Estação de comboios CP em Évora, Alentejo, Portugal

A Estação de comboios CP de Évora é uma das belíssimas estações ferroviárias de Portugal. Conheço este lugar desde que me lembro, pois moro em Évora e lembro-me de ser criança e de ir com o meu pai comer umas belas bifanas ao café/snack bar que lá havia (ainda hoje existe).

Estacao Comboios Evora-6
Fachada da estação de comboios de Évora

O prédio antigo é simples mas os azulejos azulados envoltos numa moldura esverdeada das paredes do lado das linhas do comboio e nas partes laterais são lindíssimos.

Representam edifícios emblemáticos de Évora (Palácio D. Manuel, Igreja do Espírito Santo, Sé de Évora, Templo Romano), cenas de batalhas históricas, os campos do Alentejo,… Vale a pena visitar este lugar, nem que seja só pelos azulejos.

A estação de comboios de Évora original e as primeiras linhas ferroviárias são do século XIX. Já no início do século XX, foram feitas melhorias e ampliações. Na fachada está inscrita a data 1940, provavelmente a da construção desta Estação de Évora. Em 2011 foram concluídas as últimas obras de modernização do edifício de passageiros e interface.

Estação ferroviária Évora
Detalhe dos azulejos da Estação Ferroviária de Évora

Hoje em dia, existem elevadores e escadas que dão acesso às diferentes plataformas. As linhas direitas modernas e o contraste com os bonitos azulejos antigos fazem da Estação de Caminhos de Ferro de Évora um bom lugar para tirar umas fotografias de arquitetura.

Se quiser ir de comboio para Lisboa, o percurso até à Estação do Oriente demora 1:30h e custa 16 euros (1ª classe) ou 12 euros (2ª classe).

Fotografias Estação de comboios CP em Évora

Mapa Estação de comboios CP Évora

O acesso até à estação é relativamente fácil e há sinais que indicam o caminho. Se estiver a pé, bastam 10/15 minutos para percorrer o caminho até à Praça do Giraldo, o centro de Évora.

Ficou com vontade de visitar a minha cidade? Acompanhe este meu projecto: VisitEvora.net – Évora.

Descubra tudo o que Évora e o Alentejo têm para lhe dar durante alguns dias tranquilos. Reserve um hotel em Évora e durma nesta cidade enquanto viaja no Alentejo.

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar