Teatro Garcia de Resende – Évora, Alentejo, Portugal

O Teatro Garcia de Resende é um dos edifícios emblemáticos de Évora, bem no coração do Alentejo, Portugal. A fachada é interessante, mas o interior é ainda mais bonito.

teatro garcia resende evora
Teatro Garcia de Resende, Évora

É, realmente, um dos mais belos “teatros à italiana” de Portugal. Outros exemplos são os conhecidos Teatro de S. Carlos e o Coliseu de Lisboa.

Já tinha entrado muitas vezes no Teatro Garcia de Resende, mas nunca tinha visto os bastidores. Desta vez fui acompanhar uma turma de alunos (sou professor) e pude conhecer o que está por detrás do pano, debaixo do palco e na parte superior. Não estava preparado e, por isso, as fotografias foram tiradas com o telemóvel e não têm grande qualidade. Mas fica o registo.

A visita começou pelo hall de entrada, onde estão representadas figuras clássicas da Música, Dança, Comédia e Literatura, pintadas por João Vaz. Também lá estão os nomes dos artistas que participaram na decoração do teatro. Em destaque vê-se um medalhão com a efígie do casal Barahona

Na sala principal a arquitetura e decoração são de estilo barroco. A sala é em forma de ferradura, com os melhores lugares mesmo em frente ao palco. Depois, a disposição da sala fazia-se hierarquicamente: frisas e camarotes de primeira e segunda ordem (para os ricos), a plateia para a classe média e os “galinheiros” para a classe mais pobre. Estes nem sequer entravam para o Teatro Garcia de Resende pela porta principal. Usavam duas portas laterais.

Gostei bastante de conhecer o teatro por dentro, especialmente debaixo do palco e a parte superior, com todo o emaranhado de cabos e cordas. A sala que dá para a varanda também tem paredes e tetos muito bonitos.

De verão há uma esplanada muito simpática em frente ao teatro onde corre um ventinho perfeito para arrefecer as noites quentes de Évora. No inverno também costuma estar aberto um pequeno café/bar descontraído.

História do Teatro Garcia de Resende – Évora, Alentejo

O Teatro Garcia de Resende foi construído no século XIX pelas elites da cidade com o objetivo de diminuir o desemprego e a criminalidade. O início da sua construção foi a 31 de outubro de 1881 e contou com o apoio inicial de José Ramalho Dinis Perdigão, um dos grandes proprietários de Évora na altura.

Ramalho Perdigão viria a morrer antes da conclusão do Teatro Garcia de Resende mas o Dr. Francisco Barahona, novo marido da viúva, D. Inácia Fernandes de Barahona, continuou com a obra, que viria a ser concluída em 1890.

A peça inaugural realizou-se com a presença do infante D. Afonso, a 1 de junho de 1892. Chamava-se “O Íntimo”, de E. Schwalbach, e foi interpretada pela Companhia de Teatro do D. Maria II.

Neste teatro, cujo nome foi atribuído para homenagear o grande renascentista eborense, foram bastantes os cuidados nos acabamentos. Mas, ao longo dos tempos, foram acontecendo alguns desastres. Foi destelhado por um vendaval em 1941, ficou descoberto durante o inverno e as pinturas foram danificadas.

A Câmara de Évora alugou-o como teatro e cinema em 1943, autorizou alterações na plateia e esta foi descaracterizada. Também a fachada principal foi completamente alterada em 1969. O mármore rosa original ornamentado com rosáceas de estuque e ferrarias rendilhadas foi substituído por granito…

O Teatro Garcia de Resende foi mesmo, incrivelmente, utilizado como depósito de lixo até que foi ocupado pelo Centro Cultural de Évora, em 1975, pouco depois do 25 de Abril. Hoje em dia é gerido pelo CENDREV (Centro Dramático de Évora), que tem o cartaz preenchido durante grande parte do ano, embora ainda haja tempo para outros espetáculos musicais, teatrais,…

Fotografias do Teatro Garcia de Resende – Évora, Alentejo

Mapa do Teatro Garcia de Resende, Évora, Alentejo

O Teatro Garcia de Resende fica na Praça Joaquim António de Aguiar. É impossível não o ver. Para visitar Évora eu aconselho sempre quem tem carro a estacioná-lo no parque de estacionamento das Portas da Lagoa, ao lado do Aqueduto da Água da Prata.

Ficou com vontade de visitar a minha cidade? Acompanhe este meu projecto: VisitEvora.net – Évora.

Descubra tudo o que Évora e o Alentejo têm para lhe dar durante alguns dias tranquilos. Reserve um hotel em Évora e durma nesta cidade enquanto viaja no Alentejo.

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar