Jungfraujoch, a descida – Viajar de carro e comboio Suíça – Viagem Europa

No cimo da montanha Jungfrau, o topo da Europa (Jungfraujoch) nevava e estava muito frio e vento embora em Interlaken, no princípio da manhã, a temperatura fosse mais de 25ºC.

Mais ou menos a meio da tarde optámos por começar a descida da montanha. Entrámos, novamente, no comboio e passámos outra vez pelos túneis até à estação de Kleine Scheidegg. É aqui que a linha bifurca e tivemos que escolher um novo comboio para nos levar de volta ao parque de estacionamento onde estava o carro.

Várias cabras passeavam, alegre e despreocupadamente, pela plataforma. Até por dentro das diversas carruagens. Estavam, de certeza, habituadas a àquelas andanças. Afinal, a Jungfrau era a casa delas.

jungfraujoch

Recomeçou a viagem e fomos por ali abaixo desfrutando embevecidos, através das janelas da carruagem, da paisagem de glaciares a derreter e a escorregar pela montanha. Lá no cimo, via-se Jungfraujoch.

Depois começou a aparecer o verde das encostas. Muito bonito, este percurso.

jungfraujoch subida

jungfraujoch interlaken

jungfraujoch montanha

montanha jungfraujoch

Na viagem de comboio, houve até quem não aguentasse mais o cansaço…

viagem jungfraujoch

Foi, então, que o meu primo deu um salto. Estava desconfiado que o caminho não era aquele. Perguntei ao revisor do comboio se íamos direito a Grund, na direcção de Grindelwald. Respondeu-me que não, que aquela carruagem ia, sim, para Lauterbrunnen, no sentido contrário, a quilómetros de distância do parque de estacionamento onde estava o carro.

A solução era sair na estação seguinte (Wengernalp) e esperar por um comboio que nos levasse outra vez montanha acima, para Kleine Scheidegg, onde escolheríamos o transporte certo para o outro lado. Por grande sorte ainda havia comboios a fazer os percursos que descrevi. Eram os últimos do dia!

viajar jungfraujoch

Por isso, ficámos em Wengernalp durante meia hora, sozinhos no meio do nada. A pequena estação estava deserta e o interior quentinho mas nós preferimos dar um passeio pela montanha.

jungfraujoch viajar

jungfraujoch viagem

Após todo o sobe-e-desce chegámos, finalmente a Grund. Durante o dia a neve das montanhas tinha derretido e o calmo riacho ao pé da estação tinha-se transformado num pequeno mas enraivecido rio.

subir jungfraujoch

jungfraujoch montanha

jungfraujoch rio

As casas de madeira que se vêem ao longe, na foto de cima, estavam rodeadas de flores espetaculares quando vistas mais de perto.

jungfraujoch casas

Voltámos, então, ao carro e traçámos rota para Lucerna (Luzern ou Lucerne), a cerca de 85km. Tivémos que passar ao largo de Interlaken outra vez mas o caminho, como todos os que fizemos a viajar na Suíça, é muito bonito.

Estava a ficar tarde e decidimos marcar um quarto pelo telefone. Escolhemos a pousada da juventude Youth hostel Luzern através do guia Lonely Planet Western Europe. Pagámos cerca de €50 por cada quarto duplo.

Para além deste lugar, há muitas alternativas para alojamento na cidade no seguinte link (hotel Lucerne).

Mapa Luzern – Pousada da Juventude

Chegámos debaixo duma chuva torrencial e foi difícil encontrar a pousada. No dia seguinte iríamos passear em Luzern e viajar para Salzburgo, na Áustria.

Se só agora descobriu o Foto Viajar, leia tudo sobre esta viagem na Europa (8.000 km) desde o início.

Como organizar as suas viagens?

Uso estes sites para planear e fazer reservas para as minhas viagens. Se acha que contibuí para a sua e que o inspirei, siga os links abaixo. Vai ajudar-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

• As minhas buscas e reservas de voos são sempre feitas no Skyscanner.
  • Para reservar alojamento uso o Booking, onde estão os melhores hotéis e promoções
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para evitar filas em monumentos e ter transfers de/para aeroportos uso o Ticketbar.
  • Especialmente quando viajo para fora da UE, comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai já ver os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.

Esta página contém links de afiliados.