Um dos mais bonitos portos de pesca palafita em Portugal é o da Carrasqueira, no Alentejo. Digamos que é um segredo mais ou menos bem guardado… Quando lá fui pela primeira vez, voltei muitas vezes, já tinha visto algumas fotografias na net antes de decidir passar por lá num passeio de carro por aquela zona da costa alentejana.
A Carrasqueira é uma aldeia do concelho de Alcácer do Sal que se encontra inserida na Reserva Natural do Estuário do Sado. A praia da Comporta fica apenas a 3 km e Tróia a cerca de 15. É bastante fácil chegar ao cais palafita (ou palafítico) pois há sinais na aldeia que indicam o caminho. Depois de um curto percurso numa estrada de terra batida vêem-se logo umas pequenas casas de madeira, ao pé das quais podemos estacionar.
O nascimento do cais palafita aconteceu duma forma bastante curiosa, durante os anos 50/60 do século XX. Desde sempre que os habitantes da Carrasqueira dividiam o seu trabalho entre a agricultura e a pesca. Esta última começou pela apanha e comércio de amêijoas de cabeça. Mais tarde, começaram a apanhar-se ostras, que atraíram compradores. Com o número de pescadores a crescer, houve necessidade de acomodar os seus barcos.

O problema era que a grande distância entre as marés tornava difícil definir onde ficariam as embarcações. Na maré vazia chegava a haver centenas de metros entre a terra e a água, com muito lodo pelo meio. Então, escolhida a localização do porto no final duma vala de drenagem dos terrenos agrícolas, alguns pescadores tiveram a ideia de espetar estacas e colocar tábuas por cima de modo a chegar melhor aos barcos. Com o tempo, as estacas foram aumentando e permitindo que cada vez mais pescadores pudessem atracar no cais improvisado.
Hoje em dia, o porto de pesca palafita da Carrasqueira tem algumas centenas de metros e é possível passear por cima para ver as embarcações e algumas aves desta zona do Estuário do Sado. Os pescadores que encontrei eram muito simpáticos e estivemos à conversa um bom bocado sobre o próprio cais e o estado da pesca nos dias que correm. Ao visitar este porto de pesca palafita, repare no nome dos barcos e tente chegar ao fim da tarde para ver também o pôr do sol.
Fotografias do porto de pesca palafita da Carrasqueira









Mapa do porto de pesca palafita da Carrasqueira
