O Grande Bazar de Istambul terá sido um dos primeiros “centros comerciais” conhecidos. Quase tudo se compra e vende no Grande Bazar.
Acreditem em mim, vão ficar espantados pelo tamanho e agitação deste lugar. É quase como se tivesse vida própria.
Também conhecido por Bazar Coberto ou Mercado Coberto (Kapalıçarşı, em turco) pensa-se que este é o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, tendo sido aberto em 1461.
São mais de 60 ruas e mais de mil lojas (ninguém sabe ao certo o número, há quem diga que são 4.000) que vendem todo o tipo de artigos, desde joalharia, cerâmica, produtos em pele, especiarias, tapetes, roupa, candeeiros, chá, café, tapetes, narguilés,…
Todos os dias, entre 250 e 400 mil pessoas circulam pelas ruas simplesmente a passear ou a tentar encontrar “a tal” pechincha. Na verdade, não é fácil escolher o que comprar nem onde comprar no Grande Bazar de Istambul.
Existem zonas especiais para cada tipo de lojas. Se procura alguma coisa específica, é melhor levar um mapa pois o bazar é um verdadeiro labirinto.
O que não pode deixar de fazer no Grande Bazar é regatear! Mas, veja bem, este não é propriamente o lugar mais indicado para comprar barato em Istambul. De manhã, com menos potenciais clientes disponíveis, os vendedores tendem a baixar um pouco os preços.
Mesmo se não quiser fazer compras, vale a pena explorar grande parte das ruas e, pelo menos, apreciar a arquitetura, os artigos expostos e todo o alvoroço.

Para regatear aqui ou noutro bazar de Istambul, não se deixe impressionar pela encenação que os lojistas montam. A “regra” diz que se deve oferecer cerca de metade do valor que eles pedem.
Vão ficar “ofendidos”, refilar, torcer o nariz, dizer que não pode ser,… Mas também vão começar a baixar do preço inicial. Aceite esta espécie de jogo como parte da cultura e leve para casa o que quiser.
Se for muito caro numa determinada loja, procure outra. Normalmente, as das ruas mais escondidas têm melhores preços. Há maior variedade e preços mais acessíveis de especiarias no especializado Mercado das Especiarias, noutra zona de Istambul.
Eu acabei por comprar um candeeiro espetacular feito mesmo em vidro e alguns perfumes no Gande Bazar. E ainda bebi um chá espetacular que me ofereceram (também faz parte do jogo/tradição).
Fotografias Grande Bazar, Istambul – Turquia




Mapa Grande Bazar Istambul
O Grande Bazar fica no bairro histórico de Eminönü, distrito de Fatih, na zona de Sultanahmet.
Visitar o Grande Bazar de Istambul
- O Grande Bazar de Istambul está aberto de segunda a sábado. Fecha aos domingos e feriados.
- Para chegar lá, apanhe o elétrico (bonde) até Beyazit, Üniversite or Sirkeci. Se preferir, vá a pé. São apenas 15 minutos deste a Haghia Sophia ou da Mesquita Azul.
- Há diversas entradas para o Grande Bazar. As principais são o Portão Oruculer (liga o mercado de tecidos ao de especiarias), o Portão Nuruosmaniye (na área do ouro e da prata) e o Portão Beyazit (junto à zona do couro).