Guia de Viagem Maldivas, viajar para as ilhas paraíso

As Ilhas Maldivas são realmente um dos paraísos na Terra. Mas o que têm de tão especial? Este Guia de Viagem Maldivas vai mostrar-lhe tudo o que precisa de saber sobre estas ilhas do Oceano Índico.

Por ser um país tão especial e completamente diferente de todos os outros, há muito desconhecimento sobre a sua localização, como chegar lá, o que fazer para desfrutar dum lugar único e inesquecível.

O que lhe apresento aqui é um guia completo. Vai encontrar mapas, guias para comprar bilhetes de avião e critérios para escolher os melhores hotéis e resorts, atividades a não perder, a capital Malé, transportes, conselhos/dicas de viagem, clima e melhor altura do ano para viajar para as ilhas, etc. Tudo isto com imensas fotos e informações que lhe vão mostrar como aproveitar para fazer coisas únicas.

Se ainda não estava convencido a fazer uma viagem às Maldivas, vai decidir-se aqui, com certeza. Na verdade, é incrível como pode existir um país assim, composto por tantas ilhas espalhadas pelo oceano e com um povo tão simples e acolhedor.

Estas ilhas não se comparam a nada mais no mundo e, com o aquecimento global e a subida das águas do mar, estima-se que as Maldivas desapareçam por completo perto do século XXII. Mais uma razão para visitar o paraíso.

guia maldivas turismo
Guia Viagem Maldivas – Guia completo para viajar nas ilhas paraíso.

Férias nas Maldivas

O turismo neste país está extremamente bem organizado e apela a vários tipos de turistas. É claro que umas férias nas Maldivas vão incluir sempre o tal cenário incrível de ilhas cobertas de palmeiras, praia de areias brancas e águas transparentes cheias de vida que refletem o azul profundo do céu. E, claro, o que está por baixo das águas é mais do que razão suficiente para querer ir lá.

Mas, ainda assim, como vai poder ler neste Guia de Viagem Maldivas, não há apenas uma resposta para a pergunta “O que fazer nas Maldivas?“, existem atividades suficientemente diversificadas para agradar a todo o tipo de viajantes e razões quase infinitas para fazer esta viagem. Aqui ficam algumas.

  • Não há turismo de massas – devido aos preços das Maldivas (e de outros destinos tropicais) serem pouco acessíveis aos viajantes com menos dinheiro ou os de mochila às costas.
  • Os resorts das Maldivas são de grande qualidade – superior a luxo extremo.
  • Não há crime ou trânsito nos hotéis – cada um está instalado na sua própria ilha “desabitada”. Ou seja, toda a ilha só está ocupada pelas instalações dos hóspedes e dos funcionários do hotel.
  • É praticado o turismo sustentável – os viajantes preocupados com o ambiente (não somos todos?) vão gostar de saber que o turismo nestas ilhas é considerado como um modelo de sustentabilidade e amigo do ambiente.
  • Mundo subaquático riquíssimo – dos mais fascinantes a nível mundial para os adeptos do mergulho com garrafa. Também para quem quer simplesmente experimentar ou fazer um curso de mergulho mais completo. Qualquer pessoa equipada com óculos de mergulho e barbatanas (para fazer snorkeling) ou mesmo uns simples óculos de natação também pode já ver bastante.
  • A capital do país, Malé – esta cidade situa-se numa das maiores ilhas das Maldivas. Está repleta de mesquitas e mercados e tem uma vida mais que vibrante devido à sua enorme densidade populacional.

Quem deve, então, fazer férias nas Maldivas?

Depois de listar as razões para fazer a sua viagem, parece-me que este destino é o ideal para estes tipos de viajantes.

  • Apaixonados pela ideia de estar numa perfeita ilha tropical
  • Amantes de passeios de barco à vela ou a motor
  • Pessoas que queiram descansar num resort com todas as comodidades para dormir, comer e divertir-se
  • Eco-turistas
  • Entusiastas de desportos aquáticos
  • Mergulhadores com experiência ou quem queira experimentar mergulho ou tirar cursos
  • Surfistas
  • Casais em Lua-de-Mel
  • Todos aqueles que queiram descanso no tal paraíso, completamente diferente de tudo o que já viu, sem stress e bem longe de casa

A minha viagem às Maldivas

Esta Guia de Viagem Maldivas é baseado em muita investigação mas, essencialmente, na minha própria viagem de lua-de-mel durante 15 dias. Pode parecer muito tempo para ficar numa ilha com duas ou três centenas de metros mas asseguro-lhes que fiz coisas diferentes praticamente todos os dias.

Aproveitei ao máximo as atividades no hotel ou nele divulgadas e fiz de tudo: voar num hidroavião, andar de submarino, curso de mergulho, muito snorkeling, desportos aquáticos com motor ou à vela, estive 3 vezes na capital Malé, visitei outras ilhas, experimentei todos os restaurantes do hotel e comi como um rei, etc, etc. De todas estas atividades lhe dou conta no artigo O que fazer nas Maldivas.

Admito que uma viagem de avião para as Maldivas e a estadia num resort não são propriamente baratas mas, comparado com outros destinos tropicais de praias exóticas e “de sonho” como as Maurícias, Bora Bora (Polinésia), Seychelles, Bahamas, Phuket e Ilhas Phi Phi (Tailândia), Bali (Indonésia) ou Hawaii, os preços das Maldivas são bastante acessíveis ou semelhantes.

Se considerarmos que uma lua-de-mel é algo que só acontece uma vez na vida (ou duas, ou três, claro), considero que este destino é um dos melhores na relação preço/qualidade/originalidade, para quem quer descontrair durante uma semana ou duas, sem deixar de experimentar coisas novas.

Vídeo Viagem às Maldivas

Preparei, então, este Guia de Viagem Maldivas para o ajudar a planear umas férias únicas num local que não escapou à influência dos portugueses durante o século XVI. Siga os links do índice para navegar pelos diversos artigos.

Paraíso, aqui vamos nós!

Guia de Viagem Maldivas

  1. Guia de Viagem Maldivas
  2. Sobre as Maldivas
  3. Viagem de avião Maldivas
  4. Escolher resort ou hotéis nas Maldivas
  5.  O que fazer nas Ilhas Maldivas
  6. Visitar Malé, capital das Maldivas
  7. 14 dicas de viagem Maldivas
  8. Fotos Maldivas
  9. Mapa das Maldivas

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar