ou desportos aquáticos disponíveis em muitos hotéis e divirta-se dentro de água.

fazer maldivas desportos aquaticos
O que fazer nas Maldivas – Desportos aquáticos
  • Banana boat – caí tantas vezes que perdi a conta. É mais divertido se for trocando de lugar com alguns amigos que fizer nas Maldivas. Atrás cai-se mais. É o melhor lugar.
  • Bóia – parecido com o anterior mas numa espécie de câmara de ar em vez de uma “banana”. Caí tantas ou mais vezes naquelas águas escuras e profundas ao largo da lagoa. O coração bateu muito mais depressa.
  • Jet Ski/mota de água – Faz mais barulho mas andar a cem à hora na água da lagoa é de loucos! Não se preocupe, nunca há muita gente a andar de mota de água e o ambiente é quase sempre tranquilo.
  • Catamaran – Fui andar de catamaran para o mar alto com o meu amigo Amir, o funcionário do centro de desportos aquáticos. Ele deixou-me conduzir o barco. Nem imaginam a velocidade a que aquilo anda e a sensação fantástica que é sentir o vento e os salpicos na cara.
  • Ski aquático, wakeboard – Experimentei o ski aquático com um grupo de amigos e o Amir a pilotar a lancha. Cada um só tinha direito a 2 tentativas, mas o Amir deixou-nos tentar enquanto tivéssemos abdominais para aguentar esperar enquanto a lancha dava a volta depois de mais uma queda. Nas minhas 10 tentativas bati o record mundial: 1,5 segundos em pé!!
  • Snorkeling
  • Water bike / bicicleta aquática
  • Barco com fundo de vidro
  • Windsurf
  • Canoas
  • Parasail
  • Kitesurf

Mergulho com garrafa – O que fazer nas Maldivas

O mergulho com garrafa é algo que não pode perder nas Maldivas. É mais caro e um pouco mais exigente a nível físico do que o snorkeling, mas está ao alcance de quase todas as pessoas saudáveis.

Praticamente todos os hotéis nas Maldivas têm um centro de mergulho. Existem imensos tipos de serviços orientados por mergulhadores PADI (Professional Association of Diving Instructors, a maior e mais conceituada organização de ensino de mergulho recreativo do mundo).

  • Demonstração gratuita (um instrutor explica-lhe tudo e deixa-o experimentar respirar debaixo de água com garrafa de oxigénio).
  • Cursos de iniciação ao mergulho, certificados ou não.
  • Cursos avançados.
  • Transporte e acompanhamento em mergulhos nos melhores spots.
  • Mergulhos noturnos, com e sem garrafa.

Eu fiz um pequeno curso de iniciação ao mergulho nas Maldivas, não certificado, composto por 3 aulas.

Mergulho Maldivas, aula 1

A primeira aula de mergulho nas Maldivas foi na lagoa da ilha do meu resort nas Maldivas, Paradise Island. O objetivo era aprender a mexer no equipamento, a sinalética a usar debaixo de água e os procedimentos de segurança.

Para além disso, foi importante ficar a saber “truques” para fazer equalização. Quando o ouvido, normalmente ajustado à pressão da superfície, é exposto a um aumento de pressão durante o mergulho, o tímpano do ouvido médio pode sentir dor. Isto não afeta todas as pessoas com a mesma intensidade.

Para equalizar, ou seja, para aproximar a pressão do nosso corpo com a exterior, podemos apertar o nariz e fazer força, engolir saliva ou mexer o maxilar. Também pode fazer isto quando sentir desconforto com a mudança de pressão quando um avião sobe ou desce.

Mergulho Maldivas, aula 2

O segundo mergulho nas Maldivas foi no recife da ilha. O objetivo é mergulhar até, segundo me lembro, 6 metros de profundidade com a ajuda de um instrutor e com uma corda-guia onde nos podemos agarrar.

O coral é extremamente bonito e há imensos peixes solitários ou em cardumes, crustáceos e moluscos. Este primeiro mergulho deu-me também uma noção da profundidade da “montanha submersa” cujo topo é a ilha onde me encontrava.

Mergulho Maldivas, aula 3

Este mergulho foi já em mar aberto, depois de fazermos uma curta viagem. Os instrutores dão instruções e são formados pares de mergulhadores em que cada um é responsável pelo seu companheiro. Como eu não tinha companheiro (porque este não tinha conseguido equalizar na aula 2), fiz par com a instrutora, o que me pareceu ser boa ideia.

Quando saltei do barco vi que mergulhar não é assim tão fácil ao princípio. Para começar, é preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre pesos e ar no equipamento para não subir ou afundar sem querer. Depois, tem que se lutar contra a tendência natural de mexer os braços, em vez de usar o corpo e as barbatanas para nos deslocarmos.

Andei uns belos 5 minutos para cima e para baixo e sem rumo, a pensar que aquilo não estava a correr bem. Quando consegui estabilizar e lhe ganhei o jeito, consegui ver a instrutora. Esta andava atrás dos outros principiantes todos, que se estavam a sair tão mal ou pior do que eu…

Bem, mas 5 minutos não é assim tanto tempo para nos adaptarmos minimamente a um meio completamente diferente do nosso. A partir daí pude concentrar-me em ver tudo o que estava à minha volta. Experimentem fazer mergulho  nas Maldivas!

Excursões – O que fazer nas Maldivas

Snorkeling

O snorkeling que já referi mais atrás neste artigo O que fazer nas Maldivas é o que pode fazer por sua conta na ilha do seu hotel nas Maldivas. Faça-o na lagoa ou nos recifes na orla da lagoa.

Mas nas excursões a que me refiro agora vai-se a lugares especiais (spots) onde só se consegue chegar de barco. Há excursões diárias desde o resort para spots diferentes. Experimente 3 ou 4 ou repita os melhores. O snorkeling é das melhores experiências que pode ter nas Maldivas.

Há corais de todas as cores e peixes igualmente coloridos de todos os tamanhos e formas . Investigue os nomes das espécies no seu guia de viagem das Maldivas em papel ou em cartões que pode comprar em Malé ou no hotel. Faça um concurso com os seus amigos para ver quem descobre mais peixes diferentes. Nem sequer precisa de mergulhar. Pode, simplesmente, ficar a flutuar à tona de água a ver o que se passa lá em baixo.

fazer maldivas snorkeling
O que fazer nas Maldivas – Fazer snorkeling

Island hopping – Visita a outra(s) ilha(s)

Passear de barco no mar das Maldivas é já em si algo muito interessante. Vamos sempre cruzar-nos com outros barcos enquanto passamos por pequenas ilhas. Vá para a frente do barco, sinta o vento quente na cara e tire fotografias.

Fiz dois passeios de barco a outras ilhas (sem contar com Malé, que descrevo em artigo próprio).

  1. Visita a um outro resort muito bonito e almoço delicioso num ilha desabitada.
  2. Visita a Himmafushi – esta é uma das ilhas habitadas do atol Kaafu, a que pertence também a ilha resort das Maldivas onde fiquei, Paradise Island. Himmafushi é uma aldeia piscatória como muitas outras nas Maldivas. A ilha é 4/5 vezes maior do que o resort. A vida dos locais é bastante simples. Não há estradas asfaltadas (para quê?) mas há um centro de saúde, telefone, mini-mercados, escolas, um campo de futebol, cemitério, oficinas e lojas de artesanato. O passeio pelas ruas é muito interessante e pode meter conversa com os locais, que são muito simpáticos. Vai encontrar alguns sentados em redes de descanso, nas ruas. As crianças das Maldivas são lindas!
fazer maldivas visitar ilhas
O que fazer nas Maldivas – Visitar outras ilhas

Circulando por esta ilha das Maldivas, vai ver peixe a secar ao ar livre. Entre nas oficinas e nas lojas de artesanato e compre uma recordação genuína das Maldivas. Muito melhor do que as que encontra em algumas lojas da capital ou do hotel, que são fabricadas na China.

A maneira mais fácil de meter conversa é usando o futebol e o nome de jogadores portugueses. Não se esqueça de regatear os preços.

Passeio de hidroavião

Para fazer o passeio de hidrovião, fui de barco para uma zona do aeroporto das Maldivas reservada a aviões mais pequenos. É claro que já tinha visto algumas ilhas do ar, quando cheguei às Maldivas, mas o hidroavião voa bastante baixo e dá para ver tudo muito mais ao pormenor, assim como tirar fotografias fantásticas. 

Escolha um lugar perto da janela, onde as asas não prejudiquem a visão e o ângulo para as fotos. Eu pude ver Malé, imensos barcos e a minha ilha desde os céus.

Passeio de submarino

O Whale Submarine é um submarino de passageiros enorme. Daí o nome “baleia”. Permite-lhe ver o fundo do mar das Maldivas sem se molhar.

Também fiz este passeio. Levaram-me de barco até uma plataforma ao largo de Malé, onde estava o submarino. Não tive muita sorte e o tempo estava mau na viagem de barco até lá, o que tornou a viagem uma aventura por si só.

Por causa do tempo, as águas estavam um bocado turvas e a visibilidade não estava óptima. Mas foi o suficiente para ver os recifes de coral duma outra perspetiva e mais umas espécies de peixes. E andei de submarino pela primeira (e única) vez na vida.

Pesca matinal, à tarde ou noturna

Mesmo que não seja adepto de pescaria, não deixe de experimentar apanhar peixes nas Maldivas. É bastante fácil e, como as águas são transparentes, até os pode ver de volta do anzol.

Big game fishing

E que tal pescar um peixe quase do seu tamanho? Vai ser preciso lutar com ele.

Cocktail ao pôr do sol em mar alto

Beber um cocktail num barco, ao pôr do sol, nas Maldivas, deve ser a noção de romantismo de muitos casais.

Desportos e jogos – O que fazer nas Maldivas

Grande parte das ilhas hotel das Maldivas têm equipamentos para praticar desportos em terra ou jogar alguns jogos. Na minha opinião, estas atividades podem ser feitas em qualquer lugar e há coisas muito mais interessantes e únicas para fazer nas Maldivas. Contudo, gostos não se discutem.

  • Ginásio
  • Basquetebol
  • Voleibol
  • Ténis
  • Badminton
  • Squash
  • Ténis de mesa
  • Bilhar/Snooker
  • Jogos de tabuleiro

Surf – O que fazer nas Maldivas

As ilhas Maldivas são um dos destinos de sonho para surfistas de todo o mundo. Há imensas empresas especializadas em surf nas Maldivas que vão fazer de tudo para tornar a sua surf trip algo de memorável

Pense bem: temperaturas fantásticas, ondas perfeitas, ambiente descontraído. Tudo isto num paraíso. É melhor ir buscar já a prancha!

Descontrair é a palavra de ordem – O que fazer nas Maldivas

O seu hotel vai ter um SPA quase de certeza. Aproveite para receber as tais massagens e tratamentos corporais com que anda a sonhar há anos.

Após o jantar, vai poder tomar um copo no bar ou discoteca do resort, assim como participar em noites de karaoke ou dança. Também é comum haver uma happy hour no fim da tarde, no bar ou restaurante. Nesta hora, as bebidas são mais baratas.

Guia de Viagem Maldivas

  1. Guia de Viagem Maldivas
  2. Sobre as Maldivas
  3. Viagem de avião Maldivas
  4. Escolher resort ou hotéis nas Maldivas
  5.  O que fazer nas Ilhas Maldivas
  6. Visitar Malé, capital das Maldivas
  7. 14 dicas de viagem Maldivas
  8. Fotos Maldivas
  9. Mapa das Maldivas
o que fazer nas maldivas

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar