As Ilhas Maldivas são realmente um dos paraísos na Terra. Mas o que têm de tão especial? Este Guia de Viagem Maldivas vai mostrar-lhe tudo o que precisa de saber sobre estas ilhas do Oceano Índico.
Por ser um país tão especial e completamente diferente de todos os outros, há muito desconhecimento sobre a sua localização, como chegar lá, o que fazer para desfrutar dum lugar único e inesquecível.
O que lhe apresento aqui é um guia completo. Vai encontrar mapas, guias para comprar bilhetes de avião e critérios para escolher os melhores hotéis e resorts, atividades a não perder, a capital Malé, transportes, conselhos/dicas de viagem, clima e melhor altura do ano para viajar para as ilhas, etc. Tudo isto com imensas fotos e informações que lhe vão mostrar como aproveitar para fazer coisas únicas.
Se ainda não estava convencido a fazer uma viagem às Maldivas, vai decidir-se aqui, com certeza. Na verdade, é incrível como pode existir um país assim, composto por tantas ilhas espalhadas pelo oceano e com um povo tão simples e acolhedor.
Estas ilhas não se comparam a nada mais no mundo e, com o aquecimento global e a subida das águas do mar, estima-se que as Maldivas desapareçam por completo perto do século XXII. Mais uma razão para visitar o paraíso.
Férias nas Maldivas
O turismo neste país está extremamente bem organizado e apela a vários tipos de turistas. É claro que umas férias nas Maldivas vão incluir sempre o tal cenário incrível de ilhas cobertas de palmeiras, praia de areias brancas e águas transparentes cheias de vida que refletem o azul profundo do céu. E, claro, o que está por baixo das águas é mais do que razão suficiente para querer ir lá.
Mas, ainda assim, como vai poder ler neste Guia de Viagem Maldivas, não há apenas uma resposta para a pergunta “O que fazer nas Maldivas?“, existem atividades suficientemente diversificadas para agradar a todo o tipo de viajantes e razões quase infinitas para fazer esta viagem. Aqui ficam algumas.
- Não há turismo de massas – devido aos preços das Maldivas (e de outros destinos tropicais) serem pouco acessíveis aos viajantes com menos dinheiro ou os de mochila às costas.
- Os resorts das Maldivas são de grande qualidade – superior a luxo extremo.
- Não há crime ou trânsito nos hotéis – cada um está instalado na sua própria ilha “desabitada”. Ou seja, toda a ilha só está ocupada pelas instalações dos hóspedes e dos funcionários do hotel.
- É praticado o turismo sustentável – os viajantes preocupados com o ambiente (não somos todos?) vão gostar de saber que o turismo nestas ilhas é considerado como um modelo de sustentabilidade e amigo do ambiente.
- Mundo subaquático riquíssimo – dos mais fascinantes a nível mundial para os adeptos do mergulho com garrafa. Também para quem quer simplesmente experimentar ou fazer um curso de mergulho mais completo. Qualquer pessoa equipada com óculos de mergulho e barbatanas (para fazer snorkeling) ou mesmo uns simples óculos de natação também pode já ver bastante.
- A capital do país, Malé – esta cidade situa-se numa das maiores ilhas das Maldivas. Está repleta de mesquitas e mercados e tem uma vida mais que vibrante devido à sua enorme densidade populacional.
Quem deve, então, fazer férias nas Maldivas?
Depois de listar as razões para fazer a sua viagem, parece-me que este destino é o ideal para estes tipos de viajantes.
- Apaixonados pela ideia de estar numa perfeita ilha tropical
- Amantes de passeios de barco à vela ou a motor
- Pessoas que queiram descansar num resort com todas as comodidades para dormir, comer e divertir-se
- Eco-turistas
- Entusiastas de desportos aquáticos
- Mergulhadores com experiência ou quem queira experimentar mergulho ou tirar cursos
- Surfistas
- Casais em Lua-de-Mel
- Todos aqueles que queiram descanso no tal paraíso, completamente diferente de tudo o que já viu, sem stress e bem longe de casa
A minha viagem às Maldivas
Esta Guia de Viagem Maldivas é baseado em muita investigação mas, essencialmente, na minha própria viagem de lua-de-mel durante 15 dias. Pode parecer muito tempo para ficar numa ilha com duas ou três centenas de metros mas asseguro-lhes que fiz coisas diferentes praticamente todos os dias.
Aproveitei ao máximo as atividades no hotel ou nele divulgadas e fiz de tudo: voar num hidroavião, andar de submarino, curso de mergulho, muito snorkeling, desportos aquáticos com motor ou à vela, estive 3 vezes na capital Malé, visitei outras ilhas, experimentei todos os restaurantes do hotel e comi como um rei, etc, etc. De todas estas atividades lhe dou conta no artigo O que fazer nas Maldivas.
Admito que uma viagem de avião para as Maldivas e a estadia num resort não são propriamente baratas mas, comparado com outros destinos tropicais de praias exóticas e “de sonho” como as Maurícias, Bora Bora (Polinésia), Seychelles, Bahamas, Phuket e Ilhas Phi Phi (Tailândia), Bali (Indonésia) ou Hawaii, os preços das Maldivas são bastante acessíveis ou semelhantes.
Se considerarmos que uma lua-de-mel é algo que só acontece uma vez na vida (ou duas, ou três, claro), considero que este destino é um dos melhores na relação preço/qualidade/originalidade, para quem quer descontrair durante uma semana ou duas, sem deixar de experimentar coisas novas.
Vídeo Viagem às Maldivas
Preparei, então, este Guia de Viagem Maldivas para o ajudar a planear umas férias únicas num local que não escapou à influência dos portugueses durante o século XVI. Siga os links do índice para navegar pelos diversos artigos.
Paraíso, aqui vamos nós!
Guia de Viagem Maldivas
- Guia de Viagem Maldivas
- Sobre as Maldivas
- Viagem de avião Maldivas
- Escolher resort ou hotéis nas Maldivas
- O que fazer nas Ilhas Maldivas
- Visitar Malé, capital das Maldivas
- 14 dicas de viagem Maldivas
- Fotos Maldivas
- Mapa das Maldivas
