Visitar Serpa – interior do Baixo Alentejo

Serpa (Alentejo) é uma pequena cidade junto a Beja, a capital do Baixo Alentejo, bem no interior de Portugal. É  um dos maiores municípios do país, embora a população do concelho seja apenas cerca de dezasseis mil pessoas. Este é limitado a norte pelo da Vidigueira, a nordeste pelo de Moura, a sul pelo de Mértola, a oeste pelo de Beja e a leste por Espanha.

Já estive várias vezes em Serpa e acho a cidade muito simpática. Tipicamente alentejana nas suas ruas e nas gentes que por estas se encontram. As origens de Serpa são, claramente, romanas. Em 1166 D. Afonso Henriques conquistou-a aos Mouros mas a povoação viria a ser perdida por várias vezes nas constantes lutas da Reconquista.

Foi D. Dinis que a constituiu como concelho e que mandou reconstruir o seu castelo, bem como uma cintura de muralhas, em 1295. O desenvolvimento do concelho de Serpa foi sempre um problema devido à proximidade com a fronteira espanhola, o que levou à sua quase destruição aquando das Guerras da Restauração.

Hoje em dia a economia dos serpenses ainda está intimamente ligada ao sector primário, à agricultura. No entanto, também há algumas olarias, cerâmicas e cada vez mais turismo em Serpa.

Já mais recentemente foi implantada no concelho a Central Solar Fotovoltaica de Serpa (a maior do mundo até a de Moura ter entrado em funcionamento). São cinquenta e dois mil módulos fotovoltaicos numa das áreas de maior exposição solar da Europa. A energia produzida é  suficiente para oito mil casas e também para prevenir a emissão de trinta mil toneladas de gases de efeito de estufa por ano. Um grande empreendimento e uma excelente forma de aproveitar o sol do alentejo.

Quem estiver de viagem em Serpa poderá visitar o castelo, a Ermida de Santa Luzia, o Palácio dos Condes de Ficalho, o Museu Arqueológico e o Museu do Relógio. Este último é muitíssimo interessante. Mesmo para quem não usa relógio, como eu.

O seu fundador, o senhor António Tavares d’Almeida, herdou três relógios de bolso avariados dos seus avós há 35 anos e decidiu começar a procurar, por todo o país, relógios para restaurar e aumentar a sua colecção. Tem agora mais de 1900 exemplares! Podem ser relógios de bolso, pulso ou sala e são todos mecânicos, datados a partir do século XVII. Também já existe um Museu do Relógio em Évora, onde não pode deixar de ir quando visitar o Alentejo.

Mapa de Serpa, Alentejo, Portugal

Neste mapa pode ver a localização de Serpa, Alentejo, Portugal. Também o pode aproximar e ver a cidade mais de perto.

Bons passeios pelo Alentejo (não se esqueça de provar a gastronomia alentejana).

Ficou com vontade de visitar o Alentejo? Acompanhe este projeto sobre a minha cidade, Évora. Vemo-nos pelo Alentejo.

Serpa

Como organizo as minhas viagens:

  • As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Momondo
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, faço um seguro de viagem no Worldnomads

Esta página pode conter links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar