Passeio BTT Évora, Percurso pedestre ou de bicicleta Alentejo

Passeio BTT em Évora

Há uns anos atrás, na passagem de ano 2004/2005, conheci um suíço chamado Guido numa viagem que fiz a Marrocos. Em conversa com ele, perguntou-me onde poderia fazer hiking (percursos pedestres em espaços naturais) em Évora, já que ficaria aí dois dias antes de ir a Sintra e regressar à Suíça.

Eu respondi-lhe que não seria fácil andar a fugir a cães, donos de quintas, saltar vedações,… Mais, disse-lhe que, além disso, era muito difícil estar a explicar-lhe por onde ir, onde virar, o que fazer sem uma carta militar. O Guido ficou muito intrigado, tentou perceber-me e desistiu da ideia. Eu confesso que também não entendia onde ele queria chegar com aquelas perguntas sobre trilhos para caminhadas.

Ora, no Verão de 2005 fiz uma viagem na Europa, passei pela Suíça e percebi o que ele queria dizer. No país do Guido há percursos pedestres de de BTT por todo o lado. Junto aos rios, nas montanhas,… São tantos, que se cruzam e entrecruzam uma e outra vez.

A Portugal, a ideia demorou a chegar mas,  por todo o país, há câmaras municipais a construir percursos para passeios BTT ou a pé.

Em Évora, onde moro, começou por fazer-se a Ecopista (numa desactivada linha de comboio), que atravessa a cidade e vai até Arraiolos, a cerca de vinte quilómetros. Um dia, as câmaras municipais de Arraiolos e de Mora farão o arranjo do restante caminho para totalizar 60 quilómetros.

Mais recentemente, em Évora, abriram-se mais dois percursos: Monfurado e Água da Prata. Já os experimentei a todos (embora não até ao fim) mas este artigo é acerca do Percurso do Aqueduto da Água da Prata

Construído ao londo do Aqueduto com o mesmo nome, este passeio é muito agradável e permite-nos conhecer a engenhosa forma como a água começou a ser transportada para a cidade, a partir do século XVI, desde as Fontes da Prata (Graça do Divor) e o chafariz da Praça Grande (hoje Praça de Giraldo, no centro de Évora). O aqueduto consegue levar a água ao seu destino percorrendo cerca de 18 km com um desnível de pouco mais de 20 metros, o que é notável tendo em conta que, na altura, não havia bombas para ajudar ao transporte.

Comecei o meu passeio de BTT, com a minha mulher, junto à grande rotunda do Bairro das Pites. Seguimos em direcção às Portas da Lagoa (estrada de Arraiolos). Aqui pode ler-se alguma informação numa placa colocada no início do percurso, pintado a vermelho ao lado da R114-4. À saída da cidade, o caminho atravessa  esta estrada e segue pelo Alto de S. Bento. Nós seguimos pela estrada de alcatrão porque não tínhamos muito tempo naquele dia.

Mais à frente, no passeio BTT, virámos à direita para uma estrada de terra batida, nesta placa.

Uma outra placa mostrava um mapa do percurso e dava algumas explicações acerca do Aqueduto, bem como indicava que faltavam 8,3 quilómetros até este caminho se fundir com a Ecopista.

Atravessámos uma porteira aberta, mas que impossibilita as vacas (não vi nenhuma) de a atravessar por medo de pisar os buracos.

Poucos metros adiante encontrámos, novamente, o aqueduto e virámos à esquerda.

A partir desta fase do passeio BTT (ou pedestre) é fácil não se enganar. Basta seguir o percurso, ao longo do qual vai, por vezes, ter que subir e descer uns 5 ou 6 degraus de cada vez. Mas vai ter sempre bonitas paisagens para ver.

Vai encontrar uns cães pelo caminho mas não se preocupe muito pois, em princípio, estão habituados à passagem de pessoas pelo trilho e a única coisa que fazem é ladrar. O caminho é muito bonito e, de vez em quando, vê-se Évora ao longe.

De vez em quando há algumas placas informativas e, já mais à frente, uma ponte elevada para atravessar.

Pouco depois da ponte saímos deste percurso porque já não tínhamos muito tempo para o passeio (para a próxima chegamos ao fim). Virámos à direita a seguir a uma série de casas e seguimos até à estrada de alcatrão. Aí virámos, à esquerda na rotunda.

Tirámos uma foto à Igreja de Nossa Senhora dos Aflitos.

Continuámos mais um pouco até encontrarmos a Ecopista de Évora. Virando à direita iniciámos o caminho de volta à cidade.

Este passeio BTT tem quase 16 quilómetros, o que nos demorou cerca de duas horas para, lentamente, disfrutar da paisagem alentejana. Tal como no percurso BTT em Estremoz, levei o meu PDA com GPS para tirar algumas fotografias e traçar a rota.

O ficheiro abaixo abre no Google Earth depois de o descompactar, pois encontra-se em zip.

Passeio BTT – Aqueduto da Água da Prata

Pode consultar o site www.evora.net/percursos para ficar a conhecer em pormenor os passeios que pode fazer nos percursos que mencionei mais acima. Está prevista a abertura de mais um, o Caminhos do Degebe (um rio). Entretanto, pode fazer aqui o download do folheto passeio BTT e do mapa do da Água da Prata, que descrevo neste artigo.

Agora é só levantar-se do sofá e partir à descoberta dos arredores da sua terra. Quando voltar de um desses passeios aventura, volte ao Foto Viajar e partilhe-o connosco.

Ficou com vontade de visitar a minha cidade? Acompanhe o meu mais recente projecto. Chama-se VisitEvora.net – Évora.

Descubra tudo o que Évora e o Alentejo têm para lhe dar durante alguns dias tranquilos. Reserve um hotel em Évora e durma nesta cidade enquanto viaja no Alentejo.

Como organizo as minhas viagens:

• As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.