O Museu da Marinha de Lisboa mostra todo o esplendor da exploração dos mares pelos portugueses. Quem é fascinado pela História de Portugal e pelos feitos deste povo viajante tem mesmo que lá ir.
Até porque a sua localização, em Belém, junto ao Rio Tejo, é bem perto de outros ícones de Lisboa relacionados precisamente com a época das descobertas como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém.
Não é à toa que esta zona de Lisboa foi a escolhida para acolher estes monumentos. Belém foi testemunha de importantes momentos dos Descobrimentos. Por lá ancorou, em 1415, a armada que viria a conquistar Ceuta; Vasco da Gama mandou rezar missa antes de partir para a Índia; Pedro Álvares Cabral partiu de Belém na viagem do achamento do Brasil.
O Museu da Marinha está dividido em várias interessantes secções.
- Oriente
- Marinha de Recreio
- Marinha Marcante
- Construção Naval
- Descobrimentos
- Séculos XVIII
- Séculos XIX e XX
- Henrique Maufroy de Seixas
- Tráfego Naval
- Pesca Longínqua
- Pesca Costeira
- Camarinhas Reais
- Pavilhão das Galeotas
Visitei o este museu com duas meninas (uma delas minha filha) de 5 e 8 anos. Adoraram ver os barcos, os canhões, os lemes, as pinturas, os trajes, as estátuas,… Se gosta de viajar com crianças (ou, simplesmente, passear), leve também os seus filhos e dê-lhes a conhecer o período áureo da História de Portugal.