Visitar Malé, capital das Maldivas

Malé, capital das Maldivas, merece lugar de destaque neste Guia de Viagem Maldivas porque as outras atividades a fazer nestas ilhas são previsíveis para os viajantes. Malé é uma cidade completamente diferente por muitas razões. Por isso mesmo deve-a visitar várias vezes na sua viagem e tentar perceber como as suas diferenças contribuiram para o que é ser maldiviano. É dos poucos sítios das Maldivas onde não vai encontrar “aquele” cenário de paraíso de praias de areias brancas.

Com o nome a derivar do Sânscrito e significando “casa grande”, o que normalmente se referia ao palácio de um rei, Malé é a capital política, económica e cultural das Maldivas. Por ela passam todas as importações do país, assim como quase todos os estrangeiros que trabalham ou visitam as Maldivas. Nalguma altura das suas vidas, também os maldivianos acabam por morar temporariamente em Malé, já que este também é o centro de toda a administração e burocracia.

A ilha de Malé tem vindo constantemente a ganhar terreno ao mar, com aterros feitos à lagoa em diversos momentos da história da cidade. Por essa razão, praticamamente não há lagoa e praia. Malé é uma das maiores ilhas das Maldivas mas só tem 1,7km de comprimento por 1km de largura, o que dá uma área de 1,77 km2. A população tem vindo a aumentar desde as 20.000 pessoas em 1987 até às praticamente 100.000 de hoje em dia.

Um terço da população das Maldivas vive em Malé! Por isso, é a ilha sem ponte mais densamente povoada do mundo. O problema é tão grave que o governo está a estudar seriamente o assunto e há projetos semelhantes ao da construção do aeroporto para fazer uma ilha de raiz ou alargar uma já existente.

Por todo o lado vai ver motorizadas aceleras (muito mais do que bicicletas?!). Também vai encontrar imensas crianças com o uniforme da escola, já que a população jovem é imensa nas Maldivas e, claro, em Malé. Há muitos restaurantes e bares com bebidas sem álcool, bem como mercados cheios de vida e lojas. 

Em Malé vai ver um mundo colorido e atarefado que o deixará entretido durante algum tempo. Os barcos estão sempre a chegar e a partir dos vários portos que há em volta da ilha.

Os principais monumentos e atrações de Malé ficam numa área bastante concentrada do norte da ilha e podem ser visitados a pé, calmamente. Se tiver tempo, sente-se um pouco a ver a vida passar.

Centro Islâmico e Mesquita

O Centro Islâmico de Malé abriu em 1984 e é um marco arquitetónico das Maldivas. A grande mesquita (Grand Friday Mosque, Masjid-al-Sultan Muhammad Thakurufaanu-al-A’z’am) que fica no meio é a maior das Maldivas, admitindo 5.000 pessoas. Dentro do edifício há um centro de conferências, uma biblioteca islâmica e alguns escritórios.

O Centro Islâmico destaca-se dos restantes edifícios em Malé porque é muito bonito, especialmente o minarete e a cúpula douradas que se vêem logo ao longe quando chega à ilha de barco ou avião. Lá dentro é tudo extremamente limpo e destaca-se o trabalho de entalhamento de algumas peças de madeira e a caligrafia Árabe.

Para entrar na mesquita vai ter que ter as pernas e os ombros cobertos. Se precisar, há lenços à entrada, perto do “guardião dos sapatos”.

Mesquita Hukuru

Esta mesquita (Hukuru Miskiiy) é a mais antiga das Maldivas e data do ano 1656. Foi construída durante o reino do Sultão Ibrahim Iskandhar I. A mesquita Hukuru foi construída com coral, que foi trabalhado e entalhado de forma inacreditavelmente bonita, com escrita árabe e desenhos ornamentais.

As portas de madeira também são fantásticas, assim como as pedras dos túmulos antigos em honra de antigos sultões, heróis e nobres, na parte de fora da propriedade. Inspira muita calma, este lugar.

Munnaaru (Minarete)

Munnaaru é um minarete parecido com uma torre de água que pode ver dentro da propriedade da Mesquita Hukuru. Construído em 1675, já foi a estrutura mais alta de Malé. O som do chamamento para a oração que vem do Munnaaru chega a toda a ilha de Malé e faz saber às pessoas que é hora de uma das 5 rezas diárias.

male maldivas visitar
Malé Maldivas – Ruas da capital

Palácio do Sultão

O Palácio do Sultão fica em frente da Mesquita Hukuru. É conhecido por Palácio Mulee Aage e foi mandado construir em 1906 pelo Sultão  Mohamed Shamsuddeen III, com a intenção de o oferecer ao seu filho. Mas o sultão foi deposto em Maio de 1936 e este palácio de Malé foi declarado propriedade do estado.

male maldivas guia
Malé Maldivas – Palácio do Sultão

Quando as Maldivas se tornaram uma república, em 1953, o Palácio Mulee Aage tornou-se a residência oficial do presidente. Mas só em 1986 seria renomeado de Palácio Presidencial. É fácil identificar este pequeno edifício pelas suas paredes brancas e azuis, os trabalhados do telhado e a fonte no jardim.

Parque do Sultão

O Parque do Sultão foi construído em Malé no século XVI e a entrada, fica bastante perto do Centro Islâmico. Entre neste pequeno jardim para ver as espécies de plantas que aqui se encontram.

Existe lá dentro uma zona que, supostamente, tem uma das maiores “montanhas” das Maldivas. Tire uma fotografia.

informacoes maldivas montanhas
Malé, Maldivas – A maior montanha do país, no Parque do Sultão

Museu Nacional das Maldivas

Fica dentro do Parque do Sultão e tem uma coleção de objetos que representam um pouco da história e riqueza cultural das Maldivas. Vai poder ver ornamentos e fatos usados por antigos reis e rainhas, artigos de pedra que datam do período pré-Islâmico das Maldivas, manuscritos de papel e tecido, armas e armaduras, fotografias de personalidades importantes, etc.

Jumhooree Maidan

Este lugar, também chamado de Praça da República, é o coração de Malé. Fica na zona norte da ilha, perto do mar, e foi construída em 1989. É nesta praça quadrada que muitas pessoas se juntam para descontrair durante o dia e onde os adolescentes de Malé passam algum tempo já à noite.

Mercado de peixe

Achei fascinante o mercado de peixe de Malé. Tudo aqui é tão pitoresco e característico. As pessoas, as cores, os peixe enormes espalhados pelo chão, os negócios a acontecerem à nossa frente, mais peixes sempre a chegar. Um dos meus lugares preferidos de Malé.

Mercado de verduras e fruta

Este mercado é muito mais calmo mas também tem alguma graça ver quais os legumes e fruta que os maldivianos comem. Aproveite para fazer umas compras para levar para o seu hotel das Maldivas e comer lá mesmo ou compre umas recordações. Pode comprar fruta, compotas, pickles, doce caseiros,… Também pode levar peças de artesanato provenientes de várias ilhas das Maldivas.

Fazer compras em Malé

Para além do mercado de verduras, não há falta de outros locais para fazer compras em Malé. Há muitas lojas abertas com todo o tipo de artigos. Existe uma zona chamada Majeedhee Magu, na estrada principal de Malé, onde pode encontrar roupas, perfumes, cosméticos, bolsas e malas, artigos de eletrónica, etc.

Se andar à procura de recordações para si ou para a família/amigos, dirija-se a Chaandanee Magu (uma rua), antigamente conhecida como Singapore Bazaar. Faça o que fizer em Malé, não deixe de andar pelas ruas e observar os maldivianos enquanto tira fotografias de cada canto.

Mapa de Malé

Neste mapa de Malé vai poder ver todos os lugares de que lhe falei neste artigo do Guia de Viagem Maldivas. Aproxime o mapa para ver mais de perto e ter uma noção mais clara do que é a capital das Maldivas.

Guia de Viagem Maldivas

  1. Guia de Viagem Maldivas
  2. Sobre as Maldivas
  3. Viagem de avião Maldivas
  4. Escolher resort ou hotéis nas Maldivas
  5.  O que fazer nas Ilhas Maldivas
  6. Visitar Malé, capital das Maldivas
  7. 14 dicas de viagem Maldivas
  8. Fotos Maldivas
  9. Mapa das Maldivas

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar