Festival de música Évora Clássica, concertos

Celebrou-se este ano (2009) o 15º aniversário do Festival Évora Clássica, gentilmente oferecido pela Casa de Cadaval a Évora, capital do Alto Alentejo.

Festival
Jardim do Paço, Palácio de Cadaval

Todos os anos, durante cerca de uma semana, se podem ouvir artistas de vários partes do mundo no Jardim do Paço, mesmo junto ao Templo Romano (ou Templo Diana), ao museu, à biblioteca e à Sé de Évora.

A entrada é livre, embora seja conveniente passar uns dias antes no local dos concertos para recolher alguns convites. (Actualização: os bilhetes passaram a ser pagos mas têm um valor praticamente simbólico.)

Espero sempre com algum entusiasmo por esta oportunidade de poder contactar com diferentes estilos musicais. Uma espécie de “viajar sem sair de casa”. Ainda para mais, o festival realiza-se num espaço privilegiado e muito agradável – o Palácio dos Duques de Cadaval.

Este palácio foi construído no século XIV junto à Torre de Évora, onde o Fidalgo Martim Afonso de Mello, servidor do Mestre de Avis e descendente da Coroa Portuguesa, mandou erguer o Palácio da Torre das Cinco Quinas (nome pelo qual também é conhecido).

As suas paredes assentam, em parte, sobre as muralhas romano-visigodas do antigo Castelo de Évora, sendo visível a sua estrutura através dos contornos militares fortificados do edifício, bem como na imponente torre da fachada principal. Ao lado encontra-se a Igreja dos Lóios (ou Igreja de S. João Evangelista).

Foi neste palácio que residiram temporariamente vários monarcas portugueses, como D. João II, D. João IV e D. João V. Também aqui esteve prisioneiro D. Fernando II, 3º Duque de Brangança, acusado de conspiração contra o rei D. João II. Viria a ser decapitado na Praça do Giraldo, a praça principal de Évora, em 1483.

O edifício acolhe, hoje em dia, as Salas de Exposição da Casa Cadaval, onde se pode ver uma colecção de códices iluminados, esculturas, pinturas e armaria (peças datadas entre o século XV e XVIII).

Todo o espaço envolvente é muito agradável, tornando-se ideal para um festival deste género. Aconselho todos aqueles que gostem de música do mundo e de viajar a visitarem Évora no início de Julho. Pode-se, mesmo, jantar no restaurante com esplanada do próprio jardim (é melhor reservar mesa).

Este ano houve mais 5 dias de Música, Cinema e Tradições do Oriente. Ficam aqui alguns vídeos dos concertos de 2 desses dias para vos dar uma ideia do que é esta festa. Apareçam em Évora.

Ficou com vontade de visitar a minha cidade? Siga já o link e acompanhe o meu projeto sobre o Alentejo: VisitEvora.net – Évora.

Descubra tudo o que Évora e o Alentejo têm para lhe dar durante alguns dias tranquilos. Reserve um hotel em Évora e durma nesta cidade enquanto viaja no Alentejo.

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar