A Estação de comboios CP de Évora é uma das belíssimas estações ferroviárias de Portugal. Conheço este lugar desde que me lembro, pois moro em Évora e lembro-me de ser criança e de ir com o meu pai comer umas belas bifanas ao café/snack bar que lá havia (ainda hoje existe).

O prédio antigo é simples mas os azulejos azulados envoltos numa moldura esverdeada das paredes do lado das linhas do comboio e nas partes laterais são lindíssimos.
Representam edifícios emblemáticos de Évora (Palácio D. Manuel, Igreja do Espírito Santo, Sé de Évora, Templo Romano), cenas de batalhas históricas, os campos do Alentejo,… Vale a pena visitar este lugar, nem que seja só pelos azulejos.
A estação de comboios de Évora original e as primeiras linhas ferroviárias são do século XIX. Já no início do século XX, foram feitas melhorias e ampliações. Na fachada está inscrita a data 1940, provavelmente a da construção desta Estação de Évora. Em 2011 foram concluídas as últimas obras de modernização do edifício de passageiros e interface.
Hoje em dia, existem elevadores e escadas que dão acesso às diferentes plataformas. As linhas direitas modernas e o contraste com os bonitos azulejos antigos fazem da Estação de Caminhos de Ferro de Évora um bom lugar para tirar umas fotografias de arquitetura.
Se quiser ir de comboio para Lisboa, o percurso até à Estação do Oriente demora 1:30h e custa, aproximadamente, 16 euros (1ª classe) ou 12 euros (2ª classe).
Fotografias Estação de comboios CP em Évora


















Mapa Estação de comboios CP Évora
O acesso até à estação é relativamente fácil e há sinais que indicam o caminho. Se estiver a pé, bastam 10/15 minutos para percorrer o caminho até à Praça do Giraldo, o centro de Évora.