Sugestões de alojamento, atividades e restaurantes no concelho de Odemira

Por mais que eu goste de andar de carro sem destino e sem horas marcadas, também me sabe bem ouvir/ler as sugestões de quem já “lá” esteve. Ou não tivesse eu este blog de viagens…

Por isso mesmo, decidi escrever este artigo sobre o que conheço e recomendo perto da Costa Alentejana, mais especificamente no concelho de Odemira. Já por aqui tinha andado muitas vezes, essencialmente de passagem, mas tive a oportunidade de o explorar como deve ser, pela mão dos locais, numa blog trip de 3 dias a convite do município.

A exploração foi guiada mas as opiniões e a vontade de vos ajudar a explorar esta região alentejana são inteiramente minhas. Porque fiquei ainda mais enfeitiçado por este sul que é tanto meu, o que me levou inclusivamente a criar um site específico sobre a cidade onde vivo, Évora, e sobre o Alentejo!

Ao longo de um fim de semana, fui ouvindo a maioria dos meus colegas bloggers de viagem dizer, em diversas alturas, “O Alentejo é a minha região preferida de Portugal”. A minha também. Tenho muita sorte em viver por cá. E a Marlene Coelho também. Talvez ainda mais, porque tem o melhor dos dois mundos à sua porta: o Alentejo interior e o Alentejo litoral. E porque a ela coube a tarefa de nos mostrar como o concelho para cujo município trabalha é rico em imprevistos de paisagem e gentes simpáticas. A começar pela própria Marlene.

Comer no concelho de Odemira

Não pode haver viagem sem provar a comida regional, certo? Numa região que se orgulha do seu mar mas também da sua terra, não deverá ser assim tão difícil encontrar onde bem comer. Mas ficam aqui as sugestões a partir da minha experiência e em vários locais.

Tasco do Largo

Neste restaurante no centro de Vila Nova de Milfontes, a decoração já nos dá indícios de que há brio na forma como se fazem as coisas. Para além de alguns pratos cuidadosamente escolhidos, os petiscos são muitos e bons. Escolher vários é uma ótima forma de satisfazer a nossa curiosidade em relação a que sabores correspondem aqueles nomes na ementa.

Tasco do Largo – R. Almada Negreiros, Vila Nova de Milfontes

Restaurante O Sacas

Localizado perto do mar mas uns bons metros acima dele, na arriba, o Restaurante O Sacas tem o privilégio de estar num local onde, desde já lhe digo, vale a pena guardar alguns minutos antes e depois da refeição. Não deixe de apreciar a vista e de explorar a Entrada da Barca, de onde as embarcações saem para ir ao mar pescar, muito provavelmente, parte do que se come no restaurante.

O marisco e o peixe são deliciosos, preparados com a simplicidade de quem reconhece o mérito da natureza deste litoral alentejano para nos dar tamanhas iguarias. Destaco o peixe-aranha, especialmente para aqueles que, como eu, nunca se tinham lembrado de comer este “bandido” que se deixa pisar na maré baixa…

Restaurante O Sacas – Entrada da Barca, Zambujeira do Mar

Porto de pesca Lapa das Pombas

Restaurante Oásis

Desde o interior ou da esplanada, o Restaurante Oásis tem uma vista fantástica. Obviamente, já que está situado em plena Praia das Furnas, com vista para o Rio Mira e Vila Nova de Milfontes.

Ao longo do dia, este restaurante serve muitas vezes como ponto de encontro para desfrutar de uma bebida refrescante ou um gelado em quentes dias de praia. À hora das refeições, os pratos de carne têm um lugar merecido mas o que vem do mar como as cataplanas e o arroz de polvo são incontornáveis.

Restaurante Oásis – Praia das Furnas, Vila Nova de Milfontes

Restaurante Alento

Este restaurante é, de todos, o mais recente. É, certamente, também o menos famoso. Mas tenho a certeza de que não o será por muito tempo. Uma equipa que pertence à mesma família, na casa dos 20 anos, proprietários incluídos, recebe os clientes como se 20 fosse o número de anos de experiência na restauração.

Fizeram tudo certo. Escolheram como local uma antiga escola primária, que renovaram e decoraram com todo o carinho. Equiparam a cozinha com… forno a lenha! Escolhem os melhores ingredientes. Trazem a simpatia à mesa juntamente com uma seleção cuidada de vinhos que acompanham os diversos e divinais pratos como se tivessem sido feitos de propósito. A minha dica é que levem fome e escolham o menu de degustação…

Restaurante Alento – Furnas, Vila Nova de Milfontes

Explorar o concelho de Odemira

As próximas propostas de maneiras de explorar o maior concelho de Portugal têm na natureza pura o seu ponto comum. São ideais para quem procura experiências locais sempre que viaja.

Bass Catch in Santa Clara

Esta empresa familiar decidiu, um dia, dedicar-se a mostrar as águas e margens da Barragem de Santa Clara. É fácil deixarmo-nos fascinar pelo sorriso de quem faz o que gosta e pela beleza da paisagem serrana que se reflete na superfície do lago cheio de ilhéus e história submersa.

A escolha de atividades é sua. Se é apreciador da pesca, estes conhecedores da barragem mostram-lhe onde se escondem carpas e achigãs. Para se deslumbrar com a paisagem, e ordenados por velocidades, estão disponíveis passeios de kayak, passeios tranquilos de barco a motor ou com velocidades alucinantes (agarre-se bem!). O melhor do dia, para mim, é o almoço numa casa onde mais ninguém tem acesso, uma espécie de mundo exclusivo só para nós.

Bass Catch in Santa Clara – Embarcadouro, Barragem de Santa Clara

River Emotions

Para aproveitar em pleno o habitat natural de toda a zona ribeirinha, esta empresa percorre o rio Mira. Com cerca de 140km desde a nascente, na Serra do Caldeirão, até à foz, este é um dos mais limpos rios de toda a Europa.

A River Emotions faz passeios de barco em Vila Nova de Milfontes, onde as águas doces se juntam às salgadas, mas vai mais além. No seu objetivo de valorizar o riquíssimo património, navega mesmo até à capital do concelho, Odemira, ao longo da parte do rio que está completamente integrada no Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Lugares acessíveis apenas àqueles que têm barco ou se deixam conduzir por este experiente e afável capitão.

River Emotions – Alagoachos, Vila Nova de Milfontes

Cavalos em Naturarte

Confesso que não sou muito adepto de equitação mas fui ficando cada vez mais encantado pela dedicação aos cavalos por parte da família Graça à medida que ouvia falar o Luís, um dos seus membros. Explicava ele que no Naturarte (projeto de que vos falarei mais em pormenor já a seguir) se respeita a natureza do cavalo. Este é um companheiro a quem se pede gentilmente que aja de determinada forma, sem nunca recorrer a castigos ou sequer, em muitas ocasiões, a arreios.

A monitora do centro hípico de Naturarte, outro membro da família e especialista em comunicação não verbal com cavalos, organiza passeios e aulas de equitação para crianças, adultos e deficientes motores. Quem experimenta, seja novato ou um verdadeiro cavaleiro, prolonga muitas vezes a estadia e redesenha planos de viagem.

Naturarte – Estrada de Vila Nova de Milfontes, km1, São Luís

Dormir no concelho de Odemira

Com tanta costa e terra para desbravar, o concelho de Odemira tem uma oferta hoteleira que tem o potencial de agradar a todos, independentemente da bolsa ou preferência de local. Os dois espaços que se seguem são os que conheço e que decidi partilhar porque, na minha opinião, representam o que procuro sempre que viajo no Alentejo: ser bem recebido por anfitriões e funcionários, todos orgulhosos da sua região e da forma como nós a vamos recordar.

Naturarte Campo

Está quase tudo no nome! Situado num campo que aqui não tem poluição de qualquer espécie e onde o escuro da noite deixa ver o céu estrelado, a arte está presente em muitos dos recantos desta propriedade familiar. Os quartos alinhados em duas fileiras de casas são todos únicos na decoração.

Nas áreas comuns, damos de cara com o acolhedor staff mas também com os simpáticos membros da família que criaram as obras de arte e que também se dedicam a organizar e tocar em noites de tertúlias musicais. Ficar por aqui significa descansar na piscina, nas redes ou na sala mas também caminhar pela natureza até à aldeia de São Luís, jogar ténis, andar de BTT ou cavalgar no centro hípico. A propriedade é igualmente uma boa base para investigar a região de carro. Faça o que fizer, aproveite e não fique aqui só de passagem.

Naturarte Campo – Estrada de Vila Nova de Milfontes, km1, São Luís

Naturarte Rio

O conceito do Naturarte Rio é distinto. Não muito longe do Naturarte Campo, dispõe de casas independentes: 3 casas para 2 pessoas, 4 casas para 4 pessoas. Quem aqui fica, tem também ao seu dispor uma piscina e camas exteriores onde… só apetece deitar a sentir o vento correr. E é claro que também aqui as obras de arte estão presentes.

A localização, no topo do monte e com vista para o Rio Mira convida à observação deste de longe mas também entusiasma para um original passeio com a possibilidade de conhecer o rio navegando até à sua foz, em Vila Nova de Milfontes.

Naturarte Rio – Estrada Municipal M532, Km11, São Luís

Como é óbvio, esta página com aquilo que eu conheço a nível de alojamento, atividades e restaurantes no concelho de Odemira é uma pequeníssima amostra de toda a oferta. Pode aceitar estas minhas sugestões como ponto de partida e, depois, fazer as suas próprias descobertas. Seja como for, faça-se à estrada muito em breve, trace a rota até à Costa de Odemira e não deixe de seguir para leste em direção ao Interior do Alentejo. É aqui que vai encontrar a energia que perdeu nas últimas semanas de trabalho.

Esta página foi escrita no âmbito de um blog trip para a qual fui convidado pelo Município de Odemira, a propósito da FEITUR – Feira de Turismo Desportivo e de Natureza 2019. No entanto, sendo o Foto Viajar um blog de experiências, todas as opiniões e sugestões que aqui faço são as mesmas que faria aos meus amigos.

Atividades Odemira

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar