Porto de pesca palafita da Carrasqueira – Alentejo, Portugal

Este porto de pesca palafita da Carrasqueira é um segredo mais ou menos bem guardado no Alentejo. Já tinha visto algumas fotografias na net antes de decidir passar por lá num passeio de carro por aquela zona da costa alentejana.

A Carrasqueira é uma aldeia do concelho de Alcácer do Sal que se encontra inserida na Reserva Natural do Estuário do Sado. A praia da Comporta fica apenas a 3 km e Tróia a cerca de 15. É bastante fácil chegar ao cais palafita (ou palafítico) pois há sinais na aldeia que indicam o caminho. Depois de um curto percurso numa estrada de terra batida vêem-se logo umas pequenas casas de madeira, ao pé das quais podemos estacionar.

porto pesca palafita carrasqueiro
Porto de pesca palafita, Carrasqueira

O nascimento do cais palafita aconteceu duma forma bastante curiosa, durante os anos 50/60 do século XX. Desde sempre que os habitantes da Carrasqueira dividiam o seu trabalho entre a agricultura e a pesca. Esta última começou pela apanha e comércio de amêijoas de cabeça. Mais tarde, começaram a apanhar-se ostras, que atraíram compradores. Com o número de pescadores a crescer, houve necessidade de acomodar os seus barcos.

O problema era que a grande distância entre as marés tornava difícil definir onde ficariam as embarcações. Na maré vazia chegava a haver centenas de metros entre a terra e a água, com muito lodo pelo meio. Então, escolhida a localização do porto no final duma vala de drenagem dos terrenos agrícolas, alguns pescadores tiveram a ideia de espetar estacas e colocar tábuas por cima de modo a chegar melhor aos barcos. Com o tempo, as estacas foram aumentando e permitindo que cada vez mais pescadores pudessem atracar no cais improvisado.

Hoje em dia, o porto de pesca palafita da Carrasqueira tem algumas centenas de metros e é possível passear por cima para ver as embarcações e algumas aves desta zona do Estuário do Sado. Os pescadores que encontrei eram muito simpáticos e estivemos à conversa um bom bocado sobre o próprio cais e o estado da pesca nos dias que correm. Ao visitar este porto de pesca palafita, repare no nome dos barcos e tente chegar ao fim da tarde para ver também o pôr do sol.

Fotografias do porto de pesca palafita da Carrasqueira

Mapa do porto de pesca palafita da Carrasqueira

Como organizar as suas viagens?

Uso estes sites para planear e fazer reservas para as minhas viagens. Se acha que contibuí para a sua e que o inspirei, siga os links abaixo. Vai ajudar-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Skyscanner.
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai já ver os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar