Lago Genebra, Viajar na Suíça – Viagem de carro na Europa

Conduzir nas margens do Lago Genebra, na Suíça, era o plano depois de acordarmos da noite pós-1900km de viagem de carro Portugal-França. O artigo anterior descreve o percurso desde Andorra, um país muito bonito nas montanhas dos Pirinéus.

Mas agora estávamos ansiosos por voltar à estrada para começarmos, verdadeiramente, a viajar na Suíça. Para isso ainda tínhamos que percorrer os 134km que separavam Grenoble da fronteira em Bardonnex (GPS 46º08’54.71N  6º05’44.17E).

Começámos a viagem para o Lago Genebra cedo e encontrámos um mercado nos arredores de Grenoble, onde nos abastecemos de queijos, pão e fruta. Belo pequeno-almoço! Gosto sempre de visitar os mercados, grandes ou pequenos, quando estou a viajar. Conhecer os produtos regionais e trocar umas palavras com os locais faz parte da experiência, ver como vivem e como interagem. Eram simpáticos, os franceses neste mercadito.

Depois de provarmos os produtos comprados no mercado à beira da estrada, continuámos por caminhos com paisagens fantásticas, ladeados de vinhas muito cuidadas que sobem e descem os montes. O Lago Genebra surgiria um pouco depois de chegarmos à Suíça.

lago genebra vinhas
Vinhas perto do Lago Genebra, Suíça

Para passarmos a fronteira não sabíamos se tínhamos que apresentar quaisquer documentos. Nem que fossem os bilhetes de identidade (agora Cartões de Cidadão) de um país da União Europeia. Parou um carro à nossa frente e ficou a conversar com os guardas fronteiços. A nós mandaram-nos seguir.

Um pouco sobre a Suíça

A Suíça é um país de pluralidades e muito sui generis. Oficialmente chamado Confederação Helvética, é um pequeno estado confederal no centro da Europa constituído por 26 estados autónomos, designados por cantões.

A Suíça tem um sistema único no mundo de democracia direta, em que toda a população (cerca de 7,5 milhões de habitantes) pode participar na vida política, através da realização de referendos quer a nível federal, quer a nível cantonal.

lago genebra suica
Tanto da Suíça para descobrir

Num desses referendos a população decidiu que não haveria adesão à União Europeia. Daí a nossa dúvida na altura em relação à passagem na fronteira. Mas a Suíça sempre foi especialista em manter a sua neutralidade política, mesmo durante as grandes guerras. Continua um país perfeitamente demarcado das políticas da União Europeia mas as suas fronteiras estão abertas à circulação praticamente sem controlo.

A sua cultura é, acima de tudo, marcada pela diversidade linguística. Tem oficialmente quatro línguas: o alemão, o francês, o italiano e o romanche. Estas línguas são faladas, respetivamente, em 63.7%, 20.4%, 6.5% e 0.5% do território. Esta diversidade linguística surge, claro está, por influência dos estados vizinhos.

Se só agora descobriu o Foto Viajar, leia tudo sobre esta aventura a viajar na Europa (8.000 km), desde o início.

A sociedade suíça tem-se mantido bastante permeável à imigração de grandes grupos estrangeiros, sobretudo portugueses, espanhóis, italianos, sérvios e albaneses. Este fator tem contribuído para a penetração de ainda mais línguas estrangeiras.

Hoje em dia, é uma das economias mais ricas do mundo, sede de inúmeros bancos privados e de organizações internacionais na sua capital administrativa, Berna. A sua moeda é o Franco Suíço (CHF).

A nível económico as áreas mais importantes são os materiais de precisão (motores, jactos e relógios), a indústria química, os serviços de seguros internacionais, os produtos lácteos (queijo e chocolate) e o Turismo. Quem não ouviu falar dos relógios Swatch (Swiss watch…) e do chocolate suíço?

lago genebra viagem europa
Um passeio de barco no Lago Genebra deve ser fantástico

Com uma área de 41.285 km², 1.740 são cobertos por lagos e rios e 8.787 por áreas improdutivas como montanhas. Tem uma grande diferença de altitudes, que variam dos 195 metros até mais de 4000 metros. Deste modo se explica uma grande variação de climas e dos respetivos animais e plantas que neles habitam. A Suíça é ainda um país bastante preocupado com as questões ambientais, sendo um exportador de energia eléctrica.

Lago Genebra, Visitar a Suíça

A Suíça é, sem dúvida, um dos países mais bonitos que já visitei. A paisagem é de montanhas verdes com os topos mais altos brancos de gelo e neve. Entre montanhas, há grandes lagos. Tudo parece, e é, muito ordenado e limpo, no campo e na cidade.

Depois de termos cruzado a fronteira com a França, rumámos em direção a Genebra mas não entrámos na cidade. Estávamos mais interessados em viajar pelas estradas do lado noroeste e norte do Lago Léman (ou Lago de Genebra / Genève).

O Lago de Genebra é o segundo maior da Europa Ocidental (o primeiro é o lago Balaton, na Hungria). O lado sul já pertence à França e a fronteira passa no meio. Para quem gosta de conduzir, como eu, as estradas serpenteantes são extremamente divertidas. Mas é preciso ter cuidado sempre com os limites de velocidade.

Quem não for a conduzir pode apreciar mais ainda as paisagens. Dum lado da estrada, a montanha, muitas vezes repleta de vinhas. Do outro, as águas extremamente calmas do Lago Genebra.

Já no extremo Leste do Lago Genebra, iríamos continuar a  viagem na Suíça pelo Château de Chillon, até Interlaken.
lago genebra

Como organizar as suas viagens?

Estes são os sites e serviços que uso. Se o inspirei a planear a sua viagem, siga os links abaixo. Assim, ajuda-me a manter este blog pagando você exatamente o mesmo pelas reservas. Muito obrigado!

  • Para reservar alojamento uso o Booking. Tem os melhores hotéis e promoções.
  • As minhas buscas e reservas de voos são feitas no Skyscanner.
  • De longe, o melhor site para alugar carro é o Rentalcars.
  • Para comprar tours e bilhetes para atrações uso o GetYourGuide.
  • Comparo e faço seguros de viagem na Worldnomads ou na Iati Seguros. Nesta última, vai ver logo os preços com 5% de desconto por ser leitor do Foto Viajar.
  • Uso o Cartão Revolut fora (e dentro) da Zona Euro para evitar taxas bancárias.

Esta página contém links de afiliados.


Foto Viajar no Instagram

Instagram Foto Viajar